Select Page

A sua empresa é um cavalo ou um unicórnio?

7 de Junho, 2022

Um unicórnio também conhecido por licórnio ou licorne é uma criatura mitológica, cujo nome vem do latim e significa literalmente “um único chifre“ em espiral no centro da cabeça. Além desta caraterística, é representado como um cavalo branco, com cor intensa e rabo de leão.

Todas as lendas o tomam como mágico, que pode voar e desaparecer graças ao poder que se concentra no chifre. Valentia, força, bondade, pureza e inocência são as caraterísticas mais associadas ao unicórnio.

O caráter único e raro do unicórnio fez com que a expressão e o conceito se transferissem para o mundo empresarial.

Foi a fundadora da Cowboy Ventures, Aileen Lee em 2013 que utilizou pela primeira vez o termo “unicórnio” no artigo “Welcome to the unicorn club: learning from billion-dollar startups”. De acordo com Lee, empresas unicórnio são empresas tecnológicas que atingiam o valor de 1 bilhão de dólares (mil milhões de euros) sem estarem cotadas na Bolsa e cujos negócios têm o foco normalmente no consumidor e não em serviços ou produtos para empresas.

Tal como na mitologia, também no contexto empresarial a raridade dessas empresas em negócios emergentes no mercado faz delas sobreviventes em negócios emergentes no mercado.

As características normalmente atribuídas às startup unicórnio são:

▪Inovação, revolucionar o modelo de negócio arriscando novas oportunidades de negócio. Como afirma metaforicamente Ana Pimentel, no livro Unicórnios Portugueses, “Um unicórnio é um cocktail de dinheiro, inovação, métricas, potencial e risco. A servir de base a este copo, está uma promessa: a de mudar um mercado, um hábito de consumo ou comportamental, a forma como se presta um serviço e, no limite, o mundo”.

▪Posição de vantagem por via do pioneirismo e da inovação em produtos e serviços disruptivos.

Investimento em tecnologia, o ecossistema de inovação de startups abrange os setores das fintechs e martechs, as quais representam uma significativa parte do capital de risco destinado a estas startups.

▪Foco no cliente através de criação de produtos, ferramentas e funcionalidades que vão ao encontro das suas necessidades. Trata-se de canalizar a dor do cliente e desenvolver um meio de resolvê-la da melhor forma possível.

▪Diversidade, na medida em que uma das forças para gerar ideias disruptivas, criativas e inclusivas é contar com diferentes perfis de profissionais, promovendo ambientes multiculturais e multidisciplinares.

As startups que buscam inovação devem estar numa posição de vantagem em relação às suas concorrentes antecipando tendências, ser pioneira no ramo e atuar sempre inovando e aprimorando o produto com vista à criação e à proposta de valor para o cliente.

Não estando cotadas em bolsa, as empresas unicórnios recorrem a rondas de financiamento a investidores privados que acreditem no potencial da empresa.

Cada ronda de investimento além de arrecadar financiamentos cada vez maiores com a contrapartida de uma participação percentual no capital da empresa vai sendo sucessivamente mais exigente não só em termos do capital arrecadado mas também pelo potencial medido pela escala global em que insere. O capital de risco é o grande financiador destas empresas dado que o seu grande potencial de mercado a longo prazo implica também maior risco.

No inicio de vida todas as empresas são idênticas, prevalece a energia, a ambição e as ideias, mas á medida que o tempo passa instala-se a burocracia e as ideias deixam de ser uma prioridade, prevalece uma visão interna em detrimento de uma visão para o exterior, para o cliente, para a inovação numa ótica de escala global, afastando deste modo o interesse de financiadores e do capital de risco cujo interesse é avaliado com base no seu potencial e nas suas oportunidades de conquistar mercado.

Tal como os unicórnios, animais raros, também as “empresas unicórnio” são raras na medida em que apesar das ideias disruptivas que possam apresentar, têm sucesso quase por magia.

Cabe ao empreendedor escolher o seu caminho, ser mais uma empresa ou fazer a diferença, ser um cavalo “cansado ou um “unicórnio” aumentando visibilidade e o número de investidores para o país.

Professor Doutor António Rodrigues, Coordenador da Pós-Graduação em Gestão Financeira para a Executive DIGEST

Outras Notícias

Sustentabilidade e qualidade no turismo

Com o exponencial crescimento da actividade turística nas últimas décadas, que causa efeitos nefastos nos destinos, com particular incidência no património erigido e natural, a Organização Mundial do Turismo e os governos têm-se debruçado sobre a problemática da...

ISG e Município de Albufeira celebram protocolo

O Instituto Superior de Gestão e o Município de Albufeira celebraram um protocolo, no âmbito da missão e dos objetivos das respetivas organizações, com foco nas atividades educativas, formativas, trabalhos de investigação e atividades científicas de extensão...

ISG e Sofitel Lisbon Liberdade assinam protocolo de colaboração

O Instituto Superior de Gestão e o Sofitel Lisbon Liberdade assinaram um protocolo de colaboração com o objetivo de potenciar a gestão do capital académico em estreita articulação com a gestão do capital humano desta unidade de excelência, prestígio e qualidade na...

Seminário “Desenvolvimento Pessoal”

O Instituto Superior de Gestão promove no próximo dia 9 de junho, pelas 19 horas, o seminário: “Desenvolvimento Pessoal”, no âmbito da Pós-Graduação em Coaching Executivo e Liderança de Alta Performance. O Prof. Jaime Ferreira da Silva, Presidente do Conselho de...

Dra. Teresa Damásio apresenta Poster Científico na NAFSA 2022

Para fechar a presença na Maior Feira Internacional de Ensino, a Dra. Teresa Damásio, CEO do GRUPO ENSINUS, apresentou um Poster Científico com o tema: A Global Vision of the Higher Education in Guinea Bissau. Além da Administradora do Grupo, a nossa instituição...

ISG na Feira do Ensino Superior em Loures

O ISG - Instituto de Superior de Gestão esteve presente na Feira de Ensino Superior, promovida pela Câmara Municipal de Loures em conjunto com a associação Inspiring Future. A nossa instituição esteve presente nesta feira dedicada aos alunos finalistas do concelho de...

Delegação do Grupo Ensinus em reuniões institucionais na NAFSA

A Delegação do Grupo Ensinus esteve mais um dia repleto de reuniões com instituições internacionais na NAFSA – Association of International Educators. A Dra. Teresa Damásio, Administradora do Grupo Ensinus, esteve presente nos vários Stands das Escolas Norte...

×

Bem-vindo(a)!

Contacte-nos pelo WhatsApp

× 969844241