Pós-Graduações

Gestão e Avaliação Imobiliária

COORDENAÇÃO CIENTÍFICA

Mestre Eng.º Fernando Neto

A Lei 153/2015 torna condição necessária para os técnicos que pretendam exercer a atividade de perito avaliador de imóveis e simultaneamente prestar serviços para o sistema financeiro. A obtenção por parte dos candidatos, de licenciatura, pós ­graduação ou mestrado, que incluam um número vasto de matérias relativamente às quais os candidatos ao exercício da atividade de Perito avaliador têm de ter conhecimentos ou conhecimentos aprofundados. Esses conhecimentos são imperativos para ser reconhecida qualificação e experiência profissional necessárias, ao exercício da atividade de perito avaliador de imóveis. A pós-graduação que o ISG está a promover em conjunto com a ASAVAL, dá resposta a todos os requisitos legais impostos pela legislação vigente agregando ainda informação adicional que permita: 

– Dar ao futuro perito avaliador de imóveis uma formação de âmbito alargado, tendo em vista as necessárias interações com outros técnicos de outras áreas com os quais os futuros peritos avaliadores de imóveis terão de interagir, no exercício da sua atividade profissional. 

– Integrar o futuro perito avaliador de imóveis nas profundas alterações que se encontram em curso no âmbito da Mobilidade; Alteração dos conceitos tradicionais, quer das habitações, quer das exigências funcionais das construções; Novos conceitos urbanos e Novas regras de utilização do solo.

Quer os conhecimentos obrigatórios que a legislação nacional obriga, quer as alterações em curso nas formas tradicionais de viver e trabalhar são enquadrados pelas Normas Europeias de Avaliação e demais conceitos que permitam ao perito avaliador de imóveis estender a sua atividade a outros países ou vir a obter certificações Internacionais que os distinguem, no exercício da sua atividade, em Portugal. 

Lei 153/2015 – Requisitos legais da PG: ISG / ASAVAL

PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA DO CURSO

Professor Doutor Artur Bezelga

A pós-graduação em Gestão e Avaliação Imobiliária visa principalmente dotar os seus diplomados dos conhecimentos académicos exigidos pela Lei 153/2015, por forma a permitir cumprir um dos condicionantes exigidos para inscrição na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) para o exercício da atividade de Perito Avaliador.

O corpo docente tem formação e qualificação académica relevante e/ou experiência profissional de elevado nível em todas as áreas do sector.

Em parceria com:

Horário 

(Consultar Horário)

20h / Semanais: 300h Sistema B-Learning + 25h Seminários Presenciais

Duração / ECTS

325 Horas / 55 ECTS

Data de Início Prevista

Setembro 2020

A pós-graduação em Gestão e Avaliação Imobiliária tem como objetivo dotar os candidatos ao exercício da atividade de peritos avaliadores dos seguintes conhecimentos:

1) Formação geral em todas as áreas do imobiliário, nomeadamente, construção, urbanismo, demografia e tendências de evolução industrial e social em cada uma destas áreas.
2) Impacto da evolução futura das sociedades, fruto da automação e robotização na organização e conceção das futuras construções.
3) Dominar os conhecimentos aprofundados exigidos pela legislação atual e preparar os diplomados para obterem certificações internacionais (REV/TRV) que lhes garantam uma total integração nas melhores práticas internacionais acompanhada por formação continua adequada.
4) Compreender o processo de investimento imobiliário integrando conhecimentos aprofundados da reabilitação urbana, nos conceitos de edifícios “verdes” que respeitem o ambiente e garantam a mais adequada gestão dos recursos naturais e energéticos desde a conceção e construção dos edifícios até á sua demolição.

Acesso ao exercício da atividade de Perito – Avaliador credenciada pela CMVM.
Formação básica em economia, Finanças, Funcionamento dos mercados financeiros, construção, energia, ambiente e urbanismo.

Competências aprofundadas em Avaliações Imobiliárias, análise de projetos de investimento, contabilidade e fiscalidade, instrumentos financeiros no imobiliário e Direito aplicável ao imobiliário.

Neste pressuposto os diplomados pela pós graduação a iniciar adquirirão conhecimentos nas seguintes áreas:

a) Princípios da Teoria Económica
b) Princípios de Finanças Empresariais
c) Funcionamento dos Mercados Financeiros
d) Construção
e) Energia, Ambiente e Protecção dos Recursos
f) Planeamento Urbanístico
g) Gestão e Operações Imobiliárias
h) Ética na Actividade Financeira

Para além dos conhecimentos referidos nas áreas anteriormente indicadas os diplomados serão dotados de conhecimentos aprofundados nas seguintes áreas:

a. Análise de projectos de investimento
b. Métodos de avaliação de Imóveis
c. Contabilidade e Fiscalidade no imobiliário
d. Instrumentos Financeiros de Investimento no Imobiliário
e. Direito Aplicável ao Imobiliário e ao Investimento no Imobiliário

Arquitetos, Engenheiros, Economistas e outros técnicos que pretendam exercer a função de Perito Avaliador inscrito na CMVM.
Consultores imobiliários, técnicos ligados à aprovação de e gestão de financiamentos, técnicos ou gestores de fundos de investimentos imobiliários.
Técnicos de serviços públicos ligados ao licenciamento de obras.
Técnicos responsáveis pela gestão de imóveis em empresas públicas ou privadas.

 

Ano/Semestre Disciplina ECTS Horas de Contacto Professores
Métodos de Avaliação I – Mercado Imobiliário e o uso do solo 4 25h Engº Paulo Barros Trindade

Tecnologia da Construção I – Física das Construções 

2 10h Mestre Eng.º Fernando Neto
Tecnologia da Construção II – Tecnologias, reabilitação e urbanismo 3 15h Mestre Eng.º Fernando Neto
Métodos de Avaliação II –  EVS – Normas Europeias de Avaliação  4 25h

Dr. Carlos Moralejo

Dr. Alberto Guardiola (Barcelona)

Finanças Imobiliárias e Mercados Financeiros  3 20h Mestre Dr. Rui Pina Pereira
Métodos de Avaliação III – Ética, Regulação e Qualificação da Atividade de Avaliação 4 25h Mestre Eng.º Paulo Barros Trindade
1.º Semestre

300h

Métodos de Avaliação IV – Metodologias de Avaliação 4 25h Mestre Eng.º Luís Do Carmo Benedito
Gestão de Património Imobiliário 2 10h A Identificar
Métodos de Avaliação V – Estatística aplicada ao Imobiliário 3 20h Dra. Ana Amaro
Direito aplicável ao Imobiliário e ao investimento no imobiliário 4 25h Dr. David George
Contabilidade e Fiscalidade no Imobiliário 4 25h Dr. Luís Quinaz
Instrumentos Financeiros de Investimento no Imobiliário (hipotecário geral, financiamento construção e instrumentos financiamento público) 3 15h Eng.º José Caetano de Oliveira
Análise de projetos de investimento 4 25h Mestre Eng.º Fernando Neto
Métodos de Avaliação VI – Casos Especiais de Avaliação 6 35h

Mestre Dr. Rui Pina Pereira

Mestre Eng.ª Cristina Domingos

Eng.º Luís Benedito

Ano/Semestre Seminários ECTS Horas de Contacto Professores
Avaliação Imobiliária 1 5h Professor Doutor Artur Bezelga, Coordenador científico
1.º Semestre

25h – Seminários

Teoria Económica 1 5h Dr. Rui Leão Martinho, Ordem dos Economistas
Avaliação de Unidades Hoteleiras 1 5h Dr. Sérgio Ramos
Energia/Ambiente e Recursos Naturais 1 5h Dr. Francisco Ferreira
Avaliação de Recursos Minerais 1 5h Prof. Dr. Luís Chambel 

O ISG possui um centro de Investigação denominado Cigest que está essencialmente orientado para a investigação aplicada, procurando estabelecer uma forte ligação entre a teoria e a prática. Esta Pós – Graduação insere-se na linha de Investigação de Economia e Gestão, Ciências da Comunicação.

Para uma maior proximidade entre os estudantes e as empresas, o ISG dispõe igualmente da DRIE – Direção de Relações Internacionais, Estágios, Emprego e Empreendedorismo.

×

Bem-vindo(a)!

Contacte-nos pelo WhatsApp

× 969844241