Select Page

O Digital na Comunicação de Marketing Integrada

11 de Setembro, 2020

A Comunicação Integrada de Marketing é uma linha de pensamento que tem sido actualizada com estudos que integram no conjunto das técnicas de marketing já há muito conhecidas as áreas associadas ao Marketing Digital.
Neste âmbito, os especialistas começaram por integrar a Publicidade e as Relações Públicas considerando-as complementares e mais tarde foram estudando e integrando outras áreas como as Promoções de Vendas e a Organização de Eventos, incluindo recentemente as Redes Sociais e outras vertentes associadas ao digital.
Ao pensarmos na implementação de todo o processo do Marketing percebemos que não há muitas diferenças entre o tradicional e o digital. Este processo implica várias fases desde o planeamento estratégico, a orçamentação, a produção e a implementação até chegar à divulgação da mensagem junto do consumidor, independentemente da técnica de Marketing utilizada. A fase seguinte seria a de analisar se a campanha colocada na rua estaria a funcionar e a ter sucesso. O Marketing Digital apresenta fases comuns: o planeamento estratégico, a orçamentação, a concretização e a divulgação da mensagem junto dos consumidores.
No entanto existem três grandes diferenças: a primeira e que pesa nas decisões no âmbito das organizações está relacionada com a diferença do orçamento, o que significa que, os custos de uma campanha digital podem ser muito inferiores aos de uma campanha tradicional.
A segunda está relacionada com o factor do retorno e da forma como é possível apurar o sucesso de cada campanha. No âmbito do Marketing Digital é possível ver as estatísticas rapidamente e de forma contínua. No Marketing tradicional o processo é mais complexo e obriga a auscultar a opinião do consumidor.
A terceira implica a existência da Internet que tem de estar disponível para o consumidor. Por fim o circuito está completo se os consumidores possuírem dispositivos para observar a comunicação das marcas (computadores, tablets, telemóveis, consolas).
A similaridade nos processos não implica formas de concretizar iguais. Considerando realidades tão diferentes é natural que o digital exija outro tipo de tecnologia e formas de ser criativo, de trabalhar, de pensar adaptadas ao mundo digital, mas tudo isto pode significar integração para permitir a existência de um marketing único.
Mas continuo a acreditar que uma comunicação global das marcas necessita de um equilíbrio entre as áreas da comunicação clássicas e as que estão associadas ao mundo digital. Acima de tudo não podemos nem devemos esquecer a componente social. Não é possível imaginar a comunicação das marcas sem uma boa campanha de publicidade em Outdoor, sem as clássicas acções de Relações Públicas ou sem a Organização de Eventos. Estas últimas preenchem as necessidades que todos temos de sociabilizar presencialmente e que as tornaram bem-sucedidas.
Esta necessidade ficou bem patente nos últimos tempos em que o país ficou em confinamento e todos sentimos a falta da comunicação e da sociabilização, deixando claro que assim que for possível teremos de encontrar uma forma de continuar a comunicar presencialmente.
Considerando uma perspectiva integradora, vejo um conceito único de Marketing que tem evoluído paralelamente à sociedade. O Marketing surgiu e encontrou o seu lugar no mundo empresarial como o melhor aliado da Gestão e desenvolveu-se para dar resposta não só às necessidades dos consumidores como também às necessidades de comunicação das marcas.

Professora Dra. Paula Lopes, Docente e Coordenadora Científica do Mestrado em Marketing do Instituto Superior de Gestão, para a Revista Marketeer

Outras Notícias

ISG apresenta Mestrados no Open Day 2024

Realizámos mais uma grande edição do Open Day Mestrados! Com as portas abertas a todos, demos a conhecer as nossas novas instalações, os nossos Coordenadores Científicos disponibilizaram-se para apresentar os cursos e esclarecer dúvidas, bem como os Antigos Alunos que...

Festa da Matemática: Explorando o Integral Definido”

Quem disse que os números são uma seca??O Instituto Superior de Gestão promove a “Festa da Matemática: Explorando o Integral Definido”! No dia 07 de junho, os alunos com os melhores trabalhos da Unidade Curricular de Análise Matemática vão ter a oportunidade de...

Termina mais um ano letivo de Projeto Inspiring Future

Terminámos mais um ano letivo de viagens às Escolas Secundárias de todo o País, em conjunto com o Projeto Inspiring Future. Foram mais de 200 escolas que ficaram a conhecer a Primeira Business School, em Portugal e nesta última semana de projeto, falámos com...

Termina a NAFSA 2024

A viagem à maior feira internacional de ensino está a terminar e a delegação do Grupo Ensinus mantém o trabalho árduo no estabelecimento de novas ligações com parceiros internacionais. No penúltimo dia de NAFSA 2024, a delegação da Ensinus reuniu com os representantes...

Aula Aberta: “Sociedade e Liberdade. 50 anos do 25 de abril”

Ainda a comemorar 50 anos da revolução dos Cravos, o Instituto Superior de Gestão promoveu uma Aula Aberta, no âmbito da Unidade Curricular de Sociologia do 2.º ano de Gestão, “Sociedade e Liberdade. 50 anos do 25 de abril”, dinamizada pelo Docente e Investigador do...

Aluna ISG realiza estágio curricular no Grupo StayUpon Hospitality

A aluna do 3.º ano da Licenciatura em Gestão do Turismo, Mariana Lança está a realizar o seu Estágio Curricular no Departamento de Grupos e Eventos das diversas unidades hoteleiras do Grupo StayUpon Hospitality. A Mariana, que está a ser acompanhada pela Diretora do...

Mais um dia extraordinário e intenso na Conferência Internacional NAFSA Association of International Educators 2024, em New Orleans. A delegação do Grupo Ensinus continua em mais um excelente momento de trabalho repleto de reuniões de cooperação entre parceiros...

Visita da CEO da NAFSA à delegação do Grupo Ensinus

A delegação do Grupo ENSINUS renova e estabelece reuniões com novos Parceiros, no âmbito da nossa estratégia de cooperação internacional. Os trabalhos e reuniões começaram com um encontro especial com a CEO da NAFSA, Fanta Aw e a nossa equipa reuniu com a...

ISG em Bruxelas para Staff Mobility Meeting – EU4EU

O Instituto Superior de Gestão esteve em Bruxelas para a quarta Staff Mobility Meeting, organizada pela EuGen – European Generation no âmbito do projeto EU4EU - European Universities for the EU, entre os dias 13 e 17 de maio. O evento cofinanciado pelo programa...

×

Bem-vindo(a)!

Contacte-nos pelo WhatsApp

× 969844241