Select Page

Estamos em plena Reentré!

Os Partidos Políticos anunciam novas medidas, sempre com o objetivo de satisfazer os seus eleitores e seduzir novos votantes. As organizações empresariais começam a planear novas atividades tendo sempre como fim último o bem-estar dos respetivos colaboradores a conquista de novos públicos e a diversificação da procura. Os Clubes Desportivos estão em pleno pós fecho do mercado onde houve jogadores que foram vendidos e outros que foram comprados. Nas Escolas e nas Universidades o tempo é de tomar contacto com os novos horários e professores. Celebrar o início de novas aprendizagens e a consolidação das competências adquiridas em anos anteriores.

We the People(1)– é assim que começa a Constituição dos Estados Unidos da América! Nós, o Povo! Nós, as Pessoas! Analisando todos os Players de relevo da reentré , seja em Portugal ou em qualquer outro país, parece que é tudo feito By the People e For the People. Senão vejamos: O Governo, independentemente da latitude e da longitude, ao longo do respetivo mandato vai apresentando aos cidadãos, de forma bastante cuidada, as Medidas que já foram realizadas e as que importa executar para que o respetivo Programa seja escrupulosamente cumprido. Anualmente já nos habituaram às longas discussões a propósito do Orçamento estando, supostamente, sempre em pano de fundo a satisfação das necessidades das Pessoas – By the People e For the People; as organizações empresariais, sejam nacionais ou multinacionais, colocam sempre no centro da Missão o cliente, o desenvolvimento sustentável e a felicidade dos trabalhadores. Aparentemente tudo é feito para agradar às Pessoas – By the People e For the People. Só com o advento e subsequente tomada de consciência da Crise é que começamos a ouvir falar, de forma cada vez mais insistente, dos acionistas e de como a sua vontade está condicionada pelo lucro e pela sustentabilidade da empresa; nos Clubes Desportivos os adeptos são a força motriz de cada modalidade e os sócios os propulsores de cada equipa. Aqui os espetadores e os atletas são as Pessoas e tudo é gizado para satisfazer as respetivas necessidades – By the People e For the People. Apesar de toda esta harmonia tornou-se usual assistirmos pacificamente à entrada sorrateira das entidades bancárias que suportados na perturbação criada pelas deficientes condições das diferentes economias se sentem no direito de serem legítimos intrusos.

Nas Escolas e nas Universidades dá-se corpo diariamente ao artigo 26º da Declaração Universal dos Direitos do Homem2: “Everyone has the right to education…”. Apesar deste Princípio Universal estar ratificado pelos Estados Membros das Nações Unidas, todos os dias assistimos à violação deste Direito e a ingerências graves na previsão e estatuição desta norma jurídica.

No entanto, We the People permitimos que tudo seja feito Por e Para Nós quando na realidade somos Nós que temos o poder de tudo legitimar.

Na Nossa Reentré pessoal deixo como sugestão colocar no topo das nossas prioridades que We the People comece a determinar as nossas escolhas e opções.

Tenho a certeza que dessa forma todos os objetivos serão alcançados! Bom (re)início!

Teresa Damásio

×

Bem-vindo(a)!

Contacte-nos pelo WhatsApp

× 969844241