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No âmbito do transporte de passageiros a política de preços compreende não só a identificação do preço para a chamada oferta regular, como também para a oferta de determinadas situações específicas, isto é, oferta ocasional. A política de preços assume um papel diferente conforme o segmento de mercado em que se desenvolve (suburbano, regional, longo curso ou ocasional).

Sazonalidade da procura provoca desperdícios

Uma característica específica nas empresas de transporte com fortes implicações na determinação do preço do produto consiste em ‘lugar produzido e não utilizado não pode ser stokado‘, ou seja, é produção desperdiçada, ao que se associa a sazonalidade da procura.

Alguns dos chamados indicadores da formulação do preço, para além do custo, é a modulação do preço com as suas variações consoante o momento da venda é o chamado ‘Yield Management‘, particularmente aplicado para situações de sazonalidade acentuada da procura (mensal, semanal, diária, horária). As variações de preço podem ocorrer de acordo com as condições de venda, é o caso dos descontos de quantidade, de acordo com o local de entrega, variações de carácter social, etc. Podemos também ter variações de preço em função do pacote que lhe esteja associado que pode assumir variantes, venda de um conjunto de vários produtos associados ao transporte (transporte mais hotel, transporte mais festival, etc.). Os preços podem também ser diferenciados conforme o canal de venda (por exemplo o caso da venda pela Internet).

A oportunidade que representa uma política de preços flexível

Nas circunstâncias actuais do desenvolvimento turístico do País, impõe-se uma atenção especial ao mercado da procura ocasional, constituindo uma oportunidade a prática de uma política de preços flexível e com plena aplicação dos conceitos anteriormente mencionados no âmbito desta política.

Para o transporte de mercadorias a política de preços assume outras características, sendo de primordial importância, para além do custo, a capacidade de uma resposta integrada às necessidades do mercado e onde a cadeia logística inerente ao processo de distribuição tem um papel determinante na decisão do cliente. Para o efeito, um minucioso conhecimento do processo operativo e a capacidade de equilibrar os fluxos de transporte potencia a possibilidade de resposta a preços competitivos num mercado fortemente concorrencial.

 

Maria Otília Queiroz de Sousa

Docente da Pós-Graduação em Logística e Gestão das Operações do ISG – Instituto Superior de Gestão

 

Artigo publicado em Revista Cargo a 11/05/2017

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