Select Page

Resmas de ciência em paletes

2 de Outubro, 2018

A ciência deve fluir por si própria e encontrar legitimidade na descoberta, no avanço e na verdade. São ideias, práticas e conceitos à espera de descobrir o seu erro e estabelecer novas verdades.

A produção científica portuguesa triplicou nos últimos dez anos. Esta evolução é ainda mais notória se recuarmos vinte ou trinta anos.

O número de doutoramentos tem idêntica evolução, o que mostra uma correlação positiva entre a obtenção do grau e a consequente produção.

As progressões na carreira académica, para recrutamento ou ocupação de vagas para professor catedrático, valorizam basicamente as publicações de “papers” em revistas internacionais. Este critério seria absolutamente correcto na contratação de investigadores.

A experiência docente, as unidades curriculares leccionadas, as universidades por onde passou, a gestão académica, a participação em reformas curriculares, direcções de escola e departamentos, conselhos científicos e pedagógicos, orientação de teses, júris de mestrado e doutoramento, etc., são remetidos para 2.º e 3.º planos. Existe internacionalmente uma obsessão em avaliar o ensino superior através das publicações do corpo docente. No actual sistema de avaliação dos professores, que as agências de acreditação querem transformar em investigadores (sim, são carreiras diferentes reconhecidas pela lei), um professor não precisa nem deve ensinar. Deve só publicar e, infelizmente, sobretudo, fingir que faz ciência. A generalidade dos “papers” fica a ganhar pó nas prateleiras e a sua publicação está actualmente transformada num negócio de rede. As principais revistas científicas cobram as publicações aos autores. Os “papers” são publicados quase todos em co-autoria. A obsessão é tal que vários professores publicam “papers” às centenas, muitas vezes em co-autoria com estudantes a quem orientam as dissertações de mestrado ou teses de doutoramento. Há também quem tenha uma boa rede de “amigos” ou colaboradores nas universidades e que consegue que todos publiquem por todos e coloquem os nomes uns dos outros em co-autoria: Hoje publico eu. Amanhã publicas tu. Hoje coloco o teu nome como co-autor. Amanhã colocas tu. E assim se faz “ciência”, com muitas temáticas batidas, citações de citações, revisões bibliográficas de revisões bibliográficas ou problemáticas que não são mais do que a mera constatação do óbvio e a sua respectiva prova científica.

Certo é que, em todo o âmbito científico, existem áreas do saber e do conhecimento que não são de todo comparáveis, pela importância e necessidade permanente de investigação. O ensino superior deve ter obviamente uma relação directa com a produção científica, mas não se deve esgotar nela. Onde fica a transmissão do conhecimento? Não se pode utilizar as mesmas métricas para ciências laboratoriais (química, biomédica, biologias, física, saúde, engenharias diversas) e para ciências sociais ou o direito. A ciência deve fluir por si própria e encontrar legitimidade na descoberta, no avanço e na verdade. São ideias, práticas e conceitos à espera de descobrir o seu erro e estabelecer novas verdades. Não pode nem deve ser forçada. Publicar por publicar não acrescenta valor à ciência: torna-a redundante, como começa a acontecer. É a cultura da não ciência e a deturpação da universidade e da academia.

Director do ISG – Business& Economics School

Artigo publicado a 01/10/2018 em Jornal de Negócios

Outras Notícias

ISG abre portas aos estudantes do ensino secundário

O Open Day Licenciaturas 2024 do ISG foi um sucesso! Este ano decidimos dar-te todas as oportunidades e mais algumas para ficares a conhecer totalmente a Primeira Business School, em Portugal! Tivemos a oportunidade de te apresentar a Senhora Administradora do Grupo...

CDE – Instituto Superior de Gestão

Conscientes da importância de todas as questões europeias, o Instituto Superior de Gestão promoveu uma candidatura para se tornar Centro de Documentação Europeia. A candidatura foi aceite e já abriu ao público o CDE – Instituto Superior de Gestão, nas instalações do...

Aluno ISG realiza estágio curricular no Hotel D. Pedro

O aluno do 3.º ano da Licenciatura em Gestão do Turismo, Henrique Mesquito, já está a realizar o seu estágio curricular no Hotel D. Pedro, em Lisboa. Acompanhado inicialmente pelo Diretor de Food And Beverage, irá também passar pelo o Departamento Comercial (no...

ISG promove 2ª edição da Job Shop

Conseguiste garantir o teu futuro?? O Instituto Superior de Gestão promoveu, dia 11 de abril, a 2.ª edição da Job Shop.Está feira de empregabilidade trouxe às nossas instalações grande empresas parceiras para promover a aproximação dos nossos estudantes ao mercado de...

Criar Saberes 2023|2024 na Escola Secundária Cacilhas-Tejo

Esta semana estivemos na Escola Secundária Cacilhas-Tejo com o Projeto Criar Saberes! Na quarta-feira, dia 10 de abril, os estudantes tiveram a oportunidade de acompanhar a palestra da Professora Doutora Natália Teixeira, Coordenadora da Licenciatura em Economia,...

Antigas Alunas ISG e Universidade Lusófona como Secretárias de Estado

Os maiores grupos de Ensino de Língua Portuguesa, Grupo Ensinus e Grupo Lusófona estão novamente em grande destaque. O Novo Governo Português é constituído por duas Secretárias de Estado com formação nos nossos Grupos. A Secretária de Estado da Administração Pública,...

ISG e Hotel Cascais Miragem celebram protocolo de colaboração

O Instituto Superior de Gestão e o Hotel Cascais Miragem celebraram um protocolo de colaboração no âmbito da aproximação entre a oferta formativa, a produção de conhecimento e a inovação no processo de ensino aprendizagem, com ligação direta e constante com o setor...

ISG e Lisbon Marriott Hotel celebram protocolo de colaboração

O Instituto Superior de Gestão e o Lisbon Marriott Hotel celebraram um protocolo de colaboração de estágios, no âmbito da aproximação entre a oferta formativa, a produção de conhecimento e a inovação no processo de ensino aprendizagem, com ligação direta e constante...

Job Shop 2024

És Finalista? Escolhe a empresa para onde queres ir trabalhar! No dia 11 de abril, o Instituto Superior de Gestão promove, em parceria tecnológica com a Networkme, a aproximação dos estudantes/recém graduados ao mercado de trabalho, através do contacto com as empresas...

×

Bem-vindo(a)!

Contacte-nos pelo WhatsApp

× 969844241