Estratégia de Investimento e Internacionalização

A empregabilidade geral do ISG, considerando o número de diplomados entre 2004 e 2015 é de 97% nos cursos de 2º Ciclo (Mestrados), com base nos dados da DGEEC.

COORDENAÇÃO CIENTÍFICA

Professor Doutor Rui Moreira de Carvalho

“Muitas das atuais tendências tecnológicas não eram conhecidas há 30 anos.

O conhecimento assume-se como o principal recurso. A terra e o capital – os clássicos fatores de produção –, hoje, com facilidade, estão capturados pela gestão da informação: o denominado “conhecimento especializado”.

Contudo, o conhecimento especializado, isolado, é irrelevante. Ele torna-se eficiente e reprodutivo quando integrado numa tarefa. 

Isto significa que os “trabalhadores do conhecimento” necessitam de acesso a uma organização; um coletivo que aglutine diversas competências e que aplique as suas capacidades num produto final comum. E consequente, para ultrapassar a prova do mercado.

Este projeto é fruto de muitos e diversos teres e quereres. Junta-te para criar o Futuro.”

O Mestrado em Estratégia de Investimento e Internacionalização (EII) é um curso inovador no panorama internacional e destina-se a licenciados de diferentes áreas que pretendam desenvolver e aprofundar conhecimentos de gestão internacional e internacionalização de negócios.

Afigura-se fundamental a um gestor/empresário adotar uma abordagem global para os seus negócios, pois só procurando permanentemente, oportunidades em novos mercados se pode garantir a sustentabilidade económica das empresas.

Este Mestrado visa preencher a necessidade de conhecimento inerente a esta temática e realidade.

O ISG, na senda da contínua de inovação, tem por objectivo internacionalizar o seu mestrado através de uma parceria com uma instituição de ensino universitário moçambicana, o Instituto Superior Mutasa (ISMU).

Os alunos que entenderem têm a oportunidade de realizar parte do segundo Semestre em Moçambique (cerca de 60 dias), mais precisamente em Chimoio, na Província de Manica, em regime de semi-internato.

Nesse sentido, é possível disponibilizar um conjunto de experiências sócio-profissionais e de seminários com docentes internacionais que, em complemento à carga docente, oferecendo, assim, uma melhor ligação aos Sistemas de Ciência e Tecnologia (SCT) português e moçambicano.

Horário

Pós-laboral

Duração / ECTS

300 Horas / 120 ECTS

Reconhecimento e Reestruturação Curricular

No seguimento da análise do processo de avaliação/acreditação da Licenciatura em Gestão do ISG – Instituto Superior de Gestão, informamos que o Conselho de Administração da A3Es, comunica a deliberação final em termos de acreditação este ciclo de estudos por um período de 3 anos, contados a partir de 31 de Julho de 2018, após avaliação efetuada por uma Comissão de Avaliação Externa (CAE)

https://www.a3es.pt/pt/resultados-acreditacao/estrategia-de-investimento-e-internacionalizacao-0

Data de Início Prevista

Setembro 2020

Este Mestrado visa o desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais na área de gestão de negócios e desafios empresariais internacionais.

Pretende proporcionar aos participantes uma preparação focalizada nos aspectos relacionados com a gestão de negócios sem fronteiras, dotando-os das competências necessárias para vencer a atual conjuntura e os desafios inerentes.

Pensamos ser possível oferecer a possibilidade de um eficiente intercâmbio de docentes, de alunos e de investigadores entre Portugal, Moçambique, e a médio prazo, o Brasil e o Zimbabué.

Com a conclusão do curso, o aluno adquirirá as seguintes competências:

  • Compreensão das abordagens estratégicas a efetuar em cenários de internacionalização
  • Como gerir, do ponto de vista cultural e humano, a internacionalização para diferentes sociedades ou num cenário global
  • Como elaborar, desenvolver e avaliar projetos de investimento para internacionalização
  • Conhecer as abordagens de marketing para cenários internacionais
Gestores de desenvolvimento de negócios internacionais e profissionais que pretendam desempenhar funções nas áreas da gestão e da gestão de internacionalização de negócios.
Disciplina ECTS Horas de Contato Docentes
1º Semestre
Marketing Internacional 6 30 Prof. Doutor Álvaro Dias
Economia Portuguesa 6 30 Prof. Dr. Luís Goldschmidt | Prof. Doutor Miguel Varela
Estratégia Empresarial 6 30 Prof. Doutor Rui Moreira de Carvalho
Finanças Internacionais 6 30 Prof. Dr. Henrique Morais
Gestão Intercultural e Globalização 3 14 Prof. Doutor Fernando Jorge Cardoso
Competitividade da Empresa 3 16 Prof. Doutor Luís Sequeira
2º Semestre
Análise de Dados 3 14 Prof. Doutor Ivo Ferreira
Seminário de Investigação e Empreendedorismo 6 30 Profª Doutora Custódia Sacramento Costa | Mestre Francisco Banha
Política de Investimento e Internacionalização 6 30 Prof. Dr. Nuno Fernandes Thomas | Prof. Dr. Guilherme Correia
Distribuição e Logística Internacional 6 30 Prof. Mestre Carlos Paz
Organizações Económicas Internacionais 3 16 Prof. Doutor Tito Carvalho
Análise de Projectos de Investimento 6 30 Prof. Doutor Rui M. de Carvalho
3º e 4º Semestre
Dissertação, Projetos ou Estágio 60 Orientador

O ISG possui um centro de Investigação denominado Cigest que está essencialmente orientado para a investigação aplicada, procurando estabelecer uma forte ligação entre a teoria e a prática. Este mestrado insere-se na linha de Investigação de Economia e Gestão, Gestão política Internacional.

Para uma maior proximidade entre os estudantes e as empresas, o ISG dispõe igualmente da DRIE – Direção de Relações Internacionais, Estágios, Emprego e Empreendedorismo.

×

Bem-vindo(a)!

Contacte-nos pelo WhatsApp

× 969844241