Marketing

A empregabilidade geral do ISG, considerando o número de diplomados entre 2004 e 2015 é de 97% nos cursos de 2º Ciclo (Mestrados), com base nos dados da DGEEC.

COORDENAÇÃO CIENTÍFICA

Professor Doutor Álvaro Dias

“Concebido para responder às tendências mais recentes no marketing, o mestrado em Marketing do ISG |Business & Economics School tem a duração de dois anos (quatro semestres). Está integrado na oferta formativa do ISG desde 2010. O mestrado integra o melhor de dois mundos. O científico através do envolvimento dos alunos em projetos de investigação internacionais. O empresarial, adaptando o ensino às necessidades das empresas e organizações. Assim, através de vários mecanismos é possível aferir quais as matérias e as metodologias de ensino que, por um lado, melhor permitem preparar os alunos e, por outro, corresponder às expetativas e carências encontradas no mercado.

O ISG é uma escola que preza pela proximidade ao aluno e às empresas, o que lhe permite oferecer um ensino de excelência, de cariz prático, mas não descurando a solidez dos conhecimentos práticos. O corpo docente composto por professores experientes, investigadores, empresários e diretores de empresas e organizações e investigadores permitem que os alunos contatem com diversos pontos de vista e fontes de conhecimento.

No mestrado de Marketing do ISG os alunos são também incentivados a desenvolver o seu potencial de empreendedorismo e criatividade. Para tal, existe uma transversalidade entre matérias o que permite que os alunos possam desenvolver projetos pessoais ou propostos por empresas ao longo de várias disciplinas.

Este curso tem por principal objetivo preparar profissionais e quadros para as funções de direção de Marketing e Comercial, dotando-os de aptidões nas vertentes quantitativa, comportamental e de resolução de problemas necessários ao gestor de Marketing.

O Mestrado procura ainda dotar os participantes em ferramentas avançadas em campos como o marketing industrial, marketing digital, marketing internacional, comportamento de consumidor, branding, etc.”

Os principais objetivos do Mestrado em Marketing são, por um lado, proporcionar uma formação atualizada e avançada em domínios científicos ligados ao marketing e, por outro, incentivar a investigação.

Mais concretamente, o Mestrado em Marketing permitirá desenvolver os conhecimentos na área, acrescentando aos conceitos, modelos e teorias tradicionais; novos desenvolvimentos na área específica dos relacionamentos das empresas com os seus clientes e públicos mais importantes; e novas tecnologias de informação e comunicação, contribuindo desse modo para um melhor desempenho das organizações em contextos nacionais e internacionais.

Horário

Pós-laboral

Duração / ECTS

300 Horas / 120 ECTS

Data de Início Prevista

Setembro 2020

Reconhecimento e Reestruturação Curricular

As estruturas curriculares e os planos de estudo do Mestrado em Marketing constam do Aviso n.º 11039/2011, publicado no Diário da República, 2.ª série, N.º 96, 18 de Maio de 2011.

Mestrado acreditado por 6 anos a 9 de janeiro de 2013.

http://www.a3es.pt/pt/resultados-acreditacao/marketing-25

Este 2º Ciclo tem por objetivo promover a integração dos saberes e das práticas, estimular a constante atualização dos participantes que trabalham e operam nestes domínios, através de uma atitude permanente de inquirição e de experimentação, bem como desenvolver a capacidade de ação autónoma e de trabalho em equipa.

Em termos profissionais, visa-se a formação e actualização de conhecimentos de todos os que trabalham ou pretendem vir a trabalhar nestas áreas do saber que permitam ao diplomado exercer com sucesso as atividades profissionais correspondentes.

O Mestrado visa dotar os participantes das seguintes competências:

  • Utilizar, gerir e desenvolver a aplicação das novas ferramentas tecnológicas ao serviço do marketing
  • Avaliar as ações de marketing, mormente por via das finanças e do controlo de gestão
  • Atualizar e desenvolver conhecimentos ao nível do Marketing Research
  • Desenvolver e atualizar as técnicas e metodologias de gestão, bem como o desenvolvimento das variáveis de marketing
  • Gestão da inovação ao nível do desenvolvimento de marcas, produtos e serviços
Licenciados em Gestão, Marketing, Publicidade e Relações Públicas ou de outras áreas que pretendem obter competências em Marketing.
Disciplina ECTS Horas de Contato Docentes
1º Semestre
Fundamentos de Marketing 3 14 Profª Doutora Marta Lopes
Marketing Estratégico 6 30 Prof. Doutor José Lopes da Costa
Sociedade e Comportamento do Consumidor 3 14 Mestre José Dias
Estudos e Análise de Mercados (Marketing Research) 3 16 Prof. Doutor Eduardo Sarmento
Políticas de Distribuição e Vendas 6 30 Mestre Rui Brito
Comércio Electrónico e E-Marketing 6 30 Prof. Dr. João Licínio da Silva
Gestão do Produto e da Marca (Branding) 3 16 Prof.ª Doutora Paula Lopes
2º Semestre
Comunicação de Marketing 3 16 Prof. Doutor Rui Estrela
Inovação e Desenvolvimentos de Novos Produtos e Serviços 3 14 Mestre Hugo Ataíde
Marketing de Serviços 3 16 Mestre Teresa Assunção
Marketing Industrial (Business-to-Business) 3 14 Prof. Dr. Jorge Romero
Marketing Internacional 6 30 Prof. Doutor Álvaro Dias
Finanças e Controlo de Gestão para Marketing 3 16 Prof. Doutor Carlos Carvalho
Seminário de Investigação e Empreendedorismo 6 30 Mestre Francisco Banha | Profª. Doutora Sacramento Costa
Análise de Dados 3 14 Prof.ª Doutora Ana Paula Amaro
3º e 4º Semestre
Dissertação, Projecto ou Estágio 60  Orientador

O ISG possui um centro de Investigação denominado Cigest que está essencialmente orientado para a investigação aplicada, procurando estabelecer uma forte ligação entre a teoria e a prática.

Este mestrado insere-se na linha de Investigação de Economia e Gestão, Ciências da Comunicação.

Para uma maior proximidade entre os estudantes e as empresas, o ISG dispõe igualmente da DRIE – Direção de Relações Internacionais, Estágios, Emprego e Empreendedorismo.

×

Bem-vindo(a)!

Contacte-nos pelo WhatsApp

× 969844241