Select Page
A EMPREGABILIDADE GERAL DO ISG, CONSIDERANDO O NÚMERO DE DIPLOMADOS ENTRE 2004 E 2015, É DE 97% NOS CURSOS DE 1º CICLO (LICENCIATURAS),COM BASE NOS DADOS DA DGEEC.

Regime

Diurno e nocturno

Duração / ECTS

6 semestres / 180 ECTS

Coordenador do curso

Prof. Doutor Álvaro Dias

Condições de acesso

Os candidatos deverão ser titulares do 12.º Ano, ou de habilitação legalmente equivalente, e terem realizado no ano em que se candidatam, uma das seguintes provas de ingresso

  • 04 Economia
  • 16 Matemática
  • 18 Português

Objetivos

A Licenciatura de Marketing tem por objectivo preparar profissionais e quadros para as funções de Marketing e de Comercial, dotando-os de aptidões nas vertentes quantitativa, comportamental e de resolução de problemas necessários ao gestor de Marketing.

O Marketing constitui a principal componente da cadeia de valor das empresas, assumindo um papel decisivo e estratégico no seu sucesso. Intimamente relacionado com a Gestão das Empresas, o Marketing deixou de representar, nos dias de hoje, uma área funcional autónoma, para se configurar como o centro catalisador de todo o negócio, na medida em que este depende do mercado, cada vez mais soberano nas suas opções.

Várias mudanças recentes contribuíram para dar maior destaque ao perfil do Marketing: uma nova atitude perante mercados em constante mutação, a implantação da Internet e outras tecnologias da informação como meios de comunicação e distribuição, a difusão universal das modas, dos padrões de vida e de consumo.

É neste novo contexto do mundo empresarial que o Marketing assume preponderância em todo o ciclo de vida das organizações: na análise dos mercados, na orientação estratégica do negócio, no posicionamento dos produtos e serviços e, finalmente, na implementação de um conjunto de políticas tendentes a rendibilizar a oferta.

Reconhecimento e reestruturação curricular

As estruturas curriculares e os planos de estudos da Licenciatura em marketing constam do Aviso nº21620/2010, publicado no Diário da República, 2ª série, nº208, de 26 de Outubro. Licenciatura acreditada por 2 anos – 23/11/2013.

Saídas profissionais

A formação ministrada na Licenciatura de Marketing permite aos seus licenciados desenvolver a sua actividade profissional como:

  • Directores de Departamento de Marketing;
  • Gestores de actividades ligadas ao Marketing Estratégico, designadamente: estudos de mercado – análise de oportunidades de negócio em mercados internos e externos – análise e gestão da carteira de clientes – implementação de programas de fidelização de clientes – planeamento de Marketing.
  • Gestores de actividades ligadas ao Marketing Operacional, tais como: análise e gestão do portfolio de produtos – concepção, gestão e implementação de campanhas promocionais e publicitárias – intervenção ao nível da comunicação institucional e imagem da empresa – implementação do negócio em mercados internacionais – gestão dos canais de distribuição – consultoria em Marketing.

CET

O CET em Técnicas de Gestão Comercial e Marketing dá-te acesso direto a esta licenciatura e também algumas equivalências. 

 Docentes

Plano de Estudos
1.º Semestre
  ECTS
Economia 5
Fundamentos de Gestão 6
Tecnologias e Sistemas de Informação 5
Teorias e Modelos de Comunicação Empresarial 5
Marketing Estratégico 6
Metologias de Investigação Científica 3
2.º Semestre
  ECTS
Publicidade e Relações Públicas 6
Historia Económica e Social 7
Gestão do Produto e do Preço 6
Elementos Fundamentais de Estatística 6
Sociologia 5
3.º Semestre
  ECTS
Comportamento do Consumidor 5
Elementos de Contabilidade Geral e Analítica 6
Distribuição e Logística 5
Direito Aplicado ao Marketing 4
Ética, Responsabilidade Social e Cidadania 6
Liderança e Negociação 4
4.º Semestre
  ECTS
Semiótica 7
Estiudos de Mercado 5
Gestão Financeira e Orçamental 5
Auditoria de Marketing 6
Gestão Comercial 7
5.º Semestre
  ECTS
Marketing Industrial e de Serviços 5
Inovação, Criatividade e Empreendedorismo 7
E-marketing 7
Advertising Design e Produção de Arte 5
Database e Marketing Directo 6
6.º Semestre
  ECTS
Análise de Investimentos 6
Estratégia de Comunicação e Media Planning 6
CRM e Marketing Relacional 6
Marketing Social 6
Gestão de Marcas 6

 

O ISG proporciona aulas de apoio, totalmente gratuitas, com o objectivo de permitir aos alunos recuperaremos ensinamentos de matemática do 12º ano e assim melhorarem as condições de aprendizagem das unidades curriculares desta área específica.

×

Bem-vindo(a)!

Contacte-nos pelo WhatsApp

× 969844241