
COORDENADOR DO CURSO
Professor Doutor Álvaro Borba Cruz Lopes Dias
Regime
Diurno e nocturno
Duração / ECTS
6 semestres / 180 ECTS
Reconhecimento e Reestruturação Curricular
As estruturas curriculares e os planos de estudos da Licenciatura em marketing constam do Aviso nº21620/2010, publicado no Diário da República, 2ª série, nº208, de 26 de Outubro.
Licenciatura acreditada por 6 anos a 10 de dezembro de 2012.
CET
O CET em Técnicas de Gestão Comercial e Marketing dá-te acesso direto a esta licenciatura e também algumas equivalências.
Os candidatos deverão ser titulares do 12.º Ano, ou de habilitação legalmente equivalente, e terem realizado no ano em que se candidatam, uma das seguintes provas de ingresso:
- 04 Economia
- 16 Matemática
- 18 Português
A Licenciatura de Marketing tem por objectivo preparar profissionais e quadros para as funções de Marketing e de Comercial, dotando-os de aptidões nas vertentes quantitativa, comportamental e de resolução de problemas necessários ao gestor de Marketing.
O Marketing constitui a principal componente da cadeia de valor das empresas, assumindo um papel decisivo e estratégico no seu sucesso. Intimamente relacionado com a Gestão das Empresas, o Marketing deixou de representar, nos dias de hoje, uma área funcional autónoma, para se configurar como o centro catalisador de todo o negócio, na medida em que este depende do mercado, cada vez mais soberano nas suas opções.
Várias mudanças recentes contribuíram para dar maior destaque ao perfil do Marketing: uma nova atitude perante mercados em constante mutação, a implantação da Internet e outras tecnologias da informação como meios de comunicação e distribuição, a difusão universal das modas, dos padrões de vida e de consumo.
É neste novo contexto do mundo empresarial que o Marketing assume preponderância em todo o ciclo de vida das organizações: na análise dos mercados, na orientação estratégica do negócio, no posicionamento dos produtos e serviços e, finalmente, na implementação de um conjunto de políticas tendentes a rendibilizar a oferta.
A formação ministrada na Licenciatura de Marketing permite aos seus licenciados desenvolver a sua actividade profissional como:
- Directores de Departamento de Marketing;
- Gestores de actividades ligadas ao Marketing Estratégico, designadamente: estudos de mercado – análise de oportunidades de negócio em mercados internos e externos – análise e gestão da carteira de clientes – implementação de programas de fidelização de clientes – planeamento de Marketing.
- Gestores de actividades ligadas ao Marketing Operacional, tais como: análise e gestão do portfolio de produtos – concepção, gestão e implementação de campanhas promocionais e publicitárias – intervenção ao nível da comunicação institucional e imagem da empresa – implementação do negócio em mercados internacionais – gestão dos canais de distribuição – consultoria em Marketing.
1.º Semestre | ECTS |
---|---|
Economia | 5 |
Fundamentos de Gestão | 6 |
Tecnologias e Sistemas de Informação | 5 |
Teorias e Modelos de Comunicação Empresarial | 5 |
Marketing Estratégico | 6 |
Metologias de Investigação Científica | 3 |
2.º Semestre | ECTS |
Publicidade e Relações Públicas | 6 |
Historia Económica e Social | 7 |
Gestão do Produto e do Preço | 6 |
Elementos Fundamentais de Estatística | 6 |
Sociologia | 5 |
3.º Semestre | ECTS |
Comportamento do Consumidor | 5 |
Elementos de Contabilidade Geral e Analítica | 6 |
Distribuição e Logística | 5 |
Direito Aplicado ao Marketing | 4 |
Ética, Responsabilidade Social e Cidadania | 6 |
Liderança e Negociação | 4 |
4.º Semestre | ECTS |
Semiótica | 7 |
Estiudos de Mercado | 5 |
Gestão Financeira e Orçamental | 5 |
Auditoria de Marketing | 6 |
Gestão Comercial | 7 |
5.º Semestre | ECTS |
Marketing Industrial e de Serviços | 5 |
Inovação, Criatividade e Empreendedorismo | 7 |
E-marketing | 7 |
Advertising Design e Produção de Arte | 5 |
Database e Marketing Directo | 6 |
6.º Semestre | ECTS |
Análise de Investimentos | 6 |
Estratégia de Comunicação e Media Planning | 6 |
CRM e Marketing Relacional | 6 |
Marketing Social | 6 |
Gestão de Marcas | 6 |