Select Page

Integrar o conhecimento com a prática

13 de Julho, 2022

O Instituto Superior de Gestão (ISG) – uma das primeiras business schools nacionais – conta com quase meio século de existência e soma a centralidade da sua localização (junto da Cidade Universitária de Lisboa) à qualidade da oferta educativa e dos equipamentos à disposição dos estudantes.

Com uma personalidade e posicionamento muito próprios, destaca-se pelo caráter inovador na formação, afirmando-se como uma instituição de referência no ensino das áreas das ciências empresariais, nacional e internacionalmente.

À evolução do mercadoo projeto ISG | Business & Economics School responde com pedagogia eficiente, com uma maior aproximação ao meio empresarial, com oferta formativa de alto nível e conteúdos permanentemente atualizados, adaptados às necessidades dos agentes económicos e aos complexos desafios que os futuros gestores e economistas têm pela frente.

Aposta nas soft skills e na ligação às empresas

Face à crescente competitividade, além da excelência em termos de conhecimento técnico e científico (hard skills), “a grande inovação (desta instituição) é o foco no desenvolvimento das soft skills dos estudantes, o que é atualmente um elemento muito diferenciador”. “Formamos alunos comunicativos, comprometidos, colaborativos, criativos e conscientes de si próprios e do mundo que os rodeia”, sublinha o diretor do ISG, Miguel Varela.

O ISG | Business & Economics School também prima pela forte ligação com as empresas, transportando para a sala de aula a realidade empresarial, através de estudos de casos e palestrantes convidados. Miguel Varela reforça isso mesmo, ao afirmar que “o corpo docente do ISG é altamente qualificado (mais de 70% de doutorados), estável e sobretudo com experiência no mercado, que é transmitida em sala de aula”. “É nosso entendimento que, para uma formação de excelência nas áreas de gestão e de economia, o saber teórico tem de ser complementado com a experiência no mercado, isto porque estas ciências não são testáveis em laboratório”.

O impacto destas apostas tem sido amplamente reconhecido no mercado, que é o melhor cartão de visita do ISG: taxa de empregabilidade de 96%.

Um mundo de parcerias

No âmbito da cooperação académica, técnica, profissional e científica, assim como no domínio da investigação, mobilidade e estágios, o ISG tem centenas de protocolos com empresas, associações e com outras instituições de ensino superior. Além disso, possui um gabinete de estágios e carreiras que dinamiza a celebração de protocolos.

Ao nível da internacionalização, cerca de 25% dos estudantes do ISG são internacionais e existe uma cultura de mobilidade através do programa ERASMUS, quer no envio, quer na receção de alunos. “Ao nível do 3.º ano, posso adiantar que praticamente 50% dos alunos já tem experiência de mobilidade internacional”, nota Miguel Varela.

Maior oferta formativa

O acesso ao ensino superior está ao “virar da esquina” e a oferta formativa do ISG | Business & Economics School para o ano letivo 2022/2023 centra-se em três campos:

  • Cursos de 1.º ciclo (licenciatura): Gestão, Economia, Gestão de Recursos Humanos e Gestão do Turismo.

Novidades ao nível da licenciatura:

Novo curso na área de Gestão de Marketing

Dupla licenciatura em Economia e Gestão em quatro anos – dadas as grandes sinergias existentes entre os dois cursos a nível curricular, os alunos que completem o curso de 1.º ciclo em Gestão ou em Economia, com mais um ano de formação, ficam licenciados em ambas, com dois diplomas independentes – um em Gestão e o outro em Economia.

  • Cursos de 2.º ciclo (mestrado): Marketing, Gestão do Potencial Humanos e Estratégia de Investimento e Internacionalização.
  • Pós-graduações e Formação de Executivos: tendo como missão aferir as reais necessidades do mercado e das empresas e enquanto promotor de uma aprendizagem contínua depois da obtenção de graus académicos, o ISG dispõe de uma extensa oferta formativa setorial, devidamente certificada pelas respetivas áreas (16 pós-graduações e seis cursos de formação de executivos).

Duas novas pós-graduações:

Sistemas Integrados de Gestão (Gestão da Qualidade), certificada pela SGS

Gestão de Segurança, certificada pela PSP

Se o curso com mais procura é, tradicionalmente, o curso de 1.º ciclo em Gestão, tem-se assistido a um progressivo aumento da procura por cursos de Formação de Executivos e de pós-graduação, nomeadamente ao nível da gestão, dos recursos humanos e das finanças, da gestão e avaliação imobiliária (certificado pela ASAVAL), do marketing (APPM), da gestão de projetos (PMI) e da formação para a Administração Pública (FORGEP e CAGEP).

Outras Notícias

2024 | 2025

O ISG |Business & Economics School dispõe de um Serviço de Apoio ao Candidato onde podem ser obtidas informações relacionadas com o teu processo de candidatura à Universidade e esclarecer dúvidas acerca das Condições de Acesso/ ingresso e tipologia de candidatura....

Criar Saberes 2023|2024 na Escola Secundária Romeu-Correia

O projeto Criar Saberes 2023/2024 continua a viajar pelas escolas portuguesas! Na quinta-feira, dia 22 de fevereiro, os estudantes da Escola Secundária Romeu-Correia tiveram a oportunidade de acompanhar a palestra da Professora Doutora Mariana Marques, Provedora do...

Ciclo de Palestras – “O meu Sucesso Começou aqui!” 2ª edição

A segunda edição do “Ciclo de Palestras” do Instituto Superior de Gestão começa já no início do segundo semestre! No âmbito da Unidade Curricular de Estágio/Projeto, de 28 de fevereiro até 29 de maio, ex-estudantes do ISG estarão presentes nas aulas para ministrar...

Nova semana pelas escolas do País com a Inspiring Future

Nova semana, novas escolas que descobriram a Primeira Business School, em Portugal, em parceria com o Projeto Inspiring Future. Os alunos e alunas das Escolas Secundárias Cacilhas-Tejo, Frei Gonçalo de Azevedo, Sebastião e Silva, Braamcamp Freire e Colégio Manuel...

Desenvolvendo uma abordagem adaptável para o século XXI

A urgência por uma abordagem revigorada destaca a importância crucial da adaptabilidade, flexibilidade e resiliência nas organizações contemporâneas. Em ambientes complexos, saturados por interconexões e mudanças rápidas, as estratégias tradicionais podem perder a sua...

ISG celebra 9 defesas de Dissertação de Mestrado

A poucas semanas do início do segundo semestre do ano letivo 2023-2024, o Instituto Superior de Gestão celebrou 9 defesas de dissertação, formando Mestres em Marketing, Gestão do Potencial Humano e Estratégia de Investimento e Internacionalização. Felicitamos os...

Troiaresort procura reforçar área de Owners

O Instituto Superior de Gestão divulga uma oferta de emprego para Property Manager do Troiaresort. Deves ter: Formação académica ao nível de Gestão ou Engenharia;Experiência profissional anterior em gestão de condomínios;Experiência em controlo orçamental, gestão e...

×

Bem-vindo(a)!

Contacte-nos pelo WhatsApp

× 969844241