Select Page

Nem tudo o que luz é ouro: a importância do otimismo paradoxal.

Otimismo encontra-se fortemente associado a uma visão positiva da vida, mesmo em situações adversas, porque os eventos negativos são encarados como algo passageiro que pode ser ultrapassado.

As pessoas otimistas, geralmente, encontram-se mais satisfeitas, são perseverantes perante obstáculos e contrariedades e encaram as dificuldades como desafios e oportunidades de crescimento, pois aceitam os erros do passado, valorizam o presente e procuram oportunidades para avançar positivamente no futuro.

O facto de a positividade ter um papel determinante na nossa vida, não significa que os fenómenos negativos sejam necessariamente disfuncionais, porque o excesso de emoções positivas pode gerar irrealismo e incapacidade para prevenir problemas. Um otimismo irrealista despoleta condutas inapropriadas e coloca as pessoas em risco, devido às crenças exageradamente positivas e sem qualquer controlo quando são colocadas em prática.

Neste contexto, o ideal seria um otimismo realista, que contemple simultaneamente alguma dose de pessimismo, o denominado otimismo paradoxal. Os indivíduos que percecionam as situações de uma forma pessimista têm tendência a preparar-se com antecedência para as adversidades, procuram soluções que os ajudem a resolver os problemas e usam o negativismo como uma estratégia de comportamento pró-ativo. Ao renunciarem a passividade começam a agir quando se apercebem que estão numa situação difícil e elaboram planos para se defenderem e ultrapassarem obstáculos, o que esclarece e clarifica o poder positivo do pessimismo.

Os otimistas paradoxais são criativos e combinam a lucidez e a disciplina, com a responsabilidade e a irresponsabilidade, pois são simultaneamente introvertidos e extrovertidos, simples e orgulhosos, rebeldes e conservadores. São, ainda, reconhecidos pela sua propensão para analisar eventos futuros de forma assertiva, expressando de forma equilibrada as expectativas positivas e negativas, sem desvalorizar os riscos e baixar os níveis de esforço.

O pensamento positivo é muito exaltado hoje em dia, pois é inegável que o otimismo tempera e dá cor à nossa vida. Todavia, é fundamental utilizá-lo com conta, peso e medida, porque agir apenas com otimismo pode tornar-nos imprudentes e conduzir-nos ao fracasso.”

Mais informação

×

Bem-vindo(a)!

Contacte-nos pelo WhatsApp

× 969844241