Select Page

O papel do líder na promoção da criatividade

25 de Janeiro, 2018

A criatividade é uma das melhores formas de assegurar a competitividade e encontrar novas soluções para os problemas.

Encontrar novos parceiros, gerar novas soluções para os problemas, criar novos produtos, processos ou serviços para um mercado em constante mudança, são algumas das necessidades mais prementes das organizações. Esta necessidade de inovação das organizações tem feito com que a criatividade seja uma das competências cada vez mais valorizada e procurada nos RH que deverão gerar valor para a organização, sobretudo, quando falamos de quadros superiores.

Mas como encontrar pessoas criativas se claramente o nosso sistema de ensino não educa para a criatividade? – partindo do pressuposto de que a educação poderá ter um papel importante no desenvolvimento da criatividade. O que poderão fazer as organizações para promover e estimular o potencial criativo dos seus colaboradores? A cultura da organização tem com certeza um papel decisivo. Sabemos, por exemplo, que a criatividade é encorajada nas organizações com culturas que valorizam o pensamento independente; a capacidade de assumir riscos e a aprendizagem; são tolerantes ao erro e valorizam a diversidade; manifestam um elevado grau de confiança/respeito pelos colaboradores.

Debrucemo-nos agora sobre o papel do líder em todo este processo de criação de um clima de criatividade deixando algumas sugestões práticas para facilitar a promoção da criatividade.

GUIA DO LÍDER PARA PROMOVER A CRIATIVIDADE/INOVAÇÃO

Não se considere a si próprio a única fonte de boas ideias
. Seja um ouvinte/observador atento.
. Faça perguntas inspiradoras.
. Permita que as ideias “borbulhem”.

Fomente a colaboração
. Combata o mito do inventor solitário.
. “Superstar” é alguém que ajuda os outros a ter sucesso.
. Use “totens” de coordenação (metáforas, analogias, histórias) para a coesão das equipas.

Valorize a diversidade
. Reúna pessoas com diferentes formações e backgrounds para trabalhar em conjunto.
. Incentive as pessoas a diversificarem as suas experiências para promover a criatividade.
. Abra a organização a contribuições criativas externas.

Defina estádios na promoção da criatividade e atenda às suas necessidades específicas.
. Proporcione tempo e recursos suficientes para a exploração de novas ideias.

Aceite a inevitabilidade e a utilidade do fracasso
. Proporcione segurança psicológica para maximizar a aprendizagem com os erros.
. Identifique os diferentes tipos de erros e como poderão ser úteis.
. Crie bons mecanismos para filtrar ideias e projetos.

Motive através do desafio intelectual
.Trilhe caminhos por entre a burocracia para que surjam ideias criativas.
. Deixe as pessoas fazerem um bom trabalho.
. Conceda tanta independência quanto possível.

*Coordenadora do Mestrado em Gestão do Potencial Humano do ISG

Outras Notícias

ISG na Talenter – Feira das Profissões

O Instituto Superior de Gestão esteve presente na Talenter - Feira das Profissões. A Public Relations Manager do Grupo Ensinus, Dra. Sara Costa, juntamente com o Overseas Students Coordinator, Dr. Marcelo Barrera representaram a instituição.

Trabalhos continuam nas novas instalações

As aulas já começaram, mas os trabalhos não param! Continuamos a transformar as nossas instalações num espaço mais acolhedor para que os nossos estudantes se sintam sempre em casa, com a ajuda do artista plástico João Araújo.

Moldar o Futuro

A Revista Lux Woman convidou a Presidente do Conselho Geral, Investigadora e Docente do ISG, Professora Doutora Lurdes Neves, para uma entrevista sobre o seu livro em conjunto com o Diretor do ISG, Professor Doutor Miguel Varela, “Gestão da Educação em Portugal”. Esta...

Sessão de Acolhimento aos novos estudantes de Mestrado

Hoje realizámos a Sessão de Acolhimento aos nossos novos estudantes de Mestrado! Nesta receção esteve presente a Diretora do Departamento de Formação Avançada, Dra. Clara Viegas, juntamente com os vários Coordenadores Científicos de cada Mestrado. Contámos ainda com o...

CAMPANHA TUDO INCLUÍDO

Melhor oportunidade que esta não vai encontrar em mais lado nenhum! Até dia 6 de outubro, faça a sua candidatura ao Mestrado em Marketing ou Mestrado em Estratégia de Investimento e Internacionalização do ISG e garanta a melhor formação que só a Primeira Business...

Último dia da Semana de Acolhimento aos novos estudantes

Chegámos ao último dia da semana de Acolhimento aos novos estudantes do ISG! Finalizámos da melhor forma com o Seminário: “Estudar no Ensino Superior: Que diferenças para o Secundário?”, ministrado pela Coordenadora da Licenciatura em Economia, Professora Doutora...

Professora Doutora Alexandra O’Neill em direto na CNN Portugal

A Professora Universitária no ISG e Doutorada em Administração, Gestão e Estratégia de Empresas, Mestre em Administração e Gestão de Empresas, Professora Doutora Alexandra O’Neill estará na CNN Portugal, a comentar sobre as mudanças do Ensino Secundário para o Ensino...

Aluna do 3ºano da Licenciatura em Gestão do Turismo foi premiada

E a vencedora é…… MARIANA LANÇA! A nossa aluna da Licenciatura em Gestão do Turismo foi premiada como a voluntária que mais se distinguiu, pelas suas competências profissionais e capacidades pessoais nas diversas funções: receção, acolhimento, informação,...

×

Bem-vindo(a)!

Contacte-nos pelo WhatsApp

× 969844241