
COORDENAÇÃO Científica
Professor Doutor Valter Cardim
A escolha da Moda, como área específica desta Pós-Graduação, advém do facto de existir em Portugal poucas ofertas que envolvem este tema como sistema multidisciplinar e, por ser também, uma área onde atuam os profissionais da Moda, do Design, da Gestão, da Fotografia, do Marketing e da Publicidade.
Neste sentido, o Plano de Estudos procura oferecer a compreensão do fenómeno da Moda, técnicas e processos de Comunicação que são utilizados por esta, na Gestão, no planeamento de sua Comunicação, no Branding e Rebranding de Moda.
O curso considera, ainda, que a moda atua num mercado internacional altamente concorrencial, promissor financeiramente, criativo, bastante diversificado em termos culturais e gerador de riqueza.
Horário
Pós-laboral – Presencial e/ou Online
terças, quartas e quintas
18h30 – 23h00
Duração / ECTS
186 Horas / 34 ECTS
Data prevista de Início
22 de fevereiro 2022
Ano Letivo 2021/2022
CANDIDATURAS
Acesso | 95,00€ |
MATRÍCULAS
Matrícula | 122,00€ |
Inscrição | 161,00€ |
Seguro Escolar | 42,00€ |
PROPINAS
Parte Curricular Total | 1 950€ |
Valor Final (Emol.+ Prop.) |
2 370€ |
A moda é um fenómeno complexo que abrange vários campos do conhecimento humano, da técnica à criação, do comportamento ao marketing, da história das civilizações à cultura contemporânea. Atualmente, o universo da moda abre um leque de novas possibilidades aos investigadores e profissionais. Como tal, apresentam-se os seguintes objetivos:
1º – Colmatar uma lacuna na área dos Estudos da Moda, articulando a mesma com as ciências empresariais;
2º – Abrir a possibilidade para os licenciados em Marketing e Publicidade, Design, Design de Moda, Marketing e Publicidade, Profissionais da Moda, Economia, Gestão e áreas afins, aprimorar a qualidade técnica numa das áreas que contribuem largamente para o desenvolvimento da economia, ou seja, a moda;
3º – Profissionalizar licenciados para atuarem no mundo dos negócios na área específica da Gestão da Comunicação e do Branding de Moda.
Os Participantes desenvolverão em termos de competências:
- Atualização e desenvolvimento dos conhecimentos com relação ao fenómeno da Moda, de suas marcas e dos mercados em que atua;
- Conhecer as inúmeras formas de comunicação que as marcas desenvolvem para atingir os diversos segmentos do mercado da moda e do luxo;
- Compreensão da atualidade da Moda e da sua importância no contexto da economia regional, nacional e internacional;
- Atualização com relação as metodologias e ferramentas que as marcas utilizam para divulgar os seus produtos junto ao público alvo.
São admitidos como candidatos à inscrição: os titulares de grau de licenciado ou equivalente legal; os titulares de grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um estado aderente a este Processo; os titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado. Em conformidade com o disposto na alínea d) do artigo 17º do DL 74/2006, poderão candidatar‐se também os “Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos”.
Unidade Curricular | ECTS | Horas de contacto | Nome do Docente |
Marketing Estratégico | 3 | 14 | Doutor Casimiro Ramos |
Gestão do Produto e da Marca | 3 | 14 | Doutor Miguel Varela |
Negócios e Retalho de Moda | 3 | 14 | Doutor José António Rousseau |
Comunicação e Narrativas da Moda | 3 | 14 | Doutora Nélia Cruz |
Cultura de Moda | 2 | 12 | Dr. Luis Sanchez |
Comunicação Estratégica | 2 | 14 | Doutor Alexandre Duarte |
Comunicação e Fotografia de Moda | 3 | 14 | Dra. Marta Espadas |
Branding de Moda e Gestão de Tendências | 3 | 14 | Dr. Luís Santos |
Branding Emocional | 2 | 14 | Mestre Tiago Bento |
Visual Merchandising | 1 | 10 | Doutor Valter Cardim |
Psicossociologia da Cor | 2 | 12 | Doutora Nélia Cruz |
Fashion Digital Media | 3 | 16 | Dr. Luís Santos |
Direção Criativa & Styling em Moda | 3 | 14 | Dra. Ana Catarina Afonso Marques |
Mobilejornalismo na moda: como contar histórias com smartphone …! | 1 | 10 | Dra. Stefania Giacomini * |