Reflexão: Amanhã será um dia melhor!

16 de Abril, 2020

A esperança reflete a convicção de que um objetivo é alcançável e contribui significativamente para acreditarmos que os conseguimos atingir. Deste modo, envolve a capacidade para iniciar e manter as ações necessárias para atingir os propósitos desejados e a motivação para criar trajetos que os permitam alcançar.

Podemos pensar em diferentes formas para atingir um objetivo, mas se não estivermos motivados para seguir essas alternativas, provavelmente não seremos bem-sucedidos, porque os pensamentos motivadores e a definição de caminhos não podem ser usados isoladamente. Neste sentido, é importante estabelecer metas realistas, mas desafiadoras e identificar várias alternativas para as alcançar face a obstáculos que possam surgir. As pessoas dotadas de elevados níveis de esperança têm configurações emocionais positivas e melhores resultados em vários domínios da vida.

Para que a esperança seja desenvolvida, os objetivos e os caminhos que a compõem necessitam de ser enriquecidos, pelo que é fundamental estabelecer metas claras, específicas e realistas através das quais as pessoas possam dirigir as suas ações.

Uma forma de conseguir aumentar a esperança é transformar os objetivos a longo prazo, complexos e difíceis, em sub-objetivos para que se possam experimentar progressos graduais e pequenas vitórias, pois tudo começa com pequenos gestos que vão crescendo e que na altura certa traçam o nosso caminho.

A lenda do menino e a estrela do mar mostra-nos, de uma forma simples, o valor das pequenas ações.
“Era uma vez um escritor que vivia perto de uma praia e, todos os dias, caminhava à beira-mar para se inspirar. Certo dia encontrou um menino que apanhava estrelas-do-mar da areia e as devolvia ao oceano. Intrigado, perguntou-lhe:
– O que fazes tu, rapaz?
– Estou a devolver as estrelas ao mar, porque se elas ficarem aqui, vão acabar por morrer.O escritor achou a atitude do rapaz absurda e inútil e alertou-o para o facto de existirem milhões de estrelas-do-mar espalhadas pelas praias de todo o mundo e que ele nunca iria conseguir salvar todas. O rapaz concordou, apontou para a estrela que tinha na mão, e respondeu:
– Sim, eu sei, mas para esta eu fiz a diferença!

Sensibilizado com a atitude do rapaz, o escritor uniu-se a ele e juntos devolveram ao oceano, o maior número de estrelas-do-mar que conseguiram”.

Sejamos mais um dos que querem fazer a diferença e a partir de pequenas ações vamos transformar o mundo num lugar melhor. Ter esperança não é apenas ter anseios ou desejar, é também desenvolver ações com orientação e sentido, que nos permitam seguir em frente.

Professora Doutora Rosa Rodrigues, Docente do Instituto Superior de Gestão para a Info RH

Outras Notícias

Plano de Benefícios Saúde – PBS

Já conhece? Nós Cuidamos de Si e dos Seus. Veja quem pode usufruir dos benefícios? Este plano abrange, de forma directa, todos os alunos, antigos alunos, docentes e restantes colaboradores do Grupo Lusófona. Os benefícios são extensíveis aos agregados familiares...

WORKSHOP: Quero um emprego: Como procurar e conseguir?

ENQUADRAMENTO Atualmente as empresas recorrem a técnicas de seleção muito rigorosas, pelo que a elaboração de um bom Curriculum Vitae (CV) já não é suficiente para conseguir emprego. Deste modo, é importante possuir um plano porque o processo de procura de emprego...

5º Webinar

5º Webinar "O Turismo Pós-COVID e os impactos nas avaliações de Unidades Hoteleiras" - 19 de Junho - 16h00 no âmbito da Pós Graduação em “Gestão e Avaliação Imobiliária” do ISG em parceria com a ASAVAL.” Inscrições: clara.viegas@isg.pt

VAMOS À TUA ESCOLA VIA ZOOM!

Hoje, dia 9 de junho, pelas 14h, o Instituto Superior de Gestão estará em Direto via zoom com o IEDP – Instituto Educação Desenvolvimento Profissional. Acompanhe a Apresentação Institucional, e fique saber mais sobre os Cursos do ISG! #isg #institutosuperiordegestao...

Santander IE Best Practices in Digital Education for Teachers

O ISG promove junto da sua Comunidade Educativa o programa no qual o Santander Universidades e a IE Foundation oferecem em conjunto 5 mil bolsas de estudo online destinadas a professores, com o objetivo de potenciar a aquisição de "competências, ferramentas para...

×

Bem-vindo(a)!

Contacte-nos pelo WhatsApp

× 969844241