Select Page

O papel do líder na promoção da criatividade

25 de Janeiro, 2018

A criatividade é uma das melhores formas de assegurar a competitividade e encontrar novas soluções para os problemas.

Encontrar novos parceiros, gerar novas soluções para os problemas, criar novos produtos, processos ou serviços para um mercado em constante mudança, são algumas das necessidades mais prementes das organizações. Esta necessidade de inovação das organizações tem feito com que a criatividade seja uma das competências cada vez mais valorizada e procurada nos RH que deverão gerar valor para a organização, sobretudo, quando falamos de quadros superiores.

Mas como encontrar pessoas criativas se claramente o nosso sistema de ensino não educa para a criatividade? – partindo do pressuposto de que a educação poderá ter um papel importante no desenvolvimento da criatividade. O que poderão fazer as organizações para promover e estimular o potencial criativo dos seus colaboradores? A cultura da organização tem com certeza um papel decisivo. Sabemos, por exemplo, que a criatividade é encorajada nas organizações com culturas que valorizam o pensamento independente; a capacidade de assumir riscos e a aprendizagem; são tolerantes ao erro e valorizam a diversidade; manifestam um elevado grau de confiança/respeito pelos colaboradores.

Debrucemo-nos agora sobre o papel do líder em todo este processo de criação de um clima de criatividade deixando algumas sugestões práticas para facilitar a promoção da criatividade.

GUIA DO LÍDER PARA PROMOVER A CRIATIVIDADE/INOVAÇÃO

Não se considere a si próprio a única fonte de boas ideias
. Seja um ouvinte/observador atento.
. Faça perguntas inspiradoras.
. Permita que as ideias “borbulhem”.

Fomente a colaboração
. Combata o mito do inventor solitário.
. “Superstar” é alguém que ajuda os outros a ter sucesso.
. Use “totens” de coordenação (metáforas, analogias, histórias) para a coesão das equipas.

Valorize a diversidade
. Reúna pessoas com diferentes formações e backgrounds para trabalhar em conjunto.
. Incentive as pessoas a diversificarem as suas experiências para promover a criatividade.
. Abra a organização a contribuições criativas externas.

Defina estádios na promoção da criatividade e atenda às suas necessidades específicas.
. Proporcione tempo e recursos suficientes para a exploração de novas ideias.

Aceite a inevitabilidade e a utilidade do fracasso
. Proporcione segurança psicológica para maximizar a aprendizagem com os erros.
. Identifique os diferentes tipos de erros e como poderão ser úteis.
. Crie bons mecanismos para filtrar ideias e projetos.

Motive através do desafio intelectual
.Trilhe caminhos por entre a burocracia para que surjam ideias criativas.
. Deixe as pessoas fazerem um bom trabalho.
. Conceda tanta independência quanto possível.

*Coordenadora do Mestrado em Gestão do Potencial Humano do ISG

Outras Notícias

ISG abre portas aos estudantes do ensino secundário

O Open Day Licenciaturas 2024 do ISG foi um sucesso! Este ano decidimos dar-te todas as oportunidades e mais algumas para ficares a conhecer totalmente a Primeira Business School, em Portugal! Tivemos a oportunidade de te apresentar a Senhora Administradora do Grupo...

CDE – Instituto Superior de Gestão

Conscientes da importância de todas as questões europeias, o Instituto Superior de Gestão promoveu uma candidatura para se tornar Centro de Documentação Europeia. A candidatura foi aceite e já abriu ao público o CDE – Instituto Superior de Gestão, nas instalações do...

Aluno ISG realiza estágio curricular no Hotel D. Pedro

O aluno do 3.º ano da Licenciatura em Gestão do Turismo, Henrique Mesquito, já está a realizar o seu estágio curricular no Hotel D. Pedro, em Lisboa. Acompanhado inicialmente pelo Diretor de Food And Beverage, irá também passar pelo o Departamento Comercial (no...

ISG promove 2ª edição da Job Shop

Conseguiste garantir o teu futuro?? O Instituto Superior de Gestão promoveu, dia 11 de abril, a 2.ª edição da Job Shop.Está feira de empregabilidade trouxe às nossas instalações grande empresas parceiras para promover a aproximação dos nossos estudantes ao mercado de...

Criar Saberes 2023|2024 na Escola Secundária Cacilhas-Tejo

Esta semana estivemos na Escola Secundária Cacilhas-Tejo com o Projeto Criar Saberes! Na quarta-feira, dia 10 de abril, os estudantes tiveram a oportunidade de acompanhar a palestra da Professora Doutora Natália Teixeira, Coordenadora da Licenciatura em Economia,...

Antigas Alunas ISG e Universidade Lusófona como Secretárias de Estado

Os maiores grupos de Ensino de Língua Portuguesa, Grupo Ensinus e Grupo Lusófona estão novamente em grande destaque. O Novo Governo Português é constituído por duas Secretárias de Estado com formação nos nossos Grupos. A Secretária de Estado da Administração Pública,...

ISG e Hotel Cascais Miragem celebram protocolo de colaboração

O Instituto Superior de Gestão e o Hotel Cascais Miragem celebraram um protocolo de colaboração no âmbito da aproximação entre a oferta formativa, a produção de conhecimento e a inovação no processo de ensino aprendizagem, com ligação direta e constante com o setor...

ISG e Lisbon Marriott Hotel celebram protocolo de colaboração

O Instituto Superior de Gestão e o Lisbon Marriott Hotel celebraram um protocolo de colaboração de estágios, no âmbito da aproximação entre a oferta formativa, a produção de conhecimento e a inovação no processo de ensino aprendizagem, com ligação direta e constante...

Job Shop 2024

És Finalista? Escolhe a empresa para onde queres ir trabalhar! No dia 11 de abril, o Instituto Superior de Gestão promove, em parceria tecnológica com a Networkme, a aproximação dos estudantes/recém graduados ao mercado de trabalho, através do contacto com as empresas...

×

Bem-vindo(a)!

Contacte-nos pelo WhatsApp

× 969844241