Select Page

Nos passados dias 23 e 24  teve lugar em Lisboa, na Fundação Oriente, em Lisboa, a I Convenção Nacional para o Sector dos Serviços, organizada pelo Fórum dos Serviços e pela Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP) , sob o lema: “Motor da Presença de Portugal na Globalização”.

A abertura da Convenção teve a presença do Primeiro Ministro que felicitou a organização e explicou às mais de cinco centenas pessoas presentes que Portugal tem neste momento a grande oportunidade com os Serviços e que os mesmos são determinantes para o Nosso Futuro.

Ao lermos no dicionário(3) o significativo da palavra serviço percebemos que: “Serviço. nome masculino. 1. ato ou efeito de servir. 2. trabalho a fazer; obrigações. 3. atividade profissional; emprego. 4. duração de uma atividade. 5. préstimo; uso; serventia. 6. proveito. 7. disposição; disponibilidade. 8. local de trabalho.”

Será Portugal um país onde todos devemos estar disponíveis para Servir? Será isso de facto determinante para o Futuro da Nossa Economia? Teremos com isso impacto positivo na Taxa de Empregabilidade?

Efectivamente, com a Globalização, Portugal tem, de acordo com a grande maioria dos especialistas , a maior oportunidade das últimas décadas para tornar a aposta nos Serviços um repto nacional.

O capital humano português é o mais desenvolvido de sempre a par das características logísticas que o país apresenta e que o tornam ímpar nas condições que oferece para se tornar numa plataforma giratória que permitirá um acréscimo significativo nas exportações com impacto no rédito nas Contas das empresas e consequentemente no PIB, por via do respectivo crescimento através do aumento da Balança Comercial.

Esta iniciativa do Forum dos Serviços e da CCP merece a mais viva das saudações pois, após os anos de crise em que a economia portuguesa esteve mergulhada, os indicadores económicos mostram-nos que as portuguesas e os portugueses exibem indicadores de confiança bastante elevados e que acreditam que este é o momento para começarmos a crescer e a desenvolver a nossa economia de forma sustentada.

Para muitos, o futuro de Portugal passaria pela (re)industrialização da economia e nunca pelos Serviços. Esquecem-se que as nossas condições geográficas, as nossas competências linguísticas, técnicas, sociais e a vocação do Nosso Território, Europeia – Atlântica – Lusófona – tornam-nos atractivos para todos os tipos de Serviços que exigem a inovação e a competitividade que as empresas portuguesas têm demonstrado ter!

Saibamos pois aproveitar a oportunidade que nos foi demonstrada ao longo dos dois dias de trabalho da I Convenção Nacional para o Sector dos Serviços.

 

Portugal merece!

 

(1) http://www.forumservicos.com/noticias 

 

(2) http://www.ccp.pt/CCP/pt-PT/CCP.aspx  

 

(3) https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/servi%C3%A7o  

 

(4) Nesta Convenção estiveram presentes alguns dos maiores especialistas em Serviços e Logística

×

Bem-vindo(a)!

Contacte-nos pelo WhatsApp

× 969844241