Select Page

Soft skills: o que são e para que servem?

14 de Abril, 2020

As novas realidades macroeconómicas do mundo globalizado estão a transformar o mercado de trabalho, tornando-o cada vez mais incerto e competitivo. Deste modo, para corresponder aos desafios do mercado, de forma positiva, as organizações necessitam de profissionais que sejam capazes de se envolver nos objetivos da organização e incrementem mudanças que permitam alcançar vantagem competitiva.

Face a esta situação, verifica-se que o conhecimento técnico já não é suficiente para garantir um lugar de relevo no mercado de trabalho e as organizações começam a procurar profissionais que apresentem atitudes, comportamentos e competências transversais que os distingam uns dos outros, as denominadas soft skills.

Este tipo de competências permite aos indivíduos adotar os papéis necessários para gerir conflitos, coordenar o seu trabalho e realizá-lo de forma mais cooperativa e integrada com os pares, superiores hierárquicos e clientes. Neste contexto, as organizações começam a valorizar, cada vez mais, a comunicação, a cortesia, a flexibilidade, a integridade, as relações interpessoais, a atitude positiva, o profissionalismo, a responsabilidade, o trabalho de equipa e a ética profissional.

Sendo as soft skills características, atitudes e comportamentos que simplificam as interações em contexto laboral, são amplamente aplicáveis, e como tal não se limitam a uma profissão. Assim, devem começar a ser promovidas o mais cedo possível, porque o seu desenvolvimento implica um processo a longo prazo, que é largamente influenciado pelas experiências, a educação e o ambiente em que cada pessoa se insere.

Estas competências transversais são tão importantes como as capacidades cognitivas, pois fazem a diferença entre ser ou não selecionado entre inúmeros candidatos e a falta delas pode arruinar uma carreira promissora, mesmo para quem possui elevados conhecimentos técnicos e experiência profissional. As soft skills estão entre as competências que mais influenciam os níveis de desempenho em cargos de gestão e ocupam a primeira posição entre as habilidades mais valorizadas pelas organizações, porque é através dos profissionais que as possuem que a vantagem competitiva é alcançada. Deste modo, chegam a ser mais eficientes enquanto preditores de desempenho do que os conhecimentos técnicos e a formação académica.

A importância das soft skills aumenta à medida que o indivíduo começa a ocupar níveis mais elevados na hierarquia organizacional e constituem-se como ferramentas essenciais que ajudam as pessoas a atingir o seu pleno potencial. E apesar de serem as competências técnicas que permitem encontrar trabalho, são as soft skills que possibilitam a sua manutenção, motivo pelo qual deveriam ser formalmente incluídas nos programas curriculares do ensino superior.

Professora Doutora Rosa Rodrigues, Docente do Instituto Superior de Gestão, para a InfoRH

Outras Notícias

A Arte de Saber (Re)Começar

Estamos em contagem decrescente para os últimos dias do ano e nesta fase gosto sempre de fazer uma retrospetiva sobre o meu ano e definir novos objetivos para o que se aproxima. Não só definir novas metas, como tendencialmente reformular algumas daquelas que tinha...

ISG no Porto com a Inspiring Future

Terminámos a semana no Porto à boleia do Projeto Inspiring Future! Os alunos e alunas do Colégio Luso-Francês tiveram a oportunidade de esclarecer todas as dúvidas e descobrir toda a oferta formativa do Instituto Superior de Gestão. A nossa viagem pelo país vai...

ISG no XIV Congresso iberolatinoamericano de Estudos Rurais

A Coordenadora da Licenciatura em Gestão do Turismo do ISG, Docente e Investigadora do CIGEST, Professora Doutora Ana Inácio, esteve presente no XIV Congresso iberolatinoamericano de Estudos Rurais, organizado pela SPER - Sociedade Portuguesa de Estudos Rurais, que...

ISG e SITESE celebram protocolo

O Instituto Superior de Gestão e o SITESE celebram protocolo O SITESE é um sindicato com 90 anos de história a defender os direitos dos trabalhadores, garantindo que os associados nunca estão sozinhos nas suas lutas. O SITESE garante uma defesa sólida dos direitos do...

Semana da Qualidade

Vamos dedicar uma semana à Qualidade! O Instituto Superior de Gestão promove dois seminários para comemorar o Dia Mundial da Qualidade, nos próximos dias 11 de novembro, às 13h30 às 15h, e 14 de novembro, às 10h30 às 12h. 11/11 | 13h30 - Qualidade no Setor Social: Que...