Select Page

Turismo 21/31 – Uma Nova Estratégia Nacional

6 de Abril, 2021

Na última década assistimos a um crescendo da procura e da atividade turística em Portugal, com dimensão e reconhecimento mundial através dos inúmeros prémios conquistados nas últimas edições dos World Travel Awards, obtendo, inclusive, o mais cobiçado na categoria de Melhor Destino City Break do Mundo: Lisboa.

Se recuarmos ao Verão de 2005, aquando do lançamento do Plano Estratégico Nacional do Turismo e recordando os 10 produtos turísticos escolhidos (Gastronomia e Vinho; Touring Cultural e Paisagístico; Saúde e Bem Estar; Turismo de Natureza; Turismo de Negócios e Eventos; Turismo Residencial; City/Short breaks; Golfe; Turismo Náutico; Sol & Mar), percebemos a importância do planeamento, da gestão e da ação concertada entre todos os protagonistas (setor público e privado) face aos resultados alcançados.

As restrições de mobilidade do último ano conduziram a um aumento da percentagem do denominado turismo interno. Destinos detentores de relevante património cultural e natural tornaram-se a opção mais lógica, numa reaproximação do Homem com a história, a cultura, a religião e a natureza.

O regresso da atividade turística em larga escala, que se encontra a ser planeado com estratégias diferenciadoras que visam responder às exigências das autoridades de saúde, dos turistas, das associações e entidades do setor, dos governos e da própria economia mundial, ocorrerá, indubitavelmente, a várias velocidades.

Mais limitados e a readquirir as bases da confiança delapidada pela atual pandemia, acreditamos que os turistas quererão “reencontrar-se” por entre a mística do património cultural e na caraterística harmonia do património natural. Uma procura que encontra respostas na rica e diversificada oferta de destinos históricos, culturais, religiosos e naturais do nosso país.

Agora, mais do que nunca, é decisivo o reforço da sustentabilidade dos territórios e a eficiente gestão da “capacidade de carga” dos destinos turísticos na qualificação da oferta.

Ao mesmo tempo que se prepara “o regresso”, é fundamental repensar o turismo e delinear uma nova estratégia em torno da “Estratégia Turismo 2027”, criando um novo documento que contemple, com clareza, as ações a desenvolver nos domínios da competitividade, da sustentabilidade, da digitalização, da promoção, da sazonalidade e da formação.

O novo plano estratégico deverá identificar as responsabilidades de todos os protagonistas do setor turístico (público e privado), visando “a boa governação”, num novo horizonte que garanta o futuro do “Turismo 21/31 – Uma Nova Estratégia Nacional”.

Professor Doutor João Caldeira Heitor, Secretário Geral do ISG, Coordenador da Licenciatura em Gestão do Turismo, para a Publituris

Outras Notícias

ISG apresenta Mestrados no Open Day 2024

Realizámos mais uma grande edição do Open Day Mestrados! Com as portas abertas a todos, demos a conhecer as nossas novas instalações, os nossos Coordenadores Científicos disponibilizaram-se para apresentar os cursos e esclarecer dúvidas, bem como os Antigos Alunos que...

Festa da Matemática: Explorando o Integral Definido”

Quem disse que os números são uma seca??O Instituto Superior de Gestão promove a “Festa da Matemática: Explorando o Integral Definido”! No dia 07 de junho, os alunos com os melhores trabalhos da Unidade Curricular de Análise Matemática vão ter a oportunidade de...

Termina mais um ano letivo de Projeto Inspiring Future

Terminámos mais um ano letivo de viagens às Escolas Secundárias de todo o País, em conjunto com o Projeto Inspiring Future. Foram mais de 200 escolas que ficaram a conhecer a Primeira Business School, em Portugal e nesta última semana de projeto, falámos com...

Termina a NAFSA 2024

A viagem à maior feira internacional de ensino está a terminar e a delegação do Grupo Ensinus mantém o trabalho árduo no estabelecimento de novas ligações com parceiros internacionais. No penúltimo dia de NAFSA 2024, a delegação da Ensinus reuniu com os representantes...

Aula Aberta: “Sociedade e Liberdade. 50 anos do 25 de abril”

Ainda a comemorar 50 anos da revolução dos Cravos, o Instituto Superior de Gestão promoveu uma Aula Aberta, no âmbito da Unidade Curricular de Sociologia do 2.º ano de Gestão, “Sociedade e Liberdade. 50 anos do 25 de abril”, dinamizada pelo Docente e Investigador do...

Aluna ISG realiza estágio curricular no Grupo StayUpon Hospitality

A aluna do 3.º ano da Licenciatura em Gestão do Turismo, Mariana Lança está a realizar o seu Estágio Curricular no Departamento de Grupos e Eventos das diversas unidades hoteleiras do Grupo StayUpon Hospitality. A Mariana, que está a ser acompanhada pela Diretora do...

Mais um dia extraordinário e intenso na Conferência Internacional NAFSA Association of International Educators 2024, em New Orleans. A delegação do Grupo Ensinus continua em mais um excelente momento de trabalho repleto de reuniões de cooperação entre parceiros...

Visita da CEO da NAFSA à delegação do Grupo Ensinus

A delegação do Grupo ENSINUS renova e estabelece reuniões com novos Parceiros, no âmbito da nossa estratégia de cooperação internacional. Os trabalhos e reuniões começaram com um encontro especial com a CEO da NAFSA, Fanta Aw e a nossa equipa reuniu com a...

ISG em Bruxelas para Staff Mobility Meeting – EU4EU

O Instituto Superior de Gestão esteve em Bruxelas para a quarta Staff Mobility Meeting, organizada pela EuGen – European Generation no âmbito do projeto EU4EU - European Universities for the EU, entre os dias 13 e 17 de maio. O evento cofinanciado pelo programa...

×

Bem-vindo(a)!

Contacte-nos pelo WhatsApp

× 969844241