(1.º Ciclo) Licenciaturas

A EMPREGABILIDADE GERAL DO ISG, CONSIDERANDO O NÚMERO DE DIPLOMADOS ENTRE 2004 E 2015, É DE 97% NOS CURSOS DE 1º CICLO (LICENCIATURAS),COM BASE NOS DADOS DA DGEEC.

Regime

Diurno e nocturno

Duração / ECTS

6 semestres / 180 ECTS

Coordenadora do Curso

Prof.ª Doutora Sacramento Costa

Condições de acesso

Os candidatos deverão ser titulares do 12.º Ano, ou de habilitação legalmente equivalente, e terem realizado no ano em que se candidatam, um dos seguintes conjuntos

  • 16 Matemática e 18 Português
  • 16 Matemática e 04 Economia
  • 16 Matemática e 09 Geografia

Apresentação

O curso de 1º ciclo em Economia no ISG - Business & Economics School, tem sido uma constante solicitação de alunos, docentes, parceiros e investigadores de acordo com inquéritos efetuados e tem sido assunto de planeamento e debate constante nos órgãos académicos da escola, desde o Conselho Científico ao Conselho Geral, passando pelo Diretor e pelo Conselho Pedagógico. O ISG tem uma longa tradição de ensino na área das ciências económicas e empresariais, pelo que esta licenciatura em Economia assume primordial importância no desenvolvimento do projeto educativo do Instituto.

Assim, a este curso procura dar a conhecer a importância dos ciclos económicos, o comportamento da política orçamental e monetária, o comportamento dos preços e dos salários, aspetos decisivos para que as empresas consigam competir num mundo globalizado. Por outro lado, o desenvolvimento do conhecimento ao nível da microeconomia, nomeadamente o comportamento dos mercados de consumo e dos fatores produtivos, em particular do mercado de trabalho, é algo inultrapassáveis para uma gestão eficaz de qualquer empresa. Por fim, num contexto de crescente integração económica e financeira a nível global, a figura do economista afigura-se como cada vez mais relevante para prestar apoio às decisões, ao nível das organizações.

Objetivos

O curso de 1º ciclo em Economia tem como objetivo formar técnicos capazes de desempenharem tarefas de avaliação, assessoria e gestão de assuntos económicos em diferentes tipos de organizações nacionais ou internacionais da vida económica e empresarial, privadas ou públicas, dotados das ferramentas essenciais da Macroeconomia e Microeconomia, bem como de ferramentas de gestão. Além de proporcionar uma sólida formação em teoria e análise económica, o curso oferece uma relação interdisciplinar de matérias pertinentes complementares dentro das ciências sociais, do direito, das matemáticas e da gestão. O curso permite ainda que os alunos desenvolvam atividades de investigação e complementar os seus estudos através de cursos de 2º ciclo que o ISG também oferece.

Competências

A Licenciatura em Economia tem por objetivo preparar profissionais e quadros para desempenhar funções como economistas. O curso visa criar quadros sobretudo para o mundo empresarial mas permitirá também formar economistas que podem desempenhar funções noutras instituições, nomeadamente no sector público.

As competências contemplam as capacidades de dominar os conceitos fundamentais da economia e de produzirem trabalhos de qualidade sobre temas económicos com suficiente autonomia e o conhecimento aprofundado dos indicadores e fontes de informação económica, capacidade de análise e tratamento dos dados económicos e sua interpretação de forma a produzir um aconselhamento adequado para a tomada de decisões.

Saídas profissionais

Os Licenciados em Economia pelo ISG | Business & Economics School estão aptos a desenvolver a sua atividade profissional em:

  • Grandes Empresas;
  • Sector Financeiro;
  • Banco de Portugal e outras Entidades Reguladoras do Sector Financeiro;
  • Administração Pública Central, Local e Regional;
  • Gabinetes de Estudos Económicos;
  • Consultoria e Auditoria.

Reconhecimento e reestruturação curricular

As estruturas curriculares e os planos de estudos da Licenciatura em Economia constam do Aviso nº7151/2013, publicado no Diário da República, 2ª série, nº104, de 30 Maio. Licenciatura Acreditada com duração de 5 anos a 17/04/2013.

 
Plano de estudos
1.º Semestre
  ECTS
Fundamentos de Gestão 5
Contabilidade Geral 6
Álgebra e Programação Linear 6
Microeconomia 6
Tecnologias e Sistemas de Informação 4
Metodologias de Investigação Científica 3
2.º Semestre
  ECTS
Contabilidade e Consolidação de Contas 6
Análise Matemática 7
Estatística Descritiva 6
Macroeconomia 6
História e Economia Social 5
3.º Semestre
  ECTS
Complementos de Microeconomia 5
Inferência Estatística 6
Complementos de Macroeconomia 5
Ética, Responsabilidade Social e Cidadania 4
Contabilidade Analítica 6
Economia do Desenvolvimento 4
4.º Semestre
  ECTS
Econometria 7
Direito Económico 5
Sociologia 5
Economia e Finanças Públicas 6
Gestão Financeira 7
5.º Semestre
  ECTS
Economia da Energia e dos Recursos Naturais 6
Economia Monetária 6
Economia Industrial 6
Economia Portuguesa e Europeia 6
Política Económica 6
6.º Semestre
  ECTS
Fiscalidade 6
Análise de Investimentos 6
Instrumentos e Mercados Financeiros 6
Economia e Comércio Internacional 6
Projecto Empresarial e Empreendedorismo/Estágio 6

 

O ISG proporciona aulas de apoio, totalmente gratuitas, com o objectivo de permitir aos alunos recuperaremos ensinamentos de matemática do 12º ano e assim melhorarem as condições de aprendizagem das unidades curriculares desta área específica.

A EMPREGABILIDADE GERAL DO ISG, CONSIDERANDO O NÚMERO DE DIPLOMADOS ENTRE 2004 E 2015, É DE 97% NOS CURSOS DE 1º CICLO (LICENCIATURAS),COM BASE NOS DADOS DA DGEEC.
 
Vagas: 120
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Regime

Diurno e nocturno

Duração / ECTS

6 semestres / 180 ECTS

Coordenador do Curso

Prof. Doutor Miguel Varela

Condições de acesso

Os candidatos deverão ser titulares do 12.º Ano, ou de habilitação legalmente equivalente, e terem realizado no ano em que se candidatam, uma das seguintes provas de ingresso

  • 04 Economia
  • 16 Matemática
  • 18 Português

Apresentação do curso

A Licenciatura em Gestão do ISG | Business & Economics School, apresenta-se como um curso inovador no panorama nacional da formação superior em gestão que alia uma forte componente de formação nas áreas essenciais da modelação matemática e dos princípios de gestão, com áreas aplicadas e orientadas para o controlo de gestão e para o exercício das funções atualmente mais relevantes em contexto empresarial, nomeadamente as que dizem respeito à auditoria, consultoria e áreas especializadas da gestão.

A escola aposta em metodologias originais de ensino com forte enfoque no uso de tecnologias de informação e em estudos de caso que permitam ao aluno contextualizar o exercício da gestão na realidade nacional.

A ligação estreita da escola ao tecido empresarial, a qualidade do seu corpo docente, a coerência da organização curricular e o rigor do ensino ministrado, são motivos mais do que suficientes para que o ISG | Business & Economics School se afirme como um dos mais sólidos e relevantes projetos de ensino da gestão a nível nacional.

Objetivos

  • Preparar de forma rigorosa os estudantes no âmbito de um conjunto de matérias, situadas nas áreas científicas da gestão, matemática, sistemas de informação, economia, ciências sociais e humanas, direito e línguas estrangeiras;
  • Formar indivíduos com leque vasto de competências, nomeadamente aquelas que são requeridas pelas pequenas e médias empresas e organizações análogas que dominam o tecido empresarial nacional;
  • Motivar o futuro diplomado a prosseguir os seus estudos ao nível de segundo ciclo numa perspetiva de educação permanente e reforço constante de competências;
  • Proporcionar a formação básica em gestão, com as características apontadas anteriormente, a todos os candidatos que pretendem enveredar pela carreira da gestão e possuam habilitações adequadas.

A formação ministrada na Licenciatura em Gestão corresponde à necessidade pluridisciplinar do gestor, de forma a dar resposta aos novos desafios duma gestão mais internacionalizada e global.

Saídas Profissionais

Os Licenciados em Gestão pelo ISG | Business & Economics School estão aptos a desenvolver a sua atividade profissional como:

  • Gestores de empresas e de outras organizações ou entidades privadas e públicas;
  • Diretores da área financeira;
  • Diretores da área comercial;
  • Diretores da área de recursos humanos;
  • Auditores, Consultores, Revisores Oficiais de Contas;
  • Docentes de Ensino Superior;
  • Investigadores.

Reconhecimento e reestruturação curricular

As estruturas curriculares e os planos de estudos da Licenciatura em Gestão constam do Aviso nº21618/2010, publicado no Diário da República, 2ª série, nº208, de 26 de Outubro. Acreditação da Licenciatura por 5 anos - 25/06/2014

TOC

Novos Critérios para reconhecimento da habilitação académica adequada para o exercício da profissão de técnico oficial de contas – de acordo com o Processo de Bolonha.

A partir do ano letivo de 2010/2011 e para todos alunos que no mesmo ano iniciam a sua Licenciatura em Gestão, independentemente da escola que frequentem, existem novos critérios regulados no Anúncio nº 6060/2010, publicado no Diário da República, 2ª série, nº 125, de 30 de Junho.

Da conclusão da Licenciatura em Gestão do ISG não resulta de forma direta o reconhecimento, em causa, que atualmente, de acordo com o nº 5 do referido Anúncio implica, no âmbito dos princípios da mobilidade e complementaridade, formação extracurricular que pode ser obtida, pela conclusão de unidades curriculares, previamente escolhidas, em função dos seus programas e respetivos ECTS, lecionadas, nomeadamente ao nível de cursos de Mestrado, preferencial mas não exclusivamente no ISG.

Plano de Estudos
1.º Semestre
  ECTS
Fundamentos de Gestão 5
Contabilidade Geral 6
Álgebra e Programação Linear 6
Microeconomia 6
Tecnologias e Sistemas de Informação 4
Metodologias de Investigação Científica 3
2.º Semestre
  ECTS
Contabilidade e Consolidação de Contas 6
Análise Matemática 7
Estatística Descritiva 6
Macroeconomia 6
História e Economia Social 5
3.º Semestre
  ECTS
Cálculo Financeiro 5
Inferência Estatística 6
Marketing 5
Ética, Responsabilidade Social e Cidadania 4
Contabilidade Analítica 6
Liderança e Negociação 4
4.º Semestre
  ECTS
Gestão Estratégica 7
Direito do Trabalho 5
Sociologia 5
Gestão Recursos Humanos 6
Gestão Financeira 7
5.º Semestre
  ECTS
Direito da Empresa 5
Planeamento e Controlo de Gestão 7
Gestão das Operações e da Produção 7
Gestão da Qualidade 5
Auditoria de Gestão 6
6.º Semestre
  ECTS
Fiscalidade 6
Análise de Investimentos 6
Instrumentos e Mercados Financeiros 6
Economia e Comércio Internacional 6
Projecto Empresarial e Empreendedorismo/Estágio 6

 

O ISG proporciona aulas de apoio, totalmente gratuitas, com o objectivo de permitir aos alunos recuperaremos ensinamentos de matemática do 12º ano e assim melhorarem as condições de aprendizagem das unidades curriculares desta área específica.

A EMPREGABILIDADE GERAL DO ISG, CONSIDERANDO O NÚMERO DE DIPLOMADOS ENTRE 2004 E 2015, É DE 97% NOS CURSOS DE 1º CICLO (LICENCIATURAS),COM BASE NOS DADOS DA DGEEC.
 

Vagas: 30

Verifique aqui

Regime

Diurno e nocturno

Duração / ECTS

6 semestres / 180 ECTS

Coordenador do curso

Prof. Doutor Rui Silva

Condições de acesso

Os candidatos deverão ser titulares do 12.º Ano, ou de habilitação legalmente equivalente, e terem realizado no ano em que se candidatam, uma das seguintes provas de ingresso

  • 04 Economia;
  • 16 Matemática;
  • 18 Português

Apresentação do curso

A Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos no ISG tem a duração de 6 semestres/180 ECTS e tem como objetivos desenvolver as competências no domínio da gestão estratégica e operacional de Recursos Humanos para organizações com e sem fins lucrativos incluindo a Administração Pública.
A licenciatura para além das temáticas de base da gestão “geral” como Economia, Fundamentos de Gestão e Tecnologias de Sistemas de Informação, bem como, as Metodologias de Investigação Científica, abarca com profundidade e pendor prático as matérias clássicas da GRH como; Recrutamento e Seleção, Carreiras, Avaliação do Desempenho e Retribuições, complementando com temas atuais como a Gestão Estratégica dos R. Humanos, Desenvolvimento de Competências, Gestão da Mudança, Comunicação Interna Cultura e Identidade, Inovação e Empreendedorismo, Responsabilidade Social e Sustentabilidade. A licenciatura culmina com um Projeto/Estágio devidamente acompanhado por um docente da área de especialidade onde o estágios incide.
O corpo docente da Licenciatura maioritariamente é constituído por Professores Doutorados e Mestres na área da especialidade da GRH, com sólida experiencia académica e profissional em diversas organizações privadas e públicas e exercício de funções no portfólio de intervenção da Gestão de Pessoas e diferentes níveis de qualificação e enquadramento.

Objetivos

Os discentes ficam aptos a dominar as técnicas de gestão estratégica operacional e administrativa de Recursos Humanos para organizações com e sem fins lucrativos, de pequena média e grande dimensão e também para as organizações públicas.
O perfil profissional que os alunos apresentarão à saída da Licenciatura permitir-lhes-á ingressar com satisfação em qualquer processo ligado à gestão de recursos humanos, quer seja em posição de chefia, quer como quadro especialista, quer como consultor da área.

Competências

  • Conhecimento dos diferentes conceitos e teorias da GRH ;
  • Conhecimento sobre os diferentes posicionamentos da GRH;
  • Conhecimento sobre modelos, práticas e ferramentas de intervenção em GRH em organizações Privadas e Públicas;
  • Conhecimento de ferramentas e metodologias básicas de pesquisa e tratamento da informação em GRH;
  • Conhecimento dos principais indicadores contabilísticos e rácios financeiros essências à função GRH:
  • Conhecimento da importância da Responsabilidade Social e da cidadania organizacional;
  • Domínio de ferramentas de Análise do Trabalho;
  • Domínio de metodologias de Recrutamento, Seleção e Assessment de candidatos e Gestão de Carreiras;
  • Domínio de Metodologias de desenvolvimento de competências;
  • Domínio de Metodologias de Avaliação da Peformance;
  • Domínio de ferramentas de tratamento de informação técnica e administrativa em GRH;
  • Domínio da legislação laboral e da segurança social de que permitam uma melhor compreensão nos processos de regulação dos conflitos laborais;
  • Domínio de ferramentas informáticas aplicadas ao contexto da GRH
  • Domínio de técnicas de comunicação interna que permitam dinamizar o Marketing interno e melhorar a reputação organizacional.
  • Domínio de ferramentas de implementação da gestão de qualidade.

Saídas profissionais

O perfil destes alunos enquadra-se no mercado de trabalho quer de grandes organizações quer da médias e pequenas organizações com fins e sem fins lucrativos e também no mercado da Administração Pública. A área funcional de preferência para este perfil está direcionado para a fileira da Gestão de Pessoas e também para outras áreas funcionais sobretudo as ligadas à problemática da Comunicação Interna bem como, pelo forte pendor prático que lhe é transmitido, para as Empresas de Consultoria, de Recrutamento e Seleção, Outplacement e Investigação.

Estudos futuros

Algumas da unidades de crédito desta licenciatura, mostram-se atractivas para outras licenciaturas, na medida em que complementam competências de outras áreas de conhecimento como é o caso das matérias orientadas para os aspectos da Liderança, Cultura, Empreendendorismo e Motivação o que, constitui desafio interessante para ganhar competências transversais e potenciar a empregabilidade.

Reconhecimento e reestruturação curricular

As estruturas curriculares e os planos de estudos da Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos constam do Aviso nº 15498/2011 publicado no Diário da República, 2ª série, nº 150 de 5 de Agosto. Licenciatura Acreditada com duração de 5 anos a 21/06/2011.

 

Plano de estudos
1.º Semestre
  ECTS
Economia 5
Fundamentos de Gestão 5
Tecnologias e Sistemas de Informação 5
Gestão de Recursos Humanos 5
Psicologia 5
Metodologias de Investigação Científica 5
2.º Semestre
  ECTS
Recursos Humanos na Administração Pública 6
Gestão das Condições de Trabalho 6
História Económica e Social 6
Elementos Fundamentais de Estatística 6
Sociologia 6
3.º Semestre
  ECTS
Psicossociologia das Organizações 5
Elementos de Contabilidade Geral e Analítica 5
Marketing 5
Direito do Trabalho 5
Ética, Responsabilidade Social e Cidadania 5
Liderança e Negociação 5
4.º Semestre
  ECTS
Gestão Financeira e Orçamental 6
Retribuição de Benefícios e Planeamento de Carreiras 6
Gestão Estratégica 6
Direito da Segurança Social 6
Desenvolvimento e Gestão de Competências 6
5.º Semestre
  ECTS
Desenvolvimento e Gestão da Mudança 6
Inovação, Criatividade e Empreendedorismo 6
Gestão da Qualidade 6
Gestão do Capital Intelectual, Capital Humano e do Talento 6
Gestão da Produção e das Operações 6
6.º Semestre
  ECTS
Economia do Trabalho 6
Comunicação Interna, Cultura e Identidade 6
Gestão de Técnicas Administrativas de Recursos Humanos 6
Gestão Estratégica de Recursos Humanos 6
Projeto/Estágio 6

A EMPREGABILIDADE GERAL DO ISG, CONSIDERANDO O NÚMERO DE DIPLOMADOS ENTRE 2004 E 2015, É DE 97% NOS CURSOS DE 1º CICLO (LICENCIATURAS),COM BASE NOS DADOS DA DGEEC.

Regime

Diurno e nocturno

Duração / ECTS

6 semestres / 180 ECTS

Coordenador do curso

Prof. Doutor Álvaro Dias

Condições de acesso

Os candidatos deverão ser titulares do 12.º Ano, ou de habilitação legalmente equivalente, e terem realizado no ano em que se candidatam, uma das seguintes provas de ingresso

  • 04 Economia
  • 16 Matemática
  • 18 Português

Objetivos

A Licenciatura de Marketing tem por objectivo preparar profissionais e quadros para as funções de Marketing e de Comercial, dotando-os de aptidões nas vertentes quantitativa, comportamental e de resolução de problemas necessários ao gestor de Marketing.

O Marketing constitui a principal componente da cadeia de valor das empresas, assumindo um papel decisivo e estratégico no seu sucesso. Intimamente relacionado com a Gestão das Empresas, o Marketing deixou de representar, nos dias de hoje, uma área funcional autónoma, para se configurar como o centro catalisador de todo o negócio, na medida em que este depende do mercado, cada vez mais soberano nas suas opções.

Várias mudanças recentes contribuíram para dar maior destaque ao perfil do Marketing: uma nova atitude perante mercados em constante mutação, a implantação da Internet e outras tecnologias da informação como meios de comunicação e distribuição, a difusão universal das modas, dos padrões de vida e de consumo.

É neste novo contexto do mundo empresarial que o Marketing assume preponderância em todo o ciclo de vida das organizações: na análise dos mercados, na orientação estratégica do negócio, no posicionamento dos produtos e serviços e, finalmente, na implementação de um conjunto de políticas tendentes a rendibilizar a oferta.

Reconhecimento e reestruturação curricular

As estruturas curriculares e os planos de estudos da Licenciatura em marketing constam do Aviso nº21620/2010, publicado no Diário da República, 2ª série, nº208, de 26 de Outubro. Licenciatura acreditada por 2 anos - 23/11/2013.

Saídas profissionais

A formação ministrada na Licenciatura de Marketing permite aos seus licenciados desenvolver a sua actividade profissional como:

  • Directores de Departamento de Marketing;
  • Gestores de actividades ligadas ao Marketing Estratégico, designadamente: estudos de mercado - análise de oportunidades de negócio em mercados internos e externos - análise e gestão da carteira de clientes - implementação de programas de fidelização de clientes - planeamento de Marketing.
  • Gestores de actividades ligadas ao Marketing Operacional, tais como: análise e gestão do portfolio de produtos - concepção, gestão e implementação de campanhas promocionais e publicitárias - intervenção ao nível da comunicação institucional e imagem da empresa - implementação do negócio em mercados internacionais - gestão dos canais de distribuição - consultoria em Marketing.

CET

O CET em Técnicas de Gestão Comercial e Marketing dá-te acesso direto a esta licenciatura e também algumas equivalências. 

 Docentes

Plano de Estudos
1.º Semestre
  ECTS
Economia 5
Fundamentos de Gestão 6
Tecnologias e Sistemas de Informação 5
Teorias e Modelos de Comunicação Empresarial 5
Marketing Estratégico 6
Metologias de Investigação Científica 3
2.º Semestre
  ECTS
Publicidade e Relações Públicas 6
Historia Económica e Social 7
Gestão do Produto e do Preço 6
Elementos Fundamentais de Estatística 6
Sociologia 5
3.º Semestre
  ECTS
Comportamento do Consumidor 5
Elementos de Contabilidade Geral e Analítica 6
Distribuição e Logística 5
Direito Aplicado ao Marketing 4
Ética, Responsabilidade Social e Cidadania 6
Liderança e Negociação 4
4.º Semestre
  ECTS
Semiótica 7
Estiudos de Mercado 5
Gestão Financeira e Orçamental 5
Auditoria de Marketing 6
Gestão Comercial 7
5.º Semestre
  ECTS
Marketing Industrial e de Serviços 5
Inovação, Criatividade e Empreendedorismo 7
E-marketing 7
Advertising Design e Produção de Arte 5
Database e Marketing Directo 6
6.º Semestre
  ECTS
Análise de Investimentos 6
Estratégia de Comunicação e Media Planning 6
CRM e Marketing Relacional 6
Marketing Social 6
Gestão de Marcas 6

 

O ISG proporciona aulas de apoio, totalmente gratuitas, com o objectivo de permitir aos alunos recuperaremos ensinamentos de matemática do 12º ano e assim melhorarem as condições de aprendizagem das unidades curriculares desta área específica.

acesso

Candidatura Online
Ingresso, reinscrição, transferência, Maiores de 23, CTSP, CET, etc.

Aluno Internacional
internacional.isg.pt
Condições de acesso para alunos internacionais, Brasil e PALOP/CPLP.

Candidate-se

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Propinas e Emolumentos