Mestrados

A EMPREGABILIDADE GERAL DO ISG, CONSIDERANDO O NÚMERO DE DIPLOMADOS ENTRE 2004 E 2015 É DE 95,6% NOS CURSOS DE 2º CICLO (MESTRADOS), COM BASE NOS DADOS DA DGEEC.

Duração/ECTS

300 horas /120 ECTS

Horário

Pós-Laboral

Coordenação

Prof. Doutor Álvaro Dias

Introdução

Os principais objetivos do Mestrado em Marketing são, por um lado, proporcionar uma formação atualizada e avançada em domínios científicos ligados ao marketing e, por outro, incentivar a investigação.

Mais concretamente, o Mestrado em Marketing permitirá desenvolver os conhecimentos na área, acrescentando aos conceitos, modelos e teorias tradicionais; novos desenvolvimentos na área específica dos relacionamentos das empresas com os seus clientes e públicos mais importantes; e novas tecnologias de informação e comunicação, contribuindo desse modo para um melhor desempenho das organizações em contextos nacionais e internacionais.

Objetivos

Este 2º Ciclo tem por objetivo promover a integração dos saberes e das práticas, estimular a constante atualização dos participantes que trabalham e operam nestes domínios, através de uma atitude permanente de inquirição e de experimentação, bem como desenvolver a capacidade de ação autónoma e de trabalho em equipa.

Em termos profissionais, visa-se a formação e actualização de conhecimentos de todos os que trabalham ou pretendem vir a trabalhar nestas áreas do saber que permitam ao diplomado exercer com sucesso as atividades profissionais correspondentes.

Competências

O Mestrado visa dotar os participantes das seguintes competências:

  • Utilizar, gerir e desenvolver a aplicação das novas ferramentas tecnológicas ao serviço do marketing
  • Avaliar as ações de marketing, mormente por via das finanças e do controlo de gestão
  • Atualizar e desenvolver conhecimentos ao nível do Marketing Research
  • Desenvolver e atualizar as técnicas e metodologias de gestão, bem como o desenvolvimento das variáveis de marketing
  • Gestão da inovação ao nível do desenvolvimento de marcas, produtos e serviços

Destinatários

Licenciados em Gestão, Marketing, Publicidade e Relações Públicas ou de outras áreas que pretendem obter competências em Marketing.

Reconhecimento e Reestruturação Curricular

Mestrado acreditado pela A3ES até 2022.

Plano de Estudos
DisciplinaProfessoresECTS
1º Semestre
Fundamentos de Marketing Prof.ª Doutora Maria Lopes 3
Marketing Estratégico  Prof. Doutor José Lopes da Costa  6
Sociedade e Comportamento do Consumidor Mestre José Dias 3
Estudos e Análise de Mercados (Marketing Research) Mestre Rui Gomes Pedro 3
Políticas de Distribuição e Vendas Mestre Rui Brito 6
Comércio Electrónico e E-Marketing Mestre Francisco Ferrão 6
Gestão do Produto e da Marca (Branding) Prof.ª Doutora Paula Lopes 3
2º Semestre
Comunicação de Marketing Prof. Doutor Rui Estrela 3
Inovação e Desenvolvimentos de Novos Produtos e Serviços Mestre Hugo Ataíde 3
Marketing de Serviços Mestre Teresa Assunção 3
Marketing Industrial (Business-to-Business) Prof. Dr. Jorge Romero 3
Marketing Internacional Prof. Doutor Álvaro Dias 6
Finanças e Controlo de Gestão para Marketing Prof. Doutor Miguel Varela e Prof. Dr. Sérgio Félix 3
Seminário de Investigação e Empreendedorismo Prof. Doutor Nuno Brandão e Prof. Doutor José Lopes Costa  6
Análise de Dados Prof.ª Doutora Ana Paula Amaro e Mestre Leonor Fernandes 3
3º e 4º Semestre
Dissertação, Projecto ou Estágio  Orientador 60

O ISG possui um centro de Investigação denominado Cigest que está essencialmente orientado para a investigação aplicada, procurando estabelecer uma forte ligação entre a teoria e a prática. Este mestrado insere-se na linha de Investigação de Economia e Gestão, Ciências da Comunicação.

Para uma maior proximidade entre os estudantes e as empresas, o ISG dispõe igualmente da DRIE - Direção de Relações Internacionais, Estágios Emprego e Empreendedorismo.

A EMPREGABILIDADE GERAL DO ISG, CONSIDERANDO O NÚMERO DE DIPLOMADOS ENTRE 2004 E 2015 É DE 95,6% NOS CURSOS DE 2º CICLO (MESTRADOS), COM BASE NOS DADOS DA DGEEC.

Duração / ECTS

300 Horas | 120 ECTS

Coordenação Científica

Prof. Doutor Rui Moreira de Carvalho

Horário

Pós-laboral

Apresentação

A 7ª edição Mestrado em Estratégia de Investimento e Internacionalização (EII) é um curso inovador no panorama internacional e destina-se a licenciados de diferentes áreas que pretendam desenvolver e aprofundar conhecimentos de gestão internacional e internacionalização de negócios
Afigura-se fundamental a um gestor/empresário adotar uma abordagem global para os seus negócios, pois só procurando permanentemente, oportunidades em novos mercados se pode garantir a sustentabilidade económica das empresas. Este Mestrado visa preencher a necessidade de conhecimento inerente a esta temática e realidade.
O ISG, na senda da contínua de inovação, tem por objectivo internacionalizar o seu mestrado através de uma parceria com uma instituição de ensino universitário moçambicana, o Instituto Superior Mutasa (ISMU). Os alunos que entenderem têm a oportunidade de realizar parte do segundo Semestre em Moçambique (cerca de 60 dias), mais precisamente em Chimoio, na Província de Manica, em regime de semi-internato.
Nesse sentido, é possível disponibilizar um conjunto de experiências sócio-profissionais e de seminários com docentes internacionais que, em complemento à carga docente, oferecendo, assim, uma melhor ligação aos Sistemas de Ciência e Tecnologia (SCT) português e moçambicano.

Objetivos

Este Mestrado visa o desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais na área de gestão de negócios e desafios empresariais internacionais. Pretende proporcionar aos participantes uma preparação focalizada nos aspectos relacionados com a gestão de negócios sem fronteiras, dotando-os das competências necessárias para vencer a atual conjuntura e os desafios inerentes.
Pensamos ser possível oferecer a possibilidade de um eficiente intercâmbio de docentes, de alunos e de investigadores entre Portugal, Moçambique, e a médio prazo, o Brasil e o Zimbabué.

Competências

Com a conclusão do curso, o aluno adquirirá as seguintes competências:

  • Compreensão das abordagens estratégicas a efetuar em cenários de internacionalização
  • Como gerir, do ponto de vista cultural e humano, a internacionalização para diferentes sociedades ou num cenário global
  • Como elaborar, desenvolver e avaliar projetos de investimento para internacionalização
  • Conhecer as abordagens de marketing para cenários internacionais

Destinatários

Gestores de desenvolvimento de negócios internacionais e profissionais que pretendam desempenhar funções nas áreas da gestão e da gestão de internacionalização de negócios.

Reconhecimento e Reestruturação Curricular

As estruturas curriculares e os planos de estudo do Mestrado em Estratégia de Investimento e Internacionalização constam do Aviso n.º 11039/2011, publicado no Diário da República, 2.ª série, N.º 96, 18 de Maio de 2011. Mestrado acreditado pela A3es até 2022.

MESTRADO INTERNACIONAL PORTUGAL (ISG) – MOÇAMBIQUE (ISMU) (2ª EDIÇÃO) (PDF)


Plano de Estudos
DisciplinaProfessoresECTS
1º Semestre
Marketing Internacional Prof. Doutor Luís Sequeira  6
Economia Portuguesa  Prof. Dr. Rui Leão Martinho | Prof. Doutor Miguel Varela 6
Estratégia Empresarial Prof. Doutor Rui Moreira de Carvalho | Mestre Inês Frazão 6
Finanças Internacionais Prof. Dr. Henrique Morais 6
Gestão Intercultural e Globalização Prof. Doutor Fernando Jorge Cardoso 3
Competitividade Fiscal da Empresa Prof. Doutor Luís Nadin de Carvalho 3
2º Semestre
Análise de Dados Prof. Dr. Ivo Ferreira | Prof. Dr. Sérgio Póvoas 3
Seminário de Investigação e Empreendedorismo Prof. Mestre Francisco Banha | Prof. Dr. Sérgio Póvoas 6
Política de Investimento e Internacionalização Prof. Dr. Nuno Fernandes Thomaz 6
Distribuição e Logística Internacional  Prof. Mestre Carlos Paz | Prof. Eng.º Agostinho Silva 6
Organizações Económicas Internacionais Prof. Doutor Miguel Beleza | Prof. Dr. Luís Goldschmidt 3
Análise de Projectos de Investimento Prof. Doutor Rui M. de Carvalho | Prof. Dr. Luis Martins | Prof. Dr. Miguel Barbosa 6
3º Semestre
Dissertação, Projetos ou Estágio Orientador 60

 

Informação Adicional

O ISG possui um centro de Investigação denominado Cigest que está essencialmente orientado para a investigação aplicada, procurando estabelecer uma forte ligação entre a teoria e a prática. Este mestrado insere-se na linha de Investigação de Economia e Gestão, Gestão política Internacional.

Para uma maior proximidade entre os estudantes e as empresas, o ISG dispõe igualmente da DRIE - Direção de Relações Internacionais, Estágios Emprego e Empreendedorismo.

A EMPREGABILIDADE GERAL DO ISG, CONSIDERANDO O NÚMERO DE DIPLOMADOS ENTRE 2004 E 2015 É DE 95,6% NOS CURSOS DE 2º CICLO (MESTRADOS), COM BASE NOS DADOS DA DGEEC.

Duração/ECTS

300 horas /120 ECTS

Horário

Pós-laboral

Coordenação

Prof. Doutor Casimiro Ramos e Prof.ª Doutora Leonor Almeida

Introdução

As constantes mudanças nas características sociodemográficas e nas competências profissionais chave, a que temos assistido nos últimos anos, vêm tornar cada vez mais relevante a forma como as organizações gerem o seu recurso mais precioso: o capital humano. Não surpreenderá, portanto, que os processos sistemáticos de avaliação e de gestão do capital humano tenham vindo a ganhar uma ênfase acentuada no contexto do incremento da tão desejada competitividade empresarial, constituindo hoje um dos recursos mais difíceis, senão impossível de imitar, e por consequência o que confere uma das vantagens competitivas mais sustentadas no longo prazo.

Objetivos

O objectivo deste curso é proporcionar aos seus participantes a capacidade de desenvolverem uma visão global e integrada da gestão do capital humano e dotá-los de um conjunto de ferramentas e técnicas fundamentais para a gestão e avaliação eficaz das pessoas nas organizações.

Competências

Os Participantes desenvolverão as seguintes competências:

  • Reflectir acerca dos modelos mais recentes de gestão estratégica de recursos humanos
  • Adquirir novas metodologias de avaliação do capital humano;
  • Distinguir diferentes estratégias de gestão do capital humano;
  • Conhecer e desenvolver os modelos e ferramentas modernas de gestão e desenvolvimento de carreiras nas organizações;
  • Desenvolver uma visão integrada da gestão do capital humano.

Destinatários

Licenciados em Psicologia, Sociologia, Recursos Humanos, Gestão e outras áreas científicas que pretendam desenvolver competências na área da Gestão do Potencial Humano.

Profissionais da área dos recursos humanos, ou outras, que desejem melhorar os seus conhecimentos nas áreas da Gestão do Potencial Humano.

Reconhecimento e Reestruturação Curricular

As estruturas curriculares e os planos de estudos Mestrado em Gestão do Potencial Humano constam do Aviso n.º 11035/2011, publicado no Diário da República, 2.ª série, N.º 96, 18 de Maio de 2011. Mestrado acreditado pela A3es até 2022.

Plano de Estudos
DisciplinaProfessoresECTS
1º Semestre
Estratégia Empresarial Prof. Doutor Álvaro Dias 6
Comportamento Organizacional Prof. Doutor Nuno Brandão 6
Gestão e Avaliação da Performance Prof.ª Doutora Anabela Simões 6
Metodologias de Avaliação do Potencial Humano Prof.ª Doutora Leonor Almeida 6
Gestão das Organizações Prof. Doutor Casimiro Ramos 6
2º Semestre
Ética Empresarial Mestre Rui Caldeira 3
Conflito e Negociação; Prof. Doutor José Lopes Costa 6
Gestão e Desenvolvimento de Carreiras Prof.ª Doutora Leonor Almeida 6
Gestão Estratégica de Recursos Humanos Prof. Doutor Rui Silva 6

Seminário de Investigação

Profª. Doutora Sacramento Costa 6
Análise de Dados Prof.ª Doutora Ana Paula Amaro e Mestre Leonor Fernandes 3
3º e 4º Semestre
Dissertação, Projecto ou Estágio Orientador 60

Informação Adicional

O ISG possui um centro de Investigação denominado Cigest que está essencialmente orientado para a investigação aplicada, procurando estabelecer uma forte ligação entre a teoria e a prática. Este mestrado insere-se na linha de Investigação de Economia e Gestão.

Para uma maior proximidade entre os estudantes e as empresas, o ISG dispõe igualmente da DRIE - Direção de Relações Internacionais, Estágios Emprego e Empreendedorismo.

A EMPREGABILIDADE GERAL DO ISG, CONSIDERANDO O NÚMERO DE DIPLOMADOS ENTRE 2004 E 2015 É DE 95,6% NOS CURSOS DE 2º CICLO (MESTRADOS), COM BASE NOS DADOS DA DGEEC.

Duração/ECTS

300 Horas / 120 ECTS 

Horário

Pós-Laboral 

Coordenação

Prof. Doutor Rui Barroso de Moura

Introdução

O Mestrado em Gestão Financeira pretende proporcionar uma formação avançada e inovadora, exigente e de caráter profissionalizante, que promova competências críticas na área financeira. As competências adquiridas com a realização de estudos aprofundados e desenvolvidos durante o curso, deverão constituir uma mais-valia para que as empresas funcionem e cresçam de forma sustentada.

A aceleração que se tem vindo a verificar nas transformações da atividade económica nacional e internacional levanta, inequivocamente, novos desafios, que exigem um desempenho esclarecido e eficaz, em diferentes funções empresariais, sendo a financeira uma delas.

O corpo docente associado ao programa, alia ao rigor científico uma vasta experiência nos domínios da gestão e da consultoria empresarial, fazendo com que o Mestrado em Gestão Financeira constitua um programa de sólida preparação técnica e valorização profissional.

Objetivos

Com a conclusão do curso, o participante apreenderá e aprofundará conhecimentos nos vários ramos da Ciência Financeira que lhe permitirão desenvolver a atividade profissional inerente, abraçando os novos desafios resultantes das atuais mudanças de contexto.

Competências

O participante adquirirá, entre outras, as seguintes competências:

• Capacidade de análise da rendibilidade e o equilíbrio financeiro das empresas, no desenvolvimento da sua actividade corrente e de expansão

• Desenvolver e assegurar a gestão integrada da tesouraria, com vista a optimizar os fluxos financeiros, bem como controlar os riscos de crédito

• Contribuir para a análise/discussão dos procedimentos conducentes ao crescimento orgânico, através das decisões de investimento e possibilidades de crescimentos externo, mediante fusões e aquisições

• Efetuar a análise das fontes de financiamento de médio e longo prazo existentes nos mercados financeiros, procurando obter a estrutura de capital que minimize o custo

• Realizar a gestão financeira de projetos de investimento, avaliando e gerindo o seu risco

• Tratar da problemática financeira resultante da internacionalização

Destinatários

São candidatos à frequência do Mestrado em Gestão Financeira, licenciados em Gestão, Economia, Contabilidade e detentores de outros cursos que desempenhem funções na área financeira ou que reconheçam ter conhecimentos financeiros para desenvolver estudos de 2º ciclo nesta área.

Reconhecimento e Reestruturação Curricular

As estruturas curriculares e os planos de estudo do Mestrado em Gestão Financeira constam do Aviso n.º 11034/2011, publicado no Diário da República, 2.ª série, N.º 96, 18 de Maio de 2011. Mestardo Acreditado durante 5 anos - 27/05/2010.

Plano de Estudos
DisciplinaProfessoresECTS
1º Semestre
Gestão Financeira Prof. Doutor Renato Costa 6
Análise de Performance Empresarial Prof. Doutor Rui Barroso de Moura 3
Contabilidade e Controlo de Gestão Prof. Doutor António Pires Caiado 6
Finanças Internacionais Mestre Henrique Morais 6
Análise de Dados para Gestão Financeira Prof.ª Doutora Ana Paula Amaro e Mestre Leonor Fernandes 6
Fiscalidade Prof. Dr. José Almas 3
2º Semestre
Estratégia e Financiamento da Empresa Prof. Dr. Luís Vilela 6
Fusões, Aquisições, e Reestruturação de Empresas Prof. Dr. Telmo Vieira | Mestre Helena Bagorro 6
Risco Financeiro das Empresas e Instrumentos Financeiros de Gestão de Risco Mestre Henrique Morais 6
Gestão de Projectos, Empreendedorismo e Financiamento Prof. Doutor Rui Barroso de Moura 6
Seminário de Investigação Prof.ª Doutora Sacramento Costa e Prof. Doutor José Lopes Costa 6
3º e 4º Semestre
Dissertação, Projecto ou Estágio Orientador 60

Informação Adicional

O ISG possui um centro de Investigação denominado Cigest que está essencialmente orientado para a investigação aplicada, procurando estabelecer uma forte ligação entre a teoria e a prática. Este mestrado insere-se na linha de Investigação de Economia e Gestão.

Para uma maior proximidade entre os estudantes e as empresas, o ISG dispõe igualmente da DRIE - Direção de Relações Internacionais, Estágios Emprego e Empreendedorismo.

Horário

Pós-laboral

acesso

Candidatura Online
Ingresso, reinscrição, transferência, Maiores de 23, CTSP, CET, etc.

Aluno Internacional
internacional.isg.pt
Condições de acesso para alunos internacionais, Brasil e PALOP/CPLP.

Candidate-se

Quero ser contactado!
Dúvidas ou questões? Fale connosco!

Propinas e Emolumentos