Num ambiente de disrupção total com o COVID 19 e de mudança nas prioridades das políticas públicas na Europa (pacto ecológico, digitalização e crescimento económico), a formação dos quadros intermédios da administração pública portuguesa é crítica para garantir, no estrito respeito dos princípios da legalidade e da abertura, a afirmação da ética no serviço público e a realização eficaz e eficiente das funções do Estado.
Esta abordagem coloca novos desafios metodológicos e concetuais, ao mesmo tempo que exige um conhecimento adequado das tecnologias da quarta revolução industrial (base de dados, robotização e machine learning) no contexto da emergência do “cidadão digital” e do “governo de dados”.
Para isso, a formação dos quadros da administração pública tem que avaliar as macrotendências e facultar ferramentas para uma nova abordagem à gestão estratégica, baseadas no “new public management”, na “gestão progressiva da Administração Pública” e na gestão do risco, mas também na capacidade de pensar criativamente a inovação, na resposta da administração publica às necessidades dos cidadãos.
Objetivos
No final do programa de formação os participantes devem ser globalmente capazes de:
- Aplicar o “estado da arte” na área da gestão pública, próprio da Administração Pública Portuguesa;
- Exercer as funções de administração pública com vista à prossecução dos objetivos dos Estado no contexto da União Europeia, de acordo com os princípios do Estado de Direito;
- Liderar equipas e pessoas no ambiente de disrupção e complexidade, com capacidade de definição de objetivos, avaliação do desempenho e gestão ergonómica das condições de trabalho;
- Utilizar ferramentas no âmbito dos processos de modernização e inovação do Estado, nomeadamente no contexto da transição digital e do pacto ecológico.
Metodologia
Sem prejuízo do recurso a outros métodos pedagógicos (expositivo, estudos de caso, análise de problemas), o curso baseia-se na metodologia do project- based learning, sendo que o objetivo é a criação de um projeto de inovação administrativa que permita a identificação de resultados inovadores, tangíveis e centrados nos clientes/cidadãos.