Select Page

Os desafios do Metaverso

7 de Junho, 2022

A recente reunião do Fórum Económico Mundial realizado em Davos, no passado dia 25, contou com a presença de grandes companhias multinacionais e abordou a construção de um metaverso “economicamente viável, seguro e inclusivo”. O acordo entre 60 empresas para a construção do metaverso mostra a importância do tema.

A iniciativa concentrou-se em duas áreas: a governança do metaverso – segurança e inclusão – e a criação de valor com a identificação dos incentivos e riscos que as empresas, os indivíduos e a sociedade encontrarão nesta nova realidade.

O metaverso, não sendo uma novidade – por exemplo, na interactividade em plataformas digitais, NFTs, gamificação, criptomoedas, inteligência artificial e neurociência – o que se perspectiva é a existência de vários metaversos com a vantagem tecnológica da personalização. Este cenário proporcionará mais valor nas relações que as empresas constroem com os seus clientes.

O Fórum Economico Mundial, na sua página, refere como objectivo “promover a colaboração entre vários stakeholders para construir o metaverso de maneira integrada e aberta e ajudá-lo a cumprir a sua promessa, transformando as experiências do consumidor e os modelos de negócios em todos os sectores”. Desta forma, os impactos do metaverso exigem atenção em relação à credibilidade das marcas, as questões ligadas à diversidade, à inclusão, ao meio ambiente e, sobretudo, à governança.

Em jeito de reflexão, o consumo de bens e serviços seja por via de novos produtos e serviços ou novas experiências são intensificados, exigindo das empresas novas formas de transparência e de relação com os clientes.

A fidelização às marcas através de novos vínculos afectivos, porque provavelmente o perfil dos clientes não será o mesmo que o dos clientes do mundo real, requer clareza nas mensagens, preservação do diferencial competitivo, criação e o fortalecimento de vínculos e atenção às questões de autenticidade.

As estratégias das relações das empresas com os seus stakeholders terão de ser repensadas face a uma nova realidade de posicionamento no mercado, discutindo ao nível da ética os desafios ao nível da privacidade e confidencialidade de dados, as relações contratuais, os temas ligados ao complianceàs boas práticas de concorrência, de contratação de colaboradores, de conduta profissional ética, de promoção de produtos e de cyber security.

O metaverso pretende deslumbrar-nos com um conjunto de ambientes virtuais interligados, operando como um universo paralelo à vida real. Como afirmou Aldous Huxley  a propósito da sua obra “Admirável Mundo Novo”, “o  preço da liberdade, e até da simples humanidade, é a vigilância eterna”.

Professor Doutor António Rodrigues, Coordenador da Pós-Graduação em Gestão Financeira para a Marketeer

Outras Notícias

Investigador CIGEST é Chair em Congresso Científico Internacional

O Coordenador da Licenciatura em Gestão do Turismo do ISG e investigador colaborador do CIGEST, Professor Doutor João Caldeira Heitor integra, entre os dias 4 e 6 de junho de 2025, o Congresso Científico DSOTT Diversity & Sustainability: Opportunities and Threats...

Festa do Cinema

A Festa do Cinema está de volta! Em 2024 a segunda edição da Festa do Cinema acontece a 21, 22 e 23 de outubro. Em todo o país, e durante três dias, podes assistir a todos os filmes em exibição, em todas as sessões, por apenas 3, 50 euros. O Cinema Fernando Lopes...

ISG volta às escolas secundárias do País com a Inspiring Future

Mais um ano letivo a viajar pelo país para esclarecemos todas as tuas dúvidas sobre a primeira Business School, em Portugal! À boleia do Projeto Inspiring Future, entrámos em grande em Évora e Beja e visitámos várias Escolas Secundárias destas regiões. Os alunos e...

APPM realiza “Marketing Marathon 2024”

A Marketing Marathon 2024 está a chegar! A APPM - Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing promove um evento para todos os estudantes que tenham interesse na área do marketing e este ano o ISG está no programa! Vais poder assistir a palestras e workshops...

CIGEST promoveu 1º “Café com Ciência”

O Instituto Superior de Gestão promoveu, em conjunto com o CIGEST – Centro de Investigação em Gestão, o 1º “Café com Ciência”, no dia 16 de outubro. Este é um evento que pretende juntar, de uma forma descontraída e informal, todos os docentes, investigadores e...

ISG e Devoteam celebram protocolo de colaboração

O Instituto Superior de Gestão e a Devoteam celebraram um protocolo de colaboração no âmbito dos objetivos das duas organizações. A Devoteam sendo um grupo de empresas que congrega a Boldint, SA, a Edotoutfit, Lda, a Integrity, SA e a World Singularity - Sistemas de...

ISG e APJF celebram parceria

O Instituto Superior de Gestão e a Associação Portuguesa de Jovens Farmacêuticos celebraram uma parceria que visa a partilha de experiências, conhecimento e atividades em torno das atividades das duas entidades. A Associação Portuguesa de Jovens Farmacêuticos ao...

Ação de Formação “Meios de 1ª Intervenção”

O ISG está mais seguro! Os colaboradores do nosso Instituto realizaram uma ação de formação durante o dia 14 de outubro sobre “Meios de 1ª Intervenção” para prevenção de incêndio. A segurança é uma prioridade, e continuamos a investir no bem-estar de...

×

Bem-vindo(a)!

Contacte-nos pelo WhatsApp

× 969844241