Select Page

Formação adaptada ao novo contexto económico

14 de Maio, 2021

O ISG – Instituto Superior de Gestão foi a primeira business school em Portugal, contando já com meio século de existência, o que traduz bem a exigência, a qualidade e o rigor demonstrados no ensino a nível superior e empresarial. Motivo por si só que assegura a um gestor que decida frequentar as formações de executivos do ISG que irá “adquirir e melhorar formas de liderança, orientação e gestão, adaptadas ao novo contexto económico que se está a atravessar, num mercado competitivo e em constante mutação”, afirma Clara Viegas, diretora do Departamento de Formação Avançada do ISG.

Dentro da formação avançada, além dos cursos recorrentes a grau, o ISG dispõe de um vasto leque de formação pós-graduada, que tem tido um aumento significativo de procura nos últimos anos.

“Como não poderia deixar de ser, as pós-graduações de Gestão, de Recursos Humanos, de Gestão Financeira, de Gestão de Projetos e de Gestão de Operação e Logística têm normalmente as suas vagas totalmente preenchidas”, recorda a responsável da Business & Economics School, acrescentando que este ano estão a reformular a pós-graduação de Gestão de Marketing, tornando o seu programa voltado para o digital, abrindo também um curso de E-Commerce, seguindo assim as necessidades do mercado atual.

A escola está atenta e procura sempre ligação ao que os seus alunos precisam atualmente. “Seguindo esta linha, o ISG já tem disponíveis mais três pós-graduações de excelência, que são Coaching Executivo e Liderança de Alta Performance, Fiscalidade Avançada e Gestão dos Municípios-Governação e Sustentabilidade.”

Cursos novos com candidaturas abertas

Neste contexto, Clara Viegas destaca os cursos novos, que já estão com as candidaturas abertas para o ano letivo 2021-2022. A pós-graduação de Fiscalidade Avançada vai atuar “num nível superior, quer pelo programa apresentado, quer pelo estatuto dos docentes convidados”. “Os empresários de topo buscam muito este género de experimentação, com possibilidade de troca de experiências reais, que sejam enriquecedoras para o seu percurso profissional”, explica.

Quanto ao segmento executivo procura “credibilidade, experiência e know-how, denotando-se atualmente um crescimento nos cursos comportamentais, digitais e de gestão”.

No que diz respeito às novidades, a escola está ainda a apostar bastante nas formações dirigidas à administração pública. É que o ISG é provedor da formação FORGEP e CAGEP e percebe que tem uma grande capacidade em trabalhar nesta área de atuação, com mais diversificação de produtos.

E também entre os programas novos do ISG está o curso executivo Altos Estudos de Transportes. Direcionado para a alta direção, é organizado pelo ISG e pela Logistel SA, visando proporcionar aos participantes reflexões aprofundadas e formação multidisciplinar em mobilidade, transportes e logística. O curso, com 39 horas, começa a 18 de maio, num horário pós-laboral. Será realizado no regime e-learning, com vagas limitadas, permitindo alcançar interessados de Portugal e além-fronteiras. As candidaturas são efetivadas aqui e estarão abertas até ao início do curso.

Online: o positivo e o negativo

Pedido um balanço da formação online, Clara Viegas diz que o ISG dispõe há vários anos na sua oferta formativa da pós-graduação de Gestão e Avaliação Imobiliária, que é ministrada em formato e-learning e é considerada como uma das suas formações com maior sucesso.

“A pandemia fez-nos reestruturar o nosso modelo de ensino, adaptando-o e posicionando-o de forma rápida e eloquente ao modelo de vida que atravessamos. Surgem assim dentro do portefólio de formação do ISG vários cursos de formação online, que foi sendo cada vez mais solicitada pelos nossos alunos, que devido a fatores externos ficaram incapacitados de se deslocar ao ISG”, relembra.

O balanço relativamente à formação online é “francamente positivo”. O ISG está a chegar a mais pessoas e este formato permite ter a frequentar os cursos alunos de Portugal continental e ilhas, assim como participantes de vários países dos PALOP, da Europa e da América do Sul.

“Reitero, no entanto, a importância das aulas presenciais, quer pelo networking tão precioso em formação executiva, quer pela ligação criada entre estudante, professor e a escola.”

Questionada se a pandemia fez aumentar ou diminuir a procura pelos programas de formação executiva, responde que esta formação é vista nos dias de hoje como uma vantagem competitiva.

“Aumentámos de forma significativa a procura dos cursos, pois o foco de atuação passou a ser alargado a mais público. Com o teletrabalho e confinamento obrigatório, os cursos online tiveram um crescimento acentuado, derivado do tempo, da disponibilidade imposta e da capacidade de as pessoas perceberem que deviam aumentar as suas soft skills.”

A diretora do Departamento de Formação Avançada do ISG acrescenta que as empresas também perceberam que esta nova oportunidade de formação as iria ajudar a não ficarem reféns da crise, não estagnando, aproveitando para perceberem e resolverem os seus novos desafios. “As mudanças são cada vez mais aceleradas e o ISG acompanhou o mercado nesta nova abordagem pela inovação e posicionamento”, conclui.

Dra. Clara Viegas, Diretora do Departamento de Formação Avançada do ISG, para o Jornal de Negócios

Outras Notícias

ISG abre portas aos estudantes do ensino secundário

O Open Day Licenciaturas 2024 do ISG foi um sucesso! Este ano decidimos dar-te todas as oportunidades e mais algumas para ficares a conhecer totalmente a Primeira Business School, em Portugal! Tivemos a oportunidade de te apresentar a Senhora Administradora do Grupo...

CDE – Instituto Superior de Gestão

Conscientes da importância de todas as questões europeias, o Instituto Superior de Gestão promoveu uma candidatura para se tornar Centro de Documentação Europeia. A candidatura foi aceite e já abriu ao público o CDE – Instituto Superior de Gestão, nas instalações do...

Aluno ISG realiza estágio curricular no Hotel D. Pedro

O aluno do 3.º ano da Licenciatura em Gestão do Turismo, Henrique Mesquito, já está a realizar o seu estágio curricular no Hotel D. Pedro, em Lisboa. Acompanhado inicialmente pelo Diretor de Food And Beverage, irá também passar pelo o Departamento Comercial (no...

ISG promove 2ª edição da Job Shop

Conseguiste garantir o teu futuro?? O Instituto Superior de Gestão promoveu, dia 11 de abril, a 2.ª edição da Job Shop.Está feira de empregabilidade trouxe às nossas instalações grande empresas parceiras para promover a aproximação dos nossos estudantes ao mercado de...

Criar Saberes 2023|2024 na Escola Secundária Cacilhas-Tejo

Esta semana estivemos na Escola Secundária Cacilhas-Tejo com o Projeto Criar Saberes! Na quarta-feira, dia 10 de abril, os estudantes tiveram a oportunidade de acompanhar a palestra da Professora Doutora Natália Teixeira, Coordenadora da Licenciatura em Economia,...

Antigas Alunas ISG e Universidade Lusófona como Secretárias de Estado

Os maiores grupos de Ensino de Língua Portuguesa, Grupo Ensinus e Grupo Lusófona estão novamente em grande destaque. O Novo Governo Português é constituído por duas Secretárias de Estado com formação nos nossos Grupos. A Secretária de Estado da Administração Pública,...

ISG e Hotel Cascais Miragem celebram protocolo de colaboração

O Instituto Superior de Gestão e o Hotel Cascais Miragem celebraram um protocolo de colaboração no âmbito da aproximação entre a oferta formativa, a produção de conhecimento e a inovação no processo de ensino aprendizagem, com ligação direta e constante com o setor...

ISG e Lisbon Marriott Hotel celebram protocolo de colaboração

O Instituto Superior de Gestão e o Lisbon Marriott Hotel celebraram um protocolo de colaboração de estágios, no âmbito da aproximação entre a oferta formativa, a produção de conhecimento e a inovação no processo de ensino aprendizagem, com ligação direta e constante...

Job Shop 2024

És Finalista? Escolhe a empresa para onde queres ir trabalhar! No dia 11 de abril, o Instituto Superior de Gestão promove, em parceria tecnológica com a Networkme, a aproximação dos estudantes/recém graduados ao mercado de trabalho, através do contacto com as empresas...

×

Bem-vindo(a)!

Contacte-nos pelo WhatsApp

× 969844241