ja_mageia

ISG | escola de Gestão
Início Ensino | Cursos Cursos Serões Política Económica 2ª Série
Política Económica 2ª Série

Objectivos

Com os Serões de Política Económica, o ISG pretende fomentar a compreensão e o debate dos temas de política económica entre os membros da alta direcção das empresas privadas e da administração pública.

O ISG traz ao meio universitário altos responsáveis pela política económica e actores no terreno da criação da riqueza nacional, contribuindo deste modo, com o rigor que lhe é próprio, para quebrar a cadeia de desconfiança entre os gestores das nossas empresas e os responsáveis pela política económica.

Os Serões de Política Económica já institucionalizados no ISG, são o espaço onde, em programas de duração anual, se abordará, com rigor científico, a formulação das políticas públicas.

Visa-se assim, numa fórmula inovadora servir um público com elevadas responsabilidades e empenhado em dominar os mecanismos teóricos e práticos da política económica.

Direcção e Leccionação das Sessões

A direcção e leccionação dos Serões de Política Económica está a cargo da Prof.ª Dr.ª Manuela Ferreira Leite e do Prof. Dr. Joaquim Pina Moura, os quais integram o corpo docente do ISG, como Professores Catedráticos Convidados.

Com perspectivas políticas diversas, como de resto se impõe no estudo destes temas, estes docentes farão uma abordagem universitária e rigorosa da política económica, garantindo o elevado nível deste programa.

Data de Realização 23 de Fevereiro a Dezembro de 2006
Local de Realização Salão Nobre do ISG

Programa
Sessão 1 A Política de Energia 23/02/2006
Sessão 2 A Gestão da Dívida Pública 23/03/2006
Sessão 3 A Gestão dos Recursos Humanos na Administração Pública 27/04/2006
Sessão 4 A Política de Concorrência 25/05/2006
Sessão 5 As Perspectivas Financeiras da União Europeia 22/06/2006
Sessão 6 A Regulação Económica 13/07/2006
Sessão 7 As Finanças das Autarquias Locais 28/09/2006
Sessão 8 O Orçamento de Estado I 26/10/2006
Sessão 9 A Política Económica e o Orçamento de Estado
Intervenção do Convidado:
Sua Excelência o Senhor Ministro das Finanças e da Administração Pública
Prof. Doutor Fernando Teixeira dos Santos
23/11/2006
Sessão 10 Seminário Global de Encerramento 14/12/2006