Select Page

A Gestão da Aeronavegabilidade

3 de Janeiro, 2022

O transporte aéreo é, atualmente, a forma mais segura de nos deslocarmos, mesmo considerando que, desde 1903 e até aos dias hoje, as causas humanas associadas aos acidentes aéreos se vêm apresentando num crescente persistente, atingindo atualmente mais de 80%, aproximadamente, das causas dos acidentes aéreos.

Em contrapartida, as causas atribuídas a falhas técnicas têm vindo a reduzir-se sistematicamente, fruto das constantes inovações tecnológicas que caracterizam o transporte aéreo dos dias de hoje.

A aeronavegabilidade pode ser definida como a capacidade de uma aeronave ou outro equipamento ou sistema de ser operado em voo e no solo sem risco significativo para a tripulação, pessoal de assistência no solo, passageiros ou terceiros, sendo um atributo técnico do material de voo em todo o seu ciclo de vida (ref. U.K. Ministry of Defence). Mais simplesmente, de acordo com o Webster’s Dictionary, Aeronavegabilidade é “Fitness to Fly” (aptidão para voar).

A aeronavegabilidade de uma aeronave tem origem no projeto, construção e certificação inicial (aeronavegabilidade inicial), perdura durante a sua operação (aeronavegabilidade continuada) e estende-se às atividades de manutenção a que a aeronave está sujeita durante toda a sua vida operacional.

A gestão da aeronavegabilidade (quer inicial como continuada) é uma função essencial na garantia da operação segura de uma aeronave (Safety Management) e no cumprimento dos requisitos regulamentares aplicáveis à operação aérea (Compliance Monitoring). A adequada interação e integração da gestão da aeronavegabilidade com o sistema de gestão do operador da aeronave (Management System) é primordial para a manutenção de um nível aceitável de Safety na sua operação.

Na Pós-Graduação em Gestão da Aeronavegabilidade do ISG, os participantes podem tomar conhecimento sobre as práticas mais recentes que se desenvolvem no setor aeronáutico sobre estas matérias, possibilitando a oportunidade de ser parte ativa do seu próprio desenvolvimento pessoal, através de um plano de ação que integra o processo de informação e acompanhamento, com orientação de especialistas no âmbito de estratégias Pedagógico Ecossitémicas.

A abordagem experiencial em didática emocional no contexto aeronáutico permite a compreensão da adequação das melhores práticas a cada caso, num contexto de cultura organizacional, como parte integrante das organizações, considerando a Gestão de Processos da Operação e a Gestão de Pessoas no âmbito da Gestão da Aeronavegabilidade e da Manutenção das aeronaves em operação no espaço aéreo da União Europeia.

A Pós-Graduação em Gestão da Aeronavegabilidade do ISG possibilita ainda aos participantes o contacto aprofundado e atualizado com as práticas operacionais das organizações e das pessoas que garantem diariamente a Gestão da Continuidade da Aeronavegabilidade e a Manutenção das aeronaves no contexto da operação na União Europeia.

Eng.º Jorge Leite, co-coordenador da Pós-Graduação em Gestão da Aeronavegabilidade para o Link to Leaders

Outras Notícias

Formação Adaptada ao novo contexto económico

 Já estão disponíveis para leitura as entrevistas da Diretora do Departamento de Formação Avançada, Dra. Clara Viegas, concedida ao Jornal de Negócios.Pode consultar as entrevistas em:-...

ISG e Intercontinental Lisbon assinam protocolo de colaboração

O Instituto Superior de Gestão e o Intercontinental Lisbon assinaram um protocolo de colaboração que visa a gestão do capital académico em estreita articulação com a gestão do capital humano desta unidade de excelência, prestígio e qualidade na hotelaria nacional e...

ISG e OPCTJ assinam protocolo de Cooperação

O Instituto Superior de Gestão - ISG e a Associação Ordem dos Pobres Cavaleiros do Templo de Jerusalém - OPCTJ assinaram um protocolo de cooperação, onde as entidades reconhecem o interesse e a oportunidade de partilharem o seu conhecimento e recursos, assim como a...

Campanha #3por2

Não perca a oportunidade de oferecer a melhor formação aos seus colaboradores, na área das Ciências Económicas e Empresariais. No Instituto Superior de Gestão, ao inscrever três elementos da sua empresa no mesmo curso de Formação Avançada (Mestrados, Pós-Graduação ou...

(Des)uso da máscara: um gatilho para sintomas de ansiedade

A ansiedade é caracterizada por preocupações irrealistas e/ou excessivas sobre circunstâncias da vida e por um conjunto de sintomas físicos que persistem durante algumas semanas e estão presentes na maior parte dos nossos dias. É uma sensação que surge perante...

×

Bem-vindo(a)!

Contacte-nos pelo WhatsApp

× 969844241