(1.º Ciclo) Licenciaturas

A EMPREGABILIDADE GERAL DO ISG, CONSIDERANDO O NÚMERO DE DIPLOMADOS ENTRE 2004 E 2015, É DE 97% NOS CURSOS DE 1º CICLO (LICENCIATURAS),COM BASE NOS DADOS DA DGEEC.

Regime

Diurno e nocturno

Duração / ECTS

6 semestres / 180 ECTS

Coordenadora do Curso

Prof.ª Doutora Sacramento Costa

Condições de acesso

Os candidatos deverão ser titulares do 12.º Ano, ou de habilitação legalmente equivalente, e terem realizado um dos seguintes conjuntos:

  • 16 Matemática e 18 Português
  • 16 Matemática e 04 Economia
  • 16 Matemática e 09 Geografia

Apresentação

O curso de 1º ciclo em Economia no ISG - Business & Economics School, tem sido uma constante solicitação de alunos, docentes, parceiros e investigadores de acordo com inquéritos efetuados e tem sido assunto de planeamento e debate constante nos órgãos académicos da escola, desde o Conselho Científico ao Conselho Geral, passando pelo Diretor e pelo Conselho Pedagógico. O ISG tem uma longa tradição de ensino na área das ciências económicas e empresariais, pelo que esta licenciatura em Economia assume primordial importância no desenvolvimento do projeto educativo do Instituto.

Assim, a este curso procura dar a conhecer a importância dos ciclos económicos, o comportamento da política orçamental e monetária, o comportamento dos preços e dos salários, aspetos decisivos para que as empresas consigam competir num mundo globalizado. Por outro lado, o desenvolvimento do conhecimento ao nível da microeconomia, nomeadamente o comportamento dos mercados de consumo e dos fatores produtivos, em particular do mercado de trabalho, é algo inultrapassáveis para uma gestão eficaz de qualquer empresa. Por fim, num contexto de crescente integração económica e financeira a nível global, a figura do economista afigura-se como cada vez mais relevante para prestar apoio às decisões, ao nível das organizações.

Objetivos

O curso de 1º ciclo em Economia tem como objetivo formar técnicos capazes de desempenharem tarefas de avaliação, assessoria e gestão de assuntos económicos em diferentes tipos de organizações nacionais ou internacionais da vida económica e empresarial, privadas ou públicas, dotados das ferramentas essenciais da Macroeconomia e Microeconomia, bem como de ferramentas de gestão. Além de proporcionar uma sólida formação em teoria e análise económica, o curso oferece uma relação interdisciplinar de matérias pertinentes complementares dentro das ciências sociais, do direito, das matemáticas e da gestão. O curso permite ainda que os alunos desenvolvam atividades de investigação e complementar os seus estudos através de cursos de 2º ciclo que o ISG também oferece.

Competências

A Licenciatura em Economia tem por objetivo preparar profissionais e quadros para desempenhar funções como economistas. O curso visa criar quadros sobretudo para o mundo empresarial mas permitirá também formar economistas que podem desempenhar funções noutras instituições, nomeadamente no sector público.

As competências contemplam as capacidades de dominar os conceitos fundamentais da economia e de produzirem trabalhos de qualidade sobre temas económicos com suficiente autonomia e o conhecimento aprofundado dos indicadores e fontes de informação económica, capacidade de análise e tratamento dos dados económicos e sua interpretação de forma a produzir um aconselhamento adequado para a tomada de decisões.

Saídas profissionais

Os Licenciados em Economia pelo ISG | Business & Economics School estão aptos a desenvolver a sua atividade profissional em:

  • Grandes Empresas;
  • Sector Financeiro;
  • Banco de Portugal e outras Entidades Reguladoras do Sector Financeiro;
  • Administração Pública Central, Local e Regional;
  • Gabinetes de Estudos Económicos;
  • Consultoria e Auditoria.

Reconhecimento e reestruturação curricular

As estruturas curriculares e os planos de estudos da Licenciatura em Economia constam do Aviso nº7151/2013, publicado no Diário da República, 2ª série, nº104, de 30 Maio. Licenciatura Acreditada com duração de 5 anos a 17/04/2013.

 
Plano de estudos
1.º Semestre
  ECTS
Fundamentos de Gestão 5
Contabilidade Geral 6
Álgebra e Programação Linear 6
Microeconomia 6
Tecnologias e Sistemas de Informação 4
Metodologias de Investigação Científica 3
2.º Semestre
  ECTS
Contabilidade e Consolidação de Contas 6
Análise Matemática 7
Estatística Descritiva 6
Macroeconomia 6
História e Economia Social 5
3.º Semestre
  ECTS
Complementos de Microeconomia 5
Inferência Estatística 6
Complementos de Macroeconomia 5
Ética, Responsabilidade Social e Cidadania 4
Contabilidade Analítica 6
Economia do Desenvolvimento 4
4.º Semestre
  ECTS
Econometria 7
Direito Económico 5
Sociologia 5
Economia e Finanças Públicas 6
Gestão Financeira 7
5.º Semestre
  ECTS
Economia da Energia e dos Recursos Naturais 6
Economia Monetária 6
Economia Industrial 6
Economia Portuguesa e Europeia 6
Política Económica 6
6.º Semestre
  ECTS
Fiscalidade 6
Análise de Investimentos 6
Instrumentos e Mercados Financeiros 6
Economia e Comércio Internacional 6
Projecto Empresarial e Empreendedorismo/Estágio 6

A EMPREGABILIDADE GERAL DO ISG, CONSIDERANDO O NÚMERO DE DIPLOMADOS ENTRE 2004 E 2015, É DE 97% NOS CURSOS DE 1º CICLO (LICENCIATURAS),COM BASE NOS DADOS DA DGEEC.
 
Vagas: 120
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Regime

Diurno e nocturno

Duração / ECTS

6 semestres / 180 ECTS

Coordenador do Curso

Prof. Doutor Miguel Varela

Condições de acesso

Os candidatos deverão ser titulares do 12.º Ano, ou de habilitação legalmente equivalente, e terem realizado uma das seguintes provas de ingresso:

  • 04 Economia
  • 16 Matemática
  • 18 Português

Apresentação do curso

A Licenciatura em Gestão do ISG | Business & Economics School, apresenta-se como um curso inovador no panorama nacional da formação superior em gestão que alia uma forte componente de formação nas áreas essenciais da modelação matemática e dos princípios de gestão, com áreas aplicadas e orientadas para o controlo de gestão e para o exercício das funções atualmente mais relevantes em contexto empresarial, nomeadamente as que dizem respeito à auditoria, consultoria e áreas especializadas da gestão.

A escola aposta em metodologias originais de ensino com forte enfoque no uso de tecnologias de informação e em estudos de caso que permitam ao aluno contextualizar o exercício da gestão na realidade nacional.

A ligação estreita da escola ao tecido empresarial, a qualidade do seu corpo docente, a coerência da organização curricular e o rigor do ensino ministrado, são motivos mais do que suficientes para que o ISG | Business & Economics School se afirme como um dos mais sólidos e relevantes projetos de ensino da gestão a nível nacional.

Objetivos

  • Preparar de forma rigorosa os estudantes no âmbito de um conjunto de matérias, situadas nas áreas científicas da gestão, matemática, sistemas de informação, economia, ciências sociais e humanas, direito e línguas estrangeiras;
  • Formar indivíduos com leque vasto de competências, nomeadamente aquelas que são requeridas pelas pequenas e médias empresas e organizações análogas que dominam o tecido empresarial nacional;
  • Motivar o futuro diplomado a prosseguir os seus estudos ao nível de segundo ciclo numa perspetiva de educação permanente e reforço constante de competências;
  • Proporcionar a formação básica em gestão, com as características apontadas anteriormente, a todos os candidatos que pretendem enveredar pela carreira da gestão e possuam habilitações adequadas.

A formação ministrada na Licenciatura em Gestão corresponde à necessidade pluridisciplinar do gestor, de forma a dar resposta aos novos desafios duma gestão mais internacionalizada e global.

Saídas Profissionais

Os Licenciados em Gestão pelo ISG | Business & Economics School estão aptos a desenvolver a sua atividade profissional como:

  • Gestores de empresas e de outras organizações ou entidades privadas e públicas;
  • Diretores da área financeira;
  • Diretores da área comercial;
  • Diretores da área de recursos humanos;
  • Auditores, Consultores, Revisores Oficiais de Contas;
  • Docentes de Ensino Superior;
  • Investigadores.

Reconhecimento e reestruturação curricular

As estruturas curriculares e os planos de estudos da Licenciatura em Gestão constam do Aviso nº21618/2010, publicado no Diário da República, 2ª série, nº208, de 26 de Outubro. Acreditação da Licenciatura por 5 anos - 25/06/2014

TOC

Novos Critérios para reconhecimento da habilitação académica adequada para o exercício da profissão de técnico oficial de contas – de acordo com o Processo de Bolonha.

A partir do ano letivo de 2010/2011 e para todos alunos que no mesmo ano iniciam a sua Licenciatura em Gestão, independentemente da escola que frequentem, existem novos critérios regulados no Anúncio nº 6060/2010, publicado no Diário da República, 2ª série, nº 125, de 30 de Junho.

Da conclusão da Licenciatura em Gestão do ISG não resulta de forma direta o reconhecimento, em causa, que atualmente, de acordo com o nº 5 do referido Anúncio implica, no âmbito dos princípios da mobilidade e complementaridade, formação extracurricular que pode ser obtida, pela conclusão de unidades curriculares, previamente escolhidas, em função dos seus programas e respetivos ECTS, lecionadas, nomeadamente ao nível de cursos de Mestrado, preferencial mas não exclusivamente no ISG.

Plano de Estudos
1.º Semestre
  ECTS
Fundamentos de Gestão 5
Contabilidade Geral 6
Álgebra e Programação Linear 6
Microeconomia 6
Tecnologias e Sistemas de Informação 4
Metodologias de Investigação Científica 3
2.º Semestre
  ECTS
Contabilidade e Consolidação de Contas 6
Análise Matemática 7
Estatística Descritiva 6
Macroeconomia 6
História e Economia Social 5
3.º Semestre
  ECTS
Cálculo Financeiro 5
Inferência Estatística 6
Marketing 5
Ética, Responsabilidade Social e Cidadania 4
Contabilidade Analítica 6
Liderança e Negociação 4
4.º Semestre
  ECTS
Gestão Estratégica 7
Direito do Trabalho 5
Sociologia 5
Gestão Recursos Humanos 6
Gestão Financeira 7
5.º Semestre
  ECTS
Direito da Empresa 5
Planeamento e Controlo de Gestão 7
Gestão das Operações e da Produção 7
Gestão da Qualidade 5
Auditoria de Gestão 6
6.º Semestre
  ECTS
Fiscalidade 6
Análise de Investimentos 6
Instrumentos e Mercados Financeiros 6
Economia e Comércio Internacional 6
Projecto Empresarial e Empreendedorismo/Estágio 6

A EMPREGABILIDADE GERAL DO ISG, CONSIDERANDO O NÚMERO DE DIPLOMADOS ENTRE 2004 E 2015, É DE 97% NOS CURSOS DE 1º CICLO (LICENCIATURAS),COM BASE NOS DADOS DA DGEEC.
 

Vagas: 30

Verifique aqui

Regime

Diurno e nocturno

Duração / ECTS

6 semestres / 180 ECTS

Coordenador do curso

Prof. Doutor Rui Silva

Condições de acesso

Os candidatos deverão ser titulares do 12.º Ano, ou de habilitação legalmente equivalente, e terem realizado uma das seguintes provas de ingresso:

  • 04 Economia;
  • 16 Matemática;
  • 18 Português

Apresentação do curso

A Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos no ISG tem a duração de 6 semestres/180 ECTS e tem como objetivos desenvolver as competências no domínio da gestão estratégica e operacional de Recursos Humanos para organizações com e sem fins lucrativos incluindo a Administração Pública.
A licenciatura para além das temáticas de base da gestão “geral” como Economia, Fundamentos de Gestão e Tecnologias de Sistemas de Informação, bem como, as Metodologias de Investigação Científica, abarca com profundidade e pendor prático as matérias clássicas da GRH como; Recrutamento e Seleção, Carreiras, Avaliação do Desempenho e Retribuições, complementando com temas atuais como a Gestão Estratégica dos R. Humanos, Desenvolvimento de Competências, Gestão da Mudança, Comunicação Interna Cultura e Identidade, Inovação e Empreendedorismo, Responsabilidade Social e Sustentabilidade. A licenciatura culmina com um Projeto/Estágio devidamente acompanhado por um docente da área de especialidade onde o estágios incide.
O corpo docente da Licenciatura maioritariamente é constituído por Professores Doutorados e Mestres na área da especialidade da GRH, com sólida experiencia académica e profissional em diversas organizações privadas e públicas e exercício de funções no portfólio de intervenção da Gestão de Pessoas e diferentes níveis de qualificação e enquadramento.

Objetivos

Os discentes ficam aptos a dominar as técnicas de gestão estratégica operacional e administrativa de Recursos Humanos para organizações com e sem fins lucrativos, de pequena média e grande dimensão e também para as organizações públicas.
O perfil profissional que os alunos apresentarão à saída da Licenciatura permitir-lhes-á ingressar com satisfação em qualquer processo ligado à gestão de recursos humanos, quer seja em posição de chefia, quer como quadro especialista, quer como consultor da área.

Competências

  • Conhecimento dos diferentes conceitos e teorias da GRH ;
  • Conhecimento sobre os diferentes posicionamentos da GRH;
  • Conhecimento sobre modelos, práticas e ferramentas de intervenção em GRH em organizações Privadas e Públicas;
  • Conhecimento de ferramentas e metodologias básicas de pesquisa e tratamento da informação em GRH;
  • Conhecimento dos principais indicadores contabilísticos e rácios financeiros essências à função GRH:
  • Conhecimento da importância da Responsabilidade Social e da cidadania organizacional;
  • Domínio de ferramentas de Análise do Trabalho;
  • Domínio de metodologias de Recrutamento, Seleção e Assessment de candidatos e Gestão de Carreiras;
  • Domínio de Metodologias de desenvolvimento de competências;
  • Domínio de Metodologias de Avaliação da Peformance;
  • Domínio de ferramentas de tratamento de informação técnica e administrativa em GRH;
  • Domínio da legislação laboral e da segurança social de que permitam uma melhor compreensão nos processos de regulação dos conflitos laborais;
  • Domínio de ferramentas informáticas aplicadas ao contexto da GRH
  • Domínio de técnicas de comunicação interna que permitam dinamizar o Marketing interno e melhorar a reputação organizacional.
  • Domínio de ferramentas de implementação da gestão de qualidade.

Saídas profissionais

O perfil destes alunos enquadra-se no mercado de trabalho quer de grandes organizações quer da médias e pequenas organizações com fins e sem fins lucrativos e também no mercado da Administração Pública. A área funcional de preferência para este perfil está direcionado para a fileira da Gestão de Pessoas e também para outras áreas funcionais sobretudo as ligadas à problemática da Comunicação Interna bem como, pelo forte pendor prático que lhe é transmitido, para as Empresas de Consultoria, de Recrutamento e Seleção, Outplacement e Investigação.

Estudos futuros

Algumas da unidades de crédito desta licenciatura, mostram-se atractivas para outras licenciaturas, na medida em que complementam competências de outras áreas de conhecimento como é o caso das matérias orientadas para os aspectos da Liderança, Cultura, Empreendendorismo e Motivação o que, constitui desafio interessante para ganhar competências transversais e potenciar a empregabilidade.

Reconhecimento e reestruturação curricular

As estruturas curriculares e os planos de estudos da Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos constam do Aviso nº 15498/2011 publicado no Diário da República, 2ª série, nº 150 de 5 de Agosto. Licenciatura Acreditada com duração de 5 anos a 21/06/2011.

 

Plano de estudos
1.º Semestre
  ECTS
Economia 5
Fundamentos de Gestão 5
Tecnologias e Sistemas de Informação 5
Gestão de Recursos Humanos 5
Psicologia 5
Metodologias de Investigação Científica 5
2.º Semestre
  ECTS
Recursos Humanos na Administração Pública 6
Gestão das Condições de Trabalho 6
História Económica e Social 6
Elementos Fundamentais de Estatística 6
Sociologia 6
3.º Semestre
  ECTS
Psicossociologia das Organizações 5
Elementos de Contabilidade Geral e Analítica 5
Marketing 5
Direito do Trabalho 5
Ética, Responsabilidade Social e Cidadania 5
Liderança e Negociação 5
4.º Semestre
  ECTS
Gestão Financeira e Orçamental 6
Retribuição de Benefícios e Planeamento de Carreiras 6
Gestão Estratégica 6
Direito da Segurança Social 6
Desenvolvimento e Gestão de Competências 6
5.º Semestre
  ECTS
Desenvolvimento e Gestão da Mudança 6
Inovação, Criatividade e Empreendedorismo 6
Gestão da Qualidade 6
Gestão do Capital Intelectual, Capital Humano e do Talento 6
Gestão da Produção e das Operações 6
6.º Semestre
  ECTS
Economia do Trabalho 6
Comunicação Interna, Cultura e Identidade 6
Gestão de Técnicas Administrativas de Recursos Humanos 6
Gestão Estratégica de Recursos Humanos 6
Projeto/Estágio 6

A EMPREGABILIDADE GERAL DO ISG, CONSIDERANDO O NÚMERO DE DIPLOMADOS ENTRE 2004 E 2015, É DE 97% NOS CURSOS DE 1º CICLO (LICENCIATURAS),COM BASE NOS DADOS DA DGEEC.

Regime

Diurno e nocturno

Duração / ECTS

6 semestres / 180 ECTS

Coordenador do curso

Prof. Doutor Álvaro Dias

Condições de acesso

Os candidatos deverão ser titulares do 12.º Ano, ou de habilitação legalmente equivalente, e terem realizado uma das seguintes provas de ingresso:

  • 04 Economia
  • 16 Matemática
  • 18 Português

Objetivos

A Licenciatura de Marketing tem por objectivo preparar profissionais e quadros para as funções de Marketing e de Comercial, dotando-os de aptidões nas vertentes quantitativa, comportamental e de resolução de problemas necessários ao gestor de Marketing.

O Marketing constitui a principal componente da cadeia de valor das empresas, assumindo um papel decisivo e estratégico no seu sucesso. Intimamente relacionado com a Gestão das Empresas, o Marketing deixou de representar, nos dias de hoje, uma área funcional autónoma, para se configurar como o centro catalisador de todo o negócio, na medida em que este depende do mercado, cada vez mais soberano nas suas opções.

Várias mudanças recentes contribuíram para dar maior destaque ao perfil do Marketing: uma nova atitude perante mercados em constante mutação, a implantação da Internet e outras tecnologias da informação como meios de comunicação e distribuição, a difusão universal das modas, dos padrões de vida e de consumo.

É neste novo contexto do mundo empresarial que o Marketing assume preponderância em todo o ciclo de vida das organizações: na análise dos mercados, na orientação estratégica do negócio, no posicionamento dos produtos e serviços e, finalmente, na implementação de um conjunto de políticas tendentes a rendibilizar a oferta.

Reconhecimento e reestruturação curricular

As estruturas curriculares e os planos de estudos da Licenciatura em marketing constam do Aviso nº21620/2010, publicado no Diário da República, 2ª série, nº208, de 26 de Outubro. Licenciatura acreditada por 2 anos - 23/11/2013.

Saídas profissionais

A formação ministrada na Licenciatura de Marketing permite aos seus licenciados desenvolver a sua actividade profissional como:

  • Directores de Departamento de Marketing;
  • Gestores de actividades ligadas ao Marketing Estratégico, designadamente: estudos de mercado - análise de oportunidades de negócio em mercados internos e externos - análise e gestão da carteira de clientes - implementação de programas de fidelização de clientes - planeamento de Marketing.
  • Gestores de actividades ligadas ao Marketing Operacional, tais como: análise e gestão do portfolio de produtos - concepção, gestão e implementação de campanhas promocionais e publicitárias - intervenção ao nível da comunicação institucional e imagem da empresa - implementação do negócio em mercados internacionais - gestão dos canais de distribuição - consultoria em Marketing.

CET

O CET em Técnicas de Gestão Comercial e Marketing dá-te acesso direto a esta licenciatura e também algumas equivalências. 

 Docentes

Plano de Estudos
1.º Semestre
  ECTS
Economia 5
Fundamentos de Gestão 6
Tecnologias e Sistemas de Informação 5
Teorias e Modelos de Comunicação Empresarial 5
Marketing Estratégico 6
Metologias de Investigação Científica 3
2.º Semestre
  ECTS
Publicidade e Relações Públicas 6
Historia Económica e Social 7
Gestão do Produto e do Preço 6
Elementos Fundamentais de Estatística 6
Sociologia 5
3.º Semestre
  ECTS
Comportamento do Consumidor 5
Elementos de Contabilidade Geral e Analítica 6
Distribuição e Logística 5
Direito Aplicado ao Marketing 4
Ética, Responsabilidade Social e Cidadania 6
Liderança e Negociação 4
4.º Semestre
  ECTS
Semiótica 7
Estiudos de Mercado 5
Gestão Financeira e Orçamental 5
Auditoria de Marketing 6
Gestão Comercial 7
5.º Semestre
  ECTS
Marketing Industrial e de Serviços 5
Inovação, Criatividade e Empreendedorismo 7
E-marketing 7
Advertising Design e Produção de Arte 5
Database e Marketing Directo 6
6.º Semestre
  ECTS
Análise de Investimentos 6
Estratégia de Comunicação e Media Planning 6
CRM e Marketing Relacional 6
Marketing Social 6
Gestão de Marcas 6
acesso

Candidate-se

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Admissão maiores 23 anos
Regulamento nº 233/2011 - Provas de admissão para maiores de 23 anos.

Aluno Internacional
Condições de acesso para alunos internacionais, Brasil e PALOP/CPLP.

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