Select Page

Otília Maria de Souza “Os transportes e o Turismo”

30 Maio, 2017 | Nos Media, Notícias

Desde sempre os Transportes assumiram um papel nuclear no desenvolvimento do Turismo, sendo que cada modo de transporte tem o seu papel não só de forma isolada, como também e em especial de forma integrada assumindo a intermodalidade um papel determinante no desenvolvimento turístico.

 

Turismo como potenciador dos transportes e vice-versa

Por sua vez o crescimento da actividade turística também potencia a rentabilidade no sector dos transportes pois se por um lado este sector tem necessidades de elevados investimentos que se impõe sejam rentabilizados, por outro, sendo uma actividade com forte sazonalidade na procura, os fluxos turísticos podem potenciar um alisamento da procura regular do transporte contribuindo assim para um melhor desempenho em termos de criação de valor.

Desde sempre os Transportes assumiram um papel nuclear no desenvolvimento do Turismo, sendo que cada modo de transporte tem o seu papel não só de forma isolada, como também e em especial de forma integrada assumindo a intermodalidade um papel determinante no desenvolvimento turístico.

Por sua vez o crescimento da atividade turística também potencia a rentabilidade no setor dos transportes pois se por um lado este sector tem necessidades de elevados investimentos que se impõe se impõe sejam rentabilizados, por outro, sendo uma atividade com forte sazonalidade na procura, os fluxos turísticos podem potenciar um alisamento da procura regular do transporte contribuindo assim para um melhor desempenho em termos de criação de valor.

No actual momento que o país atravessa com o crescimento da actividade turística, verifica-se mesmo que se nuns casos é já o mercado turístico o principal alvo, noutros constitui uma oportunidade para completar a procura atenuando a sazonalidade da procura tradicional.

 

Todos os modos de transportes têm o seu papel

Com diferentes posicionamentos atrás mencionados, todos os modos de transportes estão neste momento a ter um contributo importante no crescimento do turismo. O transporte aéreo em especial com os designados voos “low cost” com os aeroportos de Porto, Lisboa e Algarve contribuindo para um desenvolvimento turístico mais harmonioso em termos regionais. O transporte marítimo com as condições e posicionamento dos terminais de cruzeiros de Lisboa e Leixões tem tido um papel importante com forte crescimento em Lisboa estando a norte em franco desenvolvimento o belo e excelente terminal de Leixões. No transporte terrestre no modo rodoviário há uma boa rede de autoestradas com acesso a todo o país, sendo que para o transporte ferroviário se deve destacar em especial as potencialidades paisagísticas das linhas do Douro, Minho, Beiras e Algarve. Há contudo no modo ferroviário um “deficit” em termos de material circulante que se impõe seja minimizado para um contributo harmonioso dos diferentes modos de transporte.

O contributo do sector dos transportes para o turismo seria certamente potenciado com a criação dum passe turístico de curta duração (por exepl. 3 e 5 dias) “Portuguese Travel Pass” à semelhança do que existe na Suíça, com validade nos diferentes modos de transporte terrestre a nível urbano interurbano e regional. Certamente que um acordo entre os diferentes operadores interessados não seria difícil.

Em suma, quando abordamos os dois sectores de atividade – o turístico e o de transportes, há com que uma correspondência biunívoca de efeitos no desenvolvimento da economia dos dois sectores.

 

Otília Maria Queiroz de Sousa

Docente da Pós-Graduação em Logística e Gestão das Operações do ISG – Instituto Superior de Gestão

 

Artigo publicado em Revista Cargo a 30/05/2017

×

Bem-vindo(a)!

Contacte-nos pelo WhatsApp

× 969844241