Select Page

Pensamento estratégico

21 de Abril, 2020

O desenvolvimento económico e tecnológico provocou uma forte concorrência entre as organizações que, para se manterem e competirem no mercado, se viram obrigadas a rever os seus métodos e modelos de gestão. Assim, foram incentivadas a investir em produtos inovadores, serviços e novas formas de trabalho para conseguirem sobreviver.

Estas transformações constituem um desafio que as abordagens tradicionais já não conseguem resolver, porque os gestores nem sempre estão preparados para enfrentar novas situações de forma eficaz. É neste contexto que surge o pensamento estratégico que, ao olhar para o futuro tendo por base as tendências atuais, desempenha um papel fundamental neste ambiente de mudança.

A capacidade de pensar estrategicamente é uma competência extremamente importante em contexto organizacional, mas nem sempre a mesma é reconhecida e, em muitos casos, os colaboradores que a possuem não são valorizados. Esta situação resulta na formulação de planos de negócio idênticos e na aplicação sistemática das mesmas medidas estratégicas, na esperança de obter resultados diferentes. E ao invés da estratégia ser considerada um elemento decisivo para dar resposta às mudanças que, diariamente, ocorrem em contexto organizacional é utilizada como um ato isolado e apenas em situações extremas.

Para que o pensamento estratégico possa despontar, é imprescindível fomentar nos colaboradores as seguintes competências:
– Fortes aptidões de relacionamento interpessoal
– Facilidade em lidar com a ambiguidade
– Capacidade para conduzir os outros para determinada visão
– Tomar decisões importantes
– Entusiasmo e compromisso
– Acreditar nas competências e nas vulnerabilidades dos seguidores
– Aptidão para construir e liderar equipas
– Gestão da rede de contactos
– Elevados níveis de energia e motivação
– Profundo conhecimento da indústria, da organização e das suas operações em geral

O pensamento estratégico torna a organização mais ágil, potencia a obtenção de melhores resultados e aumenta a capacidade para dar resposta às transformações do meio envolvente, pois encontra-se diretamente relacionado com a análise, o planeamento, a organização, a liderança e a tomada de decisão. Porém, não é uma competência inata, mas algo que pode ser aprendido, desenvolvido, praticado e aplicado no dia-a-dia.

Ao pensarem estrategicamente, os colaboradores possibilitam a construção de práticas sociais que sedimentam e solidificam a identidade e reputação da organização no mercado, porque este tipo de pensamento torna a organização mais criativa e capaz de identificar novas estratégias que lhe permitem gerir a mudança.

Verifica-se, assim, que o pensamento estratégico é uma mais-valia em qualquer organização, pois contribui largamente para antecipar as condições ambientais e delinear um futuro promissor e significativamente diferente do presente, através da definição e visualização de resultados que agregam valor.

Professora Doutora Rosa Rodrigues, Docente do Instituto Superior de Gestão para a Link to Leaders

Outras Notícias

ISG renova Certificado de Qualidade

Partilhamos com toda a comunidade educativa que o Instituto Superior de Gestão recebeu o Certificado Digital que valida o Sistema de Gestão da ENSINUS – Estudos Superiores (ISG) no âmbito da ISO 9001:2015, abrangendo as atividades de ensino superior, investigação e...

Aprovado FULBRIGTH “Specialist Program”

O ISG tem o prazer de anunciar que a sua candidatura ao Programa Fulbright "Specialist Program", foi aprovada! Este prestigiado programa oferece a oportunidade de colaborar com especialistas internacionais em projetos que visam o desenvolvimento académico e...

Sol em fevereiro e chuva em julho…

Desde a minha infância e até à idade adulta, nas quatro estações (excetuando um ou outro dia), o estado do clima coincidia com o respetivo período do ano: chuva e vento no inverno; temperaturas amenas e a subirem na primavera; calor e sol no verão, e um outono a...

Assessment of Intellectual Potencial of the European Population

“Assessment of Intellectual Potencial of the European Population” é o título do mais recente artigo científico da Coordenadora do Mestrado em Estratégia de Investimento e Internacionalização, Professora Doutora Tetiana Kornieieva, juntamente com a Coordenadora da...

1º Encontro de Gestão de Marketing ISG

O Instituto Superior de Gestão promove, no próximo dia 03 de outubro, pelas 17h30, o 1º Encontro de Gestão de Marketing: “A Gestão de Marketing na Era da Inovação Tecnológica”, no âmbito da 20ª edição da Pós-Graduação em Gestão de Marketing. Esta sessão, em regime...

Candidaturas abertas para Concurso ERC-PT Careers

A FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia lançou o concurso ERC-PT Careers, um novo programa para atrair e reter investigadores de alto nível internacional em instituições de investigação e ensino superior em Portugal. Financiado pelo PRR – Plano de Recuperação e...

Candidatura ISG à Medida Líder + Digital aprovada

A Candidatura do ISG à medida Líder + Digital integrada no Programa “Emprego + Digital 2025” foi aprovada! O Instituto Superior de Gestão passará a ser a Entidade Formadora desta medida promovida pelo IEFP e que procura essencialmente impulsionar a transformação...

×

Bem-vindo(a)!

Contacte-nos pelo WhatsApp

× 969844241