Select Page

A importância da formação em gestão escolar

25 de Janeiro, 2022

Em qualquer profissão, a expressão de maior relevância do momento é atualização contínua e na Educação não é diferente e configura-se na necessidade de formação contínua dos professores. Para todos, nos vários níveis de Liderança Escolar, desde a liderança do Diretor de Turma, dos Projetos, às Coordenações de Departamento e Direção de Escolas num contexto Público ou Privado ou de nível Básico, Secundário ou do Ensino Superior.

Afinal, a maior parte dos professores desenvolveram na sua formação de base competências específicas relacionadas com a dimensão científica do seu grupo disciplinar e o perfil do aluno do século XXI bem como os desafios constantes da sociedade atual exigem diferentes competências pessoais e interpessoais para o desenvolvimento de um trabalho profícuo com toda a comunidade educativa.

Um professor com funções de liderança que esteja bem formado faz toda a diferença nos resultados da escola e no desempenho dos alunos. Uma boa formação contínua como a proporcionada pelo ISG envolve práticas e estratégias adaptadas à realidade de cada Escola e que possibilitem o levantamento de necessidades específicas e o desenvolvimento de diversas competências ajustadas a cada nível de liderança da Escola em simultaneamente possibilita a atribuição de créditos das horas totais enquanto formação especializada através da sua acreditação pelo CCPFC/CFE-3368/19.

A gestão escolar dos sistemas de ensino constitui uma dimensão da atuação na estruturação organizada e orientada da ação educacional promotora da organização, da mobilização e da articulação de todas as condições estruturais, funcionais, materiais e humanas necessárias para garantir o avanço dos processos sócio educacionais.

Como refere  Azanha (1995, p. 24):  “Só a escola, com o seu diretor, o seu corpo docente, os seus funcionários, as suas associações de pais têm que examinar a sua própria realidade especifica e local efazer um balanço das suas dificuldades e se organizarem para vencê-las. Não há planos de melhoria empacotados por qualquer outro órgão que possa realmente alterar, substantivamente, a realidade de cada escola se a própria escola não for capaz de se debruçar sobre os seus problemas, de fazer aflorar esses problemas e de se organizar para resolvê-los (…)”

Professora Doutora Lurdes Neves, Coordenadora da Pós-Graduação em Gestão Escolar para o Link to Leaders

Outras Notícias

Formação Adaptada ao novo contexto económico

 Já estão disponíveis para leitura as entrevistas da Diretora do Departamento de Formação Avançada, Dra. Clara Viegas, concedida ao Jornal de Negócios.Pode consultar as entrevistas em:-...

ISG e Intercontinental Lisbon assinam protocolo de colaboração

O Instituto Superior de Gestão e o Intercontinental Lisbon assinaram um protocolo de colaboração que visa a gestão do capital académico em estreita articulação com a gestão do capital humano desta unidade de excelência, prestígio e qualidade na hotelaria nacional e...

ISG e OPCTJ assinam protocolo de Cooperação

O Instituto Superior de Gestão - ISG e a Associação Ordem dos Pobres Cavaleiros do Templo de Jerusalém - OPCTJ assinaram um protocolo de cooperação, onde as entidades reconhecem o interesse e a oportunidade de partilharem o seu conhecimento e recursos, assim como a...

Campanha #3por2

Não perca a oportunidade de oferecer a melhor formação aos seus colaboradores, na área das Ciências Económicas e Empresariais. No Instituto Superior de Gestão, ao inscrever três elementos da sua empresa no mesmo curso de Formação Avançada (Mestrados, Pós-Graduação ou...

(Des)uso da máscara: um gatilho para sintomas de ansiedade

A ansiedade é caracterizada por preocupações irrealistas e/ou excessivas sobre circunstâncias da vida e por um conjunto de sintomas físicos que persistem durante algumas semanas e estão presentes na maior parte dos nossos dias. É uma sensação que surge perante...

×

Bem-vindo(a)!

Contacte-nos pelo WhatsApp

× 969844241