Select Page

No âmbito das minhas obrigações laborais desloco-me aos Estados Unidos da América várias vezes ao ano e sempre que o faço fico fascinada pelo valor que é dado à Liberdade Individual e em consequência o respeito absoluto que existe no imaginário coletivo pelo Cidadão e pelos seus Direitos, Liberdades e Garantias.

Felizmente, esta passagem de ano tive a oportunidade de ir com a minha Família a Nova Iorque e poder dar asas ao sonho de poder assistir à meia-noite em Times Square. A obrigação laboral deu lugar à conciliação entre a vida profissional familiar e pessoal e todos saímos a ganhar com isso!

Nova Iorque é das Cidades do Nosso Planeta onde a diversidade é uma das marcas identitárias que melhor caracteriza esta metrópole  e que está na génese da respetiva riqueza económica, cultural, social e científica que é conhecida e reconhecida por todos a nível mundial.

A Cidade onde está situada a Sede das Nações Unidas  é conhecida por ser um autêntico melting pot  e essa ser uma das razões pelas quais tantos investidores e empreendedores a escolhem para a base das respetivas empresas. Naturalmente, que isso atrai automaticamente estudantes de todo o mundo para aí completarem a sua educação a nível superior mas também a nível do ensino secundário. 

Há, obviamente, uma estratégia concertada entre quem tem o poder de governar o Estado e a Cidade de Nova Iorque e quem detém as Instituições de Ensino Superior e não superior para que assim seja. Isso é visível na forma como todos são acolhidos e acarinhados para que desde o primeiro dia a Urbe seja sentida e vivida na primeira pessoa. O objetivo é que depois de completarem os respetivos Ciclos de Estudo aí concentrem o seu futuro laboral e sejam eles próprios Embaixadores da Multiculturalidade Nova-iorquina!

O Estado de Nova Iorque tem um conjunto muito significativo de Instituições de Ensino nos diferentes níveis  e a principal preocupação é premiar Projetos Educativos Impares e de Excelência! Por parte dos decisores políticos há a certeza que a riqueza multicultural na Rede de Ensino de Nova Iorque, Estado e Cidade, gera cash flow e contribui de forma relevante para a coleta dos impostos municipais e estaduais . 

Nos passeios dados pela 5ª Avenida tivemos a oportunidade de passar à frente da Trump Tower e observar a parafernália securitária (sim, a cidade está cheia de polícias e sente-se uma segurança que a faz ser das grandes metrópoles com menos crimes) e comunicacional ali existente e dou por mim a tentar perceber o porquê de um discurso que tem vingado por esse mundo fora que contraria o modelo de desenvolvimento que foi trazido pela imigração e pela luta por melhores condições de vida (e principalmente por “oportunidades”!) e que Nova Iorque tão bem representa. De facto, se analisarmos as recentes eleições americanas (ou mesmo o referendo ao Brexit) apercebemo-nos da importância das maiores qualificações e capacitações académicas para um sentido de voto mais esclarecido. Certamente que com muito mais qualificações as falsas notícias geradas na Macedónia teriam um impacto quase nulo .

Para 2017 formulo votos para que saibamos todos vivenciar no nosso íntimo a Riqueza Intercultural Lusófona e que a mesma possa aportar uma maior criação de riqueza humana e financeira!

 

Artigo publicado no jornal negócios de 04/01/2017 em https://goo.gl/wDiCQk 

×

Bem-vindo(a)!

Contacte-nos pelo WhatsApp

× 969844241