Select Page

Sustentabilidade e qualidade no turismo

24 de Junho, 2022

Com o exponencial crescimento da actividade turística nas últimas décadas, que causa efeitos nefastos nos destinos, com particular incidência no património erigido e natural, a Organização Mundial do Turismo e os governos têm-se debruçado sobre a problemática da sustentabilidade do turismo versus sustentabilidade ambiental.

No seguimento do plano de retoma Reactivar o Turismo | Construir o Futuro, e alinhado com os objectivos da Estratégia Turismo 2027, o governo português apresentou (e bem) o Plano Turismo +Sustentável 20-23, com o propósito de “intensificar o objectivo da sustentabilidade na actividade turística; a reeducação para uma restauração circular e sustentável; o desenvolvimento de práticas para uma economia circular; a neutralidade carbónica nos empreendimentos turísticos; a construção sustentável em empreendimentos turísticos; a eficiência hídrica nos campos de golfe em Portugal; e a redução do plástico na hotelaria”.

Reconhecemos a pertinência dos objectivos e “a importância de Portugal reforçar o seu posicionamento e competitividade enquanto destino turístico sustentável e seguro, a par das novas directrizes e orientações nacionais e comunitárias, no âmbito da economia circular e da sustentabilidade ambiental”.

Os eixos estratégicos definidos em torno da estruturação de uma oferta turística sustentável, a qualificação dos agentes do sector, a promoção de Portugal como um destino sustentável e a monitorização do desempenho do sector para a sustentabilidade estão alinhados com o plano.

Presentemente, encontramo-nos em plena recuperação da actividade turística após os picos da pandemia de covid-19, com a maioria das empresas do sector a procurarem lucros que minimizem as perdas dos últimos dois anos. Já os turistas (na sua maioria) ávidos de experiências turísticas procuram reconquistar o tempo perdido e “consumir vivências”.

Nesse sentido, presentemente, a questão da sustentabilidade ambiental/turística não se apresenta como uma prioridade tanto para o lado da oferta como para o lado da procura. Talvez daqui a um ano, com as empresas capitalizadas, esta temática regresse à linha da frente.

Nesta retoma, além da componente económica e da oferta turística, a questão da qualidade volta a assumir-se como um elemento diferenciador. A qualidade dos serviços e dos produtos turísticos e o respeito da capacidade de carga dos destinos continuam a ser pilares basilares para o reconhecimento do valor do turismo nacional.

Não é através de um decreto ou de um plano de acção que promovemos a qualidade. Ela deve estar presente nos princípios e nos objectivos das empresas turísticas mas, concomitantemente, nos serviços aeroportuários, nas empresas de transporte, na restauração, nos espaços museológicos…

A qualidade não deve ser o objectivo, mas sim a prática. O elemento distintivo e diferenciador que permitirá ao nosso país consolidar o mercado e tornar-se um destino com chancela qualitativa. Proporcionando experiências e vivências de qualidade (nos serviços e nas estruturas), facilmente alcançaremos os objectivos inerentes à sustentabilidade da actividade turística, com capacidade de acção, compreensão, exigência e objectividade.

Professor Doutor João Caldeira Heitor, Secretário Geral do ISG, Coordenador da Licenciatura em Gestão do Turismo, para o NOVO Semanário

Outras Notícias

ISG e Nucase estabelecem parceria

O Instituto Superior de Gestão e a Nucase estabeleceram uma parceria estratégica que visa potenciar a ligação entre o meio académico e o tecido empresarial, promovendo a inovação, a formação prática e a excelência na gestão. Esta colaboração enquadra-se no compromisso...

2025 | 2026

O ISG |Business & Economics School dispõe de um Serviço de Apoio ao Candidato onde podem ser obtidas informações relacionadas com o teu processo de candidatura à Universidade e esclarecer dúvidas acerca das Condições de Acesso/ ingresso e tipologia de candidatura....

Diretor do ISG em reunião do Colégio Universitário da APESP

O Senhor Diretor do Instituto Superior de Gestão, Professor Doutor Miguel Varela, participou na reunião do Colégio Universitário da APESP, no dia 25 de julho, que teve como objetivo analisar o atual quadro do Ensino Superior Universitário e as tendências futuras do...

Investigadores do CIGEST lançam livro

Num cenário cada vez mais competitivo, onde os Dados são um recurso essencial para decisões estratégicas, saber como transformá-los em informação útil é fundamental. A Presidente do Conselho-Geral do ISG e investigadora do CIGEST, Professora Doutora Lurdes Neves,...

ISG e Município de Mafra celebram parceria

O Instituto Superior de Gestão e o Município de Mafra celebraram uma parceria, no âmbito da missão e dos objetivos das respetivas organizações, com foco nas atividades educativas, formativas, trabalhos de investigação e atividades científicas de extensão...

Docentes ISG premiados na DSOTT

O Coordenador da Licenciatura em Gestão do Turismo do ISG, Professor Doutor João Caldeira Heitor, em conjunto com a Presidente do CIGEST, Professora Doutora Mariana Marques receberam a distinção de Melhor Paper apresentado no Congresso Científico DSOTT Diversity &...

Conferência “A Inteligência Artificial e o Futuro da Educação”

A Senhora Administradora do Grupo Ensinus, Dra. Teresa Damásio, irá participar na Conferência “A Inteligência Artificial e o Futuro da Educação”, no próximo dia 7 de julho, pelas 18h30, na Sala do Âmbito Cultural do El Corte Inglés, Piso 6, em Lisboa. Esta conversa em...

Diretor do ISG lança novo livro de crónicas na 95ª Feira do Livro

O Senhor Diretor do Instituto Superior de Gestão, Professor Doutor Miguel Varela, esteve na 95ª edição da Feira do Livro, no dia 15 de junho, para fazer o lançamento do seu novo livro de crónicas que reúne todos os artigos de opinião publicados no Jornal de Negócios...