Gestão

A empregabilidade geral do ISG, considerando o número de diplomados entre 2004 e 2015, é de 97% nos cursos de 1º Ciclo (Licenciaturas),com base nos dados da DGEEC.

COORDENADOR DO CURSO

Professor Doutor Miguel Nuno Vieira de Carvalho Abreu Varela

A Licenciatura em Gestão do ISG | Business & Economics School, apresenta-se como um curso inovador no panorama nacional da formação superior em gestão que alia uma forte componente de formação nas áreas essenciais da modelação matemática e dos princípios de gestão, com áreas aplicadas e orientadas para o controlo de gestão e para o exercício das funções atualmente mais relevantes em contexto empresarial, nomeadamente as que dizem respeito à auditoria, consultoria e áreas especializadas da gestão.

A escola aposta em metodologias originais de ensino com forte enfoque no uso de tecnologias de informação e em estudos de caso que permitam ao aluno contextualizar o exercício da gestão na realidade nacional.

A ligação estreita da escola ao tecido empresarial, a qualidade do seu corpo docente, a coerência da organização curricular e o rigor do ensino ministrado, são motivos mais do que suficientes para que o ISG | Business & Economics School se afirme como um dos mais sólidos e relevantes projetos de ensino da gestão a nível nacional.

Regime

Diurno e nocturno

Duração / ECTS

6 semestres / 180 ECTS

Reconhecimento e Reestruturação Curricular

As estruturas curriculares e os planos de estudos da Licenciatura em Gestão constam do Aviso nº21618/2010, publicado no Diário da República, 2ª série, nº208, de 26 de Outubro. Acreditação da Licenciatura por 5 anos – 25/06/2014

Os candidatos deverão ser titulares do 12.º Ano, ou de habilitação legalmente equivalente, e terem realizado no ano em que se candidatam, uma das seguintes provas de ingresso:

  • 04 Economia
  • 16 Matemática
  • 18 Português
  • Preparar de forma rigorosa os estudantes no âmbito de um conjunto de matérias, situadas nas áreas científicas da gestão, matemática, sistemas de informação, economia, ciências sociais e humanas, direito e línguas estrangeiras;
  • Formar indivíduos com leque vasto de competências, nomeadamente aquelas que são requeridas pelas pequenas e médias empresas e organizações análogas que dominam o tecido empresarial nacional;
  • Motivar o futuro diplomado a prosseguir os seus estudos ao nível de segundo ciclo numa perspetiva de educação permanente e reforço constante de competências;
  • Proporcionar a formação básica em gestão, com as características apontadas anteriormente, a todos os candidatos que pretendem enveredar pela carreira da gestão e possuam habilitações adequadas.

A formação ministrada na Licenciatura em Gestão corresponde à necessidade pluridisciplinar do gestor, de forma a dar resposta aos novos desafios duma gestão mais internacionalizada e global.

Novos Critérios para reconhecimento da habilitação académica adequada para o exercício da profissão de técnico oficial de contas – de acordo com o Processo de Bolonha.

A partir do ano letivo de 2010/2011 e para todos alunos que no mesmo ano iniciam a sua Licenciatura em Gestão, independentemente da escola que frequentem, existem novos critérios regulados no Anúncio nº 6060/2010, publicado no Diário da República, 2ª série, nº 125, de 30 de Junho.

Da conclusão da Licenciatura em Gestão do ISG não resulta de forma direta o reconhecimento, em causa, que atualmente, de acordo com o nº 5 do referido Anúncio implica, no âmbito dos princípios da mobilidade e complementaridade, formação extracurricular que pode ser obtida, pela conclusão de unidades curriculares, previamente escolhidas, em função dos seus programas e respetivos ECTS, lecionadas, nomeadamente ao nível de cursos de Mestrado, preferencial mas não exclusivamente no ISG.

Os Licenciados em Gestão pelo ISG | Business & Economics School estão aptos a desenvolver a sua atividade profissional como:

  • Gestores de empresas e de outras organizações ou entidades privadas e públicas;
  • Diretores da área financeira;
  • Diretores da área comercial;
  • Diretores da área de recursos humanos;
  • Auditores, Consultores, Revisores Oficiais de Contas;
  • Docentes de Ensino Superior;
  • Investigadores.
1.º Semestre ECTS
Fundamentos de Gestão 5
Contabilidade Geral 6
Álgebra e Programação Linear 6
Microeconomia 6
Tecnologias e Sistemas de Informação 4
Metodologias de Investigação Científica 3
2.º Semestre ECTS
Contabilidade e Consolidação de Contas 6
Análise Matemática 7
Estatística Descritiva 6
Macroeconomia 6
História e Economia Social 5
3.º Semestre ECTS
Cálculo Financeiro 5
Inferência Estatística 6
Marketing 5
Ética, Responsabilidade Social e Cidadania 4
Contabilidade Analítica 6
Liderança e Negociação 4
4.º Semestre ECTS
Gestão Estratégica 7
Direito do Trabalho 5
Sociologia 5
Gestão Recursos Humanos 6
Gestão Financeira 7
5.º Semestre ECTS
Direito da Empresa 5
Planeamento e Controlo de Gestão 7
Gestão das Operações e da Produção 7
Gestão da Qualidade 5
Auditoria de Gestão 6
6.º Semestre ECTS
Fiscalidade 6
Análise de Investimentos 6
Instrumentos e Mercados Financeiros 6
Economia e Comércio Internacional 6
Projecto Empresarial e Empreendedorismo/Estágio 6
Divi WordPress Theme