Select Page

A Estruturação de produtos turísticos: Experiência e importância do associativismo

12 de Abril, 2022

A atratividade turística dos territórios advém da utilização e regeneração dos seus recursos, da sua identidade e do seu valor, na estruturação dos produtos turísticos.

O produto turístico constitui-se pela combinação de recursos naturais e culturais, pelas atrações, pelas atividades à volta de um interesse específico que proporcione uma experiência global para o visitante.

Os destinos, enquanto resultado do envolvimento e da cooperação dos seus agentes (municípios, associações, empresas), afirmam-se na união de sinergias que possibilitam experiências e vivências inesquecíveis, ofertas turísticas de excelência, em torno de produtos temáticos e transversais.

A ação empreendida pela Associação Ordem dos Pobres Cavaleiros do Templo de Jerusalém (OPCTJ) desde a sua constituição, em plena pandemia, no ano de 2020, é um bom exemplo de uma rede de parcerias associativas, empresariais e autárquicas relacionada com a temática templária. A OPCTJ, que tem por objeto a preservação e a emulação dos ideais históricos da antiga cavalaria do Templo de Jerusalém, desenvolve a sua atividade cultural e ação social, assumindo, cumulativamente, um papel determinante no turismo, enquanto instrumento de modelo de desenvolvimento regional integrado.

Ao estabelecer pontes entre os vários municípios, pertencentes às regiões de Lisboa e Vale do Tejo, do Centro, do Porto e Norte, cujos territórios e património estão especialmente ligados à história da presença templária em Portugal, a OPCTJ promove os produtos endógenos e o património material e imaterial de cada região e integra o motor de diferenciação e fidelização nas atividades ligadas ao turismo.

Neste caso, ao fomentar-se o desenvolvimento de um produto turístico de valor acrescentado (turismo cultural e turismo militar), proporciona-se a integração de experiências e fomenta-se um maior envolvimento dos agentes para a estruturação e criação de roteiros turísticos e destinos de acordo com os recursos de cada região.

Desta forma, transformam-se recursos em produtos turísticos diferenciados, com qualidade e identidade, inovadores e promotores da sustentabilidade através da preservação dos recursos e de apoio às comunidades que, em suma, projetam os territórios, em modelos de desenvolvimento em rede.

Professor Doutor João Caldeira Heitor, Secretário Geral do ISG, Coordenador da Licenciatura em Gestão do Turismo, para a Ambitur

Outras Notícias

Sustentabilidade e qualidade no turismo

Com o exponencial crescimento da actividade turística nas últimas décadas, que causa efeitos nefastos nos destinos, com particular incidência no património erigido e natural, a Organização Mundial do Turismo e os governos têm-se debruçado sobre a problemática da...

ISG e Município de Albufeira celebram protocolo

O Instituto Superior de Gestão e o Município de Albufeira celebraram um protocolo, no âmbito da missão e dos objetivos das respetivas organizações, com foco nas atividades educativas, formativas, trabalhos de investigação e atividades científicas de extensão...

ISG e Sofitel Lisbon Liberdade assinam protocolo de colaboração

O Instituto Superior de Gestão e o Sofitel Lisbon Liberdade assinaram um protocolo de colaboração com o objetivo de potenciar a gestão do capital académico em estreita articulação com a gestão do capital humano desta unidade de excelência, prestígio e qualidade na...

Seminário “Desenvolvimento Pessoal”

O Instituto Superior de Gestão promove no próximo dia 9 de junho, pelas 19 horas, o seminário: “Desenvolvimento Pessoal”, no âmbito da Pós-Graduação em Coaching Executivo e Liderança de Alta Performance. O Prof. Jaime Ferreira da Silva, Presidente do Conselho de...

A sua empresa é um cavalo ou um unicórnio?

Um unicórnio também conhecido por licórnio ou licorne é uma criatura mitológica, cujo nome vem do latim e significa literalmente “um único chifre“ em espiral no centro da cabeça. Além desta caraterística, é representado como um cavalo branco, com...

Dra. Teresa Damásio apresenta Poster Científico na NAFSA 2022

Para fechar a presença na Maior Feira Internacional de Ensino, a Dra. Teresa Damásio, CEO do GRUPO ENSINUS, apresentou um Poster Científico com o tema: A Global Vision of the Higher Education in Guinea Bissau. Além da Administradora do Grupo, a nossa instituição...

ISG na Feira do Ensino Superior em Loures

O ISG - Instituto de Superior de Gestão esteve presente na Feira de Ensino Superior, promovida pela Câmara Municipal de Loures em conjunto com a associação Inspiring Future. A nossa instituição esteve presente nesta feira dedicada aos alunos finalistas do concelho de...

Delegação do Grupo Ensinus em reuniões institucionais na NAFSA

A Delegação do Grupo Ensinus esteve mais um dia repleto de reuniões com instituições internacionais na NAFSA – Association of International Educators. A Dra. Teresa Damásio, Administradora do Grupo Ensinus, esteve presente nos vários Stands das Escolas Norte...

×

Bem-vindo(a)!

Contacte-nos pelo WhatsApp

× 969844241