Select Page

A Estruturação de produtos turísticos: Experiência e importância do associativismo

12 de Abril, 2022

A atratividade turística dos territórios advém da utilização e regeneração dos seus recursos, da sua identidade e do seu valor, na estruturação dos produtos turísticos.

O produto turístico constitui-se pela combinação de recursos naturais e culturais, pelas atrações, pelas atividades à volta de um interesse específico que proporcione uma experiência global para o visitante.

Os destinos, enquanto resultado do envolvimento e da cooperação dos seus agentes (municípios, associações, empresas), afirmam-se na união de sinergias que possibilitam experiências e vivências inesquecíveis, ofertas turísticas de excelência, em torno de produtos temáticos e transversais.

A ação empreendida pela Associação Ordem dos Pobres Cavaleiros do Templo de Jerusalém (OPCTJ) desde a sua constituição, em plena pandemia, no ano de 2020, é um bom exemplo de uma rede de parcerias associativas, empresariais e autárquicas relacionada com a temática templária. A OPCTJ, que tem por objeto a preservação e a emulação dos ideais históricos da antiga cavalaria do Templo de Jerusalém, desenvolve a sua atividade cultural e ação social, assumindo, cumulativamente, um papel determinante no turismo, enquanto instrumento de modelo de desenvolvimento regional integrado.

Ao estabelecer pontes entre os vários municípios, pertencentes às regiões de Lisboa e Vale do Tejo, do Centro, do Porto e Norte, cujos territórios e património estão especialmente ligados à história da presença templária em Portugal, a OPCTJ promove os produtos endógenos e o património material e imaterial de cada região e integra o motor de diferenciação e fidelização nas atividades ligadas ao turismo.

Neste caso, ao fomentar-se o desenvolvimento de um produto turístico de valor acrescentado (turismo cultural e turismo militar), proporciona-se a integração de experiências e fomenta-se um maior envolvimento dos agentes para a estruturação e criação de roteiros turísticos e destinos de acordo com os recursos de cada região.

Desta forma, transformam-se recursos em produtos turísticos diferenciados, com qualidade e identidade, inovadores e promotores da sustentabilidade através da preservação dos recursos e de apoio às comunidades que, em suma, projetam os territórios, em modelos de desenvolvimento em rede.

Professor Doutor João Caldeira Heitor, Secretário Geral do ISG, Coordenador da Licenciatura em Gestão do Turismo, para a Ambitur

Outras Notícias

ISG em mais uma edição da NAFSA

É com o maior orgulho e sentido de Missão que a Delegação do Grupo Ensinus irá estar presente em mais uma edição da maior Feira Internacional de Ensino, NAFSA - Association of International Educators, este ano em New Orleans. Através desta presença do ISG | Business...

Semana dos Recursos Humanos

Começa hoje a Semana dos Recursos Humanos do ISG! - Gostavas ir a uma entrevista de emprego e garantir logo o trabalho?- Tens Linkedin, mas não recebes nenhuma proposta de emprego?- Queres perceber como podes maximizar os Recursos Humanos na Administração Pública?- A...

Academia DR no ISG

O Instituto Superior de Gestão, em conjunto com a Academia DR, promoveu, no dia 15 de maio, pelas 14 horas, no auditório, uma sessão interativa de apresentação do jornal oficial da República Portuguesa. Nesta sessão interativa foi dado a conhecer o Diário da...

Presidente da APTERN em Aula Aberta no ISG

Os estudantes do 2º ano da Licenciatura em Gestão do Turismo receberam a Presidente da Associação Portuguesa de Turismo em Espaços Rurais e Naturais – APTERN, Doutora Sara Duarte Correia, para lecionar uma Aula Aberta no âmbito da Unidade Curricular de Mercados e...

ISG na Turquia com Trabalho de Investigação

O Instituto Superior de Gestão esteve presente na Turquia com um trabalho de Investigação, realizado pela Secretária-Geral do ISG, Professora Doutora Rosa Rodrigues, no âmbito da 5th Conference on Managing Tourism Across Continents – Tourism for a better World.

×

Bem-vindo(a)!

Contacte-nos pelo WhatsApp

× 969844241