Empreender na ciência e na investigação

5 de Agosto, 2019

O novo Artigo da Senhora Administradora do Grupo Ensinus, Dra. Teresa Damásio, já se encontra disponível para leitura na plataforma Link To Leaders. Boas Leituras, Boas Férias!

A União Europeia, a OCDE e todos os Organismos Internacionais são unânimes em considerar que é essencial que haja mais mulheres nas STEM – Science, Technology, Engineering and Mathematics (i.e. na Ciência, na Tecnologia, na Engenharia e na Matemática).

Para isso, têm sido desenvolvidos, nas últimas décadas, vários programas que visam promover o empoderamento das mulheres nestas áreas científicas.

Em 1971, na reunião anual da Federação das Sociedades Americanas para Biologia Experimental, foi fundada a Association for Women in Science – AWIS, a Associação para Mulheres na Ciência.

A AWIS em muito tem contribuído para a difusão do trabalho das mulheres cientistas e para a consolidação do trabalho destas nas universidades e no mundo do trabalho. Mas, muito particularmente, tem sido relevante para a criação e sustentação de uma comunidade colaborativa.

Para além das diferentes sociedades científicas, a existência de prémios é, igualmente, determinante para celebrar o desenvolvimento das carreiras científicas.

As Medalhas de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência 2019 são um excelente exemplo de promoção do género feminino na ciência.

O livro As Mulheres na Ciência  promovido pelo Programa Ciência Viva, que já vai na sua segunda edição, pretendeu, em 2019, dar a conhecer os rostos das 109 mulheres, no seguimento das 137 escolhidas para a primeira edição, que foram fotografadas pelas objetivas de Augusto Brázio, Gonçalo F. Santos, Rita Carmo e Rodrigo Cabrita. Junta cientistas e investigadoras das mais variadas áreas que vão desde a Biologia à Matemática, da Química às Ciências Sociais, da Física à Arqueologia, das Neurociências à Geografia, da Engenharia à História e das Ciências do Espaço à Filosofia.

Cabe também aos empregadores empreender na ciência e na investigação e potenciar o emprego científico ao contratar mais doutorados, que em Portugal ainda apresentam números muito reduzidos e que seguramente iriam contribuir para o aumento do PIB e para a redução do desemprego qualificado.

Empreender na ciência e na investigação também começa nas escolas, junto dos nossos adolescentes e jovens, e tem sido notável o esforço a que temos assistido no âmbito da difusão da ciência e da investigação por parte de todos os membros das respetivas comunidades educativas.

Todos temos a ganhar com o aumento de ações empreendedoras no domínio da ciência e da investigação e o nexo de causalidade na geração de riqueza será certamente evidente, pelo que importa aumentar o esforço e o empenho de todos para que haja mais doutorados e mais emprego científico em Portugal!

Tudo em Link to Leaders.

Outras Notícias

Greenlight | Design Thinking Sprint – 26 a 30 de julho

O projeto Greenlight liderado pela INOVA+ e apoiado por uma rede de stakeholders nacionais e internacionais pretende esclarecer sobre a Política Agrícola Comum (PAC) e assumir um papel fundamental no panorama agrícola na União Europeia (UE) e particularmente em...

ISG: uma referência nacional

Num trabalho dedicado à economia, gestão e crédito tem de se falar do ISG – Instituto Superior de Gestão que tem uma história riquíssima! Foi a primeira business school em Portugal (fundada em 1978), sendo hoje uma escola de referência no contexto do ensino...

Newsletter de Julho Disponível

Quer manter-se atualizado e estar a par de tudo o que acontece no Universo ISG? Então subscreva a nossa Newsletter! Se é subscritor, a edição do mês de julho já está disponível no seu email. Faça já a subscrição em: www.isg.pt

Faz o Download da App MyISG!

Já sabes os resultados das tuas frequências? Com a App MyISG, estás a um clique de ver as tuas notas. Se correu mal, também podes consultar os dias e horas dos exames! Agora tens uma panóplia gigante de possibilidades na tua mão. Faz o download da App! Disponível para...

A escassez, os recursos naturais e as políticas “Fit for 55”

No seguimento da Lei Europeia do Clima, aprovada em abril, a Comissão Europeia anunciou o “Fit for 55” que conta com treze propostas legislativas que têm por objetivo reduzir em 55% a emissão de gases com efeito de estufa e uma poupança de energia de 32,5% até 2030. A...

Palestra Institucional ISG – Escola de Comércio de Lisboa

Decorreu no dia 21 de Julho, uma Palestra Institucional ISG com os alunos finalistas da Escola de Comércio de Lisboa. Os Alunos e Alunas finalistas, tiveram a oportunidade de ouvir a apresentação do ISG, via zoom, do Professor Doutor João Caldeira Heitor,...

ISG e APAVT celebram protocolo

O Instituto Superior de Gestão e a Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo celebraram um protocolo no âmbito da missão e dos objetivos das respetivas organizações, com incidência nas atividades educativas, formativas e de investigação. Disponibilizando...

×

Bem-vindo(a)!

Contacte-nos pelo WhatsApp

× 969844241