Turismo 21/31 – Uma Nova Estratégia Nacional

6 de Abril, 2021

Na última década assistimos a um crescendo da procura e da atividade turística em Portugal, com dimensão e reconhecimento mundial através dos inúmeros prémios conquistados nas últimas edições dos World Travel Awards, obtendo, inclusive, o mais cobiçado na categoria de Melhor Destino City Break do Mundo: Lisboa.

Se recuarmos ao Verão de 2005, aquando do lançamento do Plano Estratégico Nacional do Turismo e recordando os 10 produtos turísticos escolhidos (Gastronomia e Vinho; Touring Cultural e Paisagístico; Saúde e Bem Estar; Turismo de Natureza; Turismo de Negócios e Eventos; Turismo Residencial; City/Short breaks; Golfe; Turismo Náutico; Sol & Mar), percebemos a importância do planeamento, da gestão e da ação concertada entre todos os protagonistas (setor público e privado) face aos resultados alcançados.

As restrições de mobilidade do último ano conduziram a um aumento da percentagem do denominado turismo interno. Destinos detentores de relevante património cultural e natural tornaram-se a opção mais lógica, numa reaproximação do Homem com a história, a cultura, a religião e a natureza.

O regresso da atividade turística em larga escala, que se encontra a ser planeado com estratégias diferenciadoras que visam responder às exigências das autoridades de saúde, dos turistas, das associações e entidades do setor, dos governos e da própria economia mundial, ocorrerá, indubitavelmente, a várias velocidades.

Mais limitados e a readquirir as bases da confiança delapidada pela atual pandemia, acreditamos que os turistas quererão “reencontrar-se” por entre a mística do património cultural e na caraterística harmonia do património natural. Uma procura que encontra respostas na rica e diversificada oferta de destinos históricos, culturais, religiosos e naturais do nosso país.

Agora, mais do que nunca, é decisivo o reforço da sustentabilidade dos territórios e a eficiente gestão da “capacidade de carga” dos destinos turísticos na qualificação da oferta.

Ao mesmo tempo que se prepara “o regresso”, é fundamental repensar o turismo e delinear uma nova estratégia em torno da “Estratégia Turismo 2027”, criando um novo documento que contemple, com clareza, as ações a desenvolver nos domínios da competitividade, da sustentabilidade, da digitalização, da promoção, da sazonalidade e da formação.

O novo plano estratégico deverá identificar as responsabilidades de todos os protagonistas do setor turístico (público e privado), visando “a boa governação”, num novo horizonte que garanta o futuro do “Turismo 21/31 – Uma Nova Estratégia Nacional”.

Professor Doutor João Caldeira Heitor, Secretário Geral do ISG, Coordenador da Licenciatura em Gestão do Turismo, para a Publituris

Outras Notícias

ISG com nova Licenciatura em Gestão do Turismo – Ambitur

A Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) aprovou a licenciatura em Gestão do Turismo, para o ISG – Instituto Superior de Gestão. Este curso vem agora juntar-se à oferta formativa do 1º ciclo, composta pelas Licenciaturas em Gestão, Economia e...

Experiência positiva do cliente

"Experiência positiva do cliente"Diretora de Comunicação do Grupo ENSINUS “Um dos principais desafios do marketing é antecipar mudanças para surpreender as pessoas e ser capaz de entregar soluções inovadoras em vários canais ao mesmo tempo, mas de forma humanizada. Os...

Regresso à Atividade Presencial no Instituto Superior de Gestão

Considerando a estratégia de levantamento de medidas de confinamento, no âmbito do combate à pandemia da doença COVID-19, estabelecida pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 19/2021, de 11 de março, no próximo dia 19 do mesmo mês, o Instituto Superior de Gestão...

3 Workshops Coaching 2021

Melhor do que um Workshop? São três Workshops! No âmbito da Pós-Graduação em Coaching Executivo e Liderança de Alta Performance, o ISG irá realizar três sessões com os temas: - 1.º Workshop – 24 abril, das 10h às 12h30Coaching Executivo e Desenvolvimento Pessoal - 2.º...

ISG com nova licenciatura em Gestão do Turismo – Revista Sábado

Este Curso vem agora juntar-se às Licenciaturas em Gestão, Economia e Gestão de Recursos HumanosA Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) aprovou a licenciatura em Gestão do Turismo, para o ISG - Instituto Superior de Gestão. Este Curso vem agora...

Programa de Bolsas DUO-Korea

Programa de Bolsas DUO-Korea Se é estudante de licenciatura ou mestrado e está interessado em experienciar um intercâmbio na Coreia do Sul, esta bolsa é para si. O Programa DUO-Korea 2021 destina-se a projetos de intercâmbio a realizar entre agosto de 2021 e agosto de...

Lusophone Africa Talent Outreach

Na quarta-feira, dia 7 de abril, a International Finance Corporation, instituição que integra o World Bank Group, conduzirá uma sessão de divulgação do trabalho que tem vindo a desenvolver nos mercados mundiais. Esta sessão de apresentação, que é vocacionada para a...

×

Bem-vindo(a)!

Contacte-nos pelo WhatsApp

× 969844241