Home » Internacional » Estudantes Internacionais » Informação Académica | Sistema Académico

Informação Académica | Sistema Académico

Informação Académica | Sistema Académico

O ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado (1º ciclo) no ensino universitário tem 180 ou 240 créditos e uma duração normal compreendida entre 6 e 8 semestres curriculares de trabalho dos alunos. No 1º ciclo de estudos das instituições universitárias o grau de licenciado é conferido aos estudantes que, através da aprovação em todas as unidades curriculares que integram o plano de estudos do curso de licenciatura, tenham obtido o número de créditos fixado. O ciclo de estudos conducente ao grau de mestre (2º ciclo) tem 90 a 120 créditos e uma duração normal compreendida entre 3 e 4 semestres curriculares de trabalho dos alunos.

No ensino universitário, o ciclo de estudos conducente ao grau de mestre deve assegurar, predominantemente, a aquisição de uma especialização de natureza académica com recurso à atividade de investigação ou que aprofunde competências profissionais. O grau de mestre pode ser, igualmente, conferido após um ciclo de estudos integrado, com 300 a 360 créditos e uma duração normal compreendida entre 10 e 12 semestres curriculares de trabalho dos alunos nos casos em que a duração para o acesso ao exercício de uma determinada atividade profissional
seja fixada por normas legais da União Europeia ou resulte de uma prática estável e consolidada na União Europeia. Neste ciclo de estudos é conferido o grau de licenciado aos estudantes que tenham realizado os 180 créditos correspondentes aos primeiros 6 semestres curriculares de trabalho.

No 2º ciclo de estudos das instituições universitárias o grau de mestre é conferido aos alunos que através da aprovação em todas as unidades curriculares que integram o plano de estudos do curso de mestrado e da aprovação no ato público de defesa da dissertação, do trabalho de projeto ou do relatório de estágio, tenham obtido o número de créditos fixado.
O grau de doutor (3º ciclo) é conferido pelas instituições universitárias aos estudantes que tenham obtido aprovação nas unidades curriculares do curso de doutoramento, quando exista, e no ato público de defesa da tese.

Divi WordPress Theme