ISG LANÇA LICENCIATURA EM GESTÃO DO TURISMO

20 de Julho, 2020

No próximo ano letivo 2020/2021, o ISG – Instituto Superior de Gestão vai contar com a licenciatura de Gestão do Turismo.
A nova licenciatura tem como objetivo a formação e qualificação de recursos humanos para o desempenho de funções de
gestão e administração nas empresas e organizações do setor do turismo. Segundo o ISG, o plano de estudos está estruturado numa “sólida componente teórica das áreas científicas da gestão e do turismo”. “Este ciclo de estudos visa proporcionar aquisição de conhecimentos e competências que respondam às diversas necessidades do setor”. A licenciatura tem a duração de 6 semestres, com 180 ECTS e funcionará em regime diurno e pós-laboral.

João Caldeira Heitor, Coordenador Científico da Licenciatura em Gestão do Turismo do ISG – Instituto Superior de Gestão, refere que apesar de ter “ocorrido um aumento do número de licenciados na área do turismo”, as empresas, governo e organizações turísticas continuam a identificar “um défice na qualificação dos recursos humanos”. É no sentido de dar resposta a esta carência que o ISG apostou no lançamento desta nova licenciatura. “Constituindo-se o ISG – Instituto Superior de Gestão (Business & Economics School) como uma universidade de referência, nas áreas da economia e da gestão, com um grau de empregabilidade de 98,1% (de acordo com os dados oficiais da DGEEC), através da estreita ligação com o setor empresarial do turismo, construímos esta oferta formativa para uma formação de excelência”.
O ISG pretende assim estar “ao lado das empresas e das organizações do turismo com licenciados habilitados para a business intelligence, para o empreendedorismo, para a competitividade e capitalização das empresas”, mas também “contribuir para o reforço da oferta turística de qualidade, ambientalmente sustentável, equitativa, apta para novas práticas do consumo e centrada na satisfação da experiência do turista”.

Questionado acerca da multidisciplinaridade do Turismo e de que forma esta caraterística vai estar presente no curso, o responsável salienta que “o currículo da Licenciatura em Gestão do Turismo garante uma formação de valor, adaptada às novas tendências e às novas exigências”. “Além das disciplinas transversais e da componente da gestão, da contabilidade e das finanças de empresas turísticas, reforçamos as áreas da inovação, do empreendedorismo, da sustentabilidade dos recursos e do ordenamento do território”, complementa o coordenador científico da licenciatura. Para tal, a formação vai englobar algumas unidades curriculares inovadoras, são elas: empresas de alojamento local e gestão de plataformas. Até ao final do 5.º semestre vai ser fomentado o desenvolvimento e planeamento de projetos, que culmina, no 6.º semestre, com a realização de um Projeto Empresarial de Turismo.

“Queremos alunos que valorizem a carreira, que estejam dispostos a desenvolver investigação e que assumam o desiderato de se formarem para o desempenho das funções mais exigentes do setor. Para concretizarmos estes objetivos disponibilizamos um qualificado corpo docente, com sólida experiência académica e profissional nas áreas da gestão e do turismo, em diversas organizações privadas e públicas”, refere.

Para João Caldeira Heitor, agora e nos próximos tempos, o Turismo necessita “de gestores que compreendam as novas necessidades e exigências dos consumidores. Todo o setor está a readaptar-se. Os alunos que agora iniciarem a sua formação no ISG (durante os próximos 3 anos), vão adquirir conhecimentos dentro e fora da sala de aula, realizar trabalhos e projetos de acordo com o novo cenário que vivemos. Estas pessoas estarão munidas de ferramentas distintas, capazes de responder aos desideratos presentes e futuros que se colocam à gestão do turismo e à economia nacional”. “Necessitamos de recursos humanos nas empresas e nos organismos do setor com capacidade de produção e de implementação de soluções que conjuguem a sustentabilidade económica da atividade, o equilíbrio ambiental e a finitude dos recursos turísticos”, complementa.

Para garantir o sucesso as parcerias ganham especial destaque, sobretudo sinergias “entre os players privados e públicos do setor, sobre uma nova atitude comportamental e organizacional, com gestores habilitados para a gestão da interdisciplinaridade, para o incremento da cooperação e para o constante reforço da inovação na atividade turística”. Neste sentido, o ISG estabeleceu um protocolo com o Grupo Pestana, maior grupo hoteleiro português “para a partilha de conhecimentos e a promoção de iniciativas conjuntas no âmbito do turismo e do ensino superior”.
“Esta parceria permite aos nossos alunos conhecer a gestão e organização da maior cadeia hoteleira de origem portuguesa, detentora da rede Pestana Hotels & Resorts, Pestana Collection Hotels, CR7 Hotels e Pousadas de Portugal, assim como os processos de comunicação, promoção, organização de eventos, administração e operacionalização de estruturas de saúde, bem-estar e lazer de estruturas de referência internacional. Encontramo-nos a renovar e iniciar outras parcerias com as maiores empresas e organismos do setor para a concretização da ambicionada oferta formativa de excelência na área da gestão do turismo”, esclarece o académico.

Professor Doutor João Caldeira Heitor, Secretário-Geral do ISG, para a Publituris

Outras Notícias

ISG APOSTA NA FORMAÇÃO E-LEARNING

E-LEARNING É O FUTURO!E O FUTURO É NO ISG!Cursos ISG | Pós-Graduações e Formação de ExecutivosEste ano em formato Presencial ou E-Learning! Gestão de Recursos HumanosGestãoGestão FinanceiraGestão de Marketing E-LearningE-CommerceGestão e Avaliação Imobiliária...

“TALENT SEARCHER”

“TALENT SEARCHER”, é o título do novo artigo da Professora Doutora Rosa Rodrigues, Docente do ISG, na RH Magazine. que poderá encontrar na página 34.Boas leituras!

ISG: Pós-graduação na área Imobiliária em formato e-learning

Considerando a área da Gestão e Avaliação Imobiliária como integrante do seu Projecto Educativo, o ISG – Instituto Superior de Gestão, em parceria com a ASAVAL – Associação Profissional das Sociedades de Avaliação, está a promover a 3ª Edição da Pós-Graduação nesta...

Inquéritos de Satisfação 2º Semestre do ISG

Avaliar A Qualidade do Seu Ensino é a nossa Máxima!Inquéritos de Satisfação 2º Semestre do ISGDecorre até 31 de Julho de 2020, a auscultação do grau de satisfação das Alunas e Alunos relativamente à Qualidade de Ensino no ISG.Instrumento fundamental de análise e...

A Recuperação de Empresas após a pandemia do COVID19

(i) Crise pandémica COVID19 e a correlação com a anterior,Após termos ultrapassado a muito custo e com bastantes sacrifícios uma crise anterior de âmbito económico, que era iminente mais cedo ou mais tarde por facilidade de acesso ao crédito fácil, isenção de...

TRABALHO EM CASA NO PERÍODO DE CONFINAMENTO: IMPACTOS

Assista, dia 23 de Julho, pelas 17h30, Via Zoom, à apresentação das refleções sobre o estudo realizado pela Equipa do ISG sobre o trabalho em casa durante o período de confinamento. Entrar na reunião Zoom:https://bit.ly/2B60eSXID da reunião: 852 7427 1127Senha:...

×

Bem-vindo(a)!

Contacte-nos pelo WhatsApp

× 969844241