Select Page

As vantagens e as desvantagens em ser um bom professor

7 de Março, 2023

Aulas interessantes e com facilidade de acompanhamento que incluam oportunidades frequentes para os alunos avaliarem o seu conhecimento poderão ser uma boa alternativa para aumentar a aprendizagem.

Como assim? Mas existem desvantagens em se ser bom professor? Na verdade, um professor que consegue promover aulas interessantes, bem organizadas e claras, pode criar a ilusão nos alunos de que aprenderam em quantidade e profundidade os conteúdos, quando, em estudos experimentais realizados, as suas notas não são significativamente diferentes das classificações de alunos que tiveram aulas com maior dificuldade de acompanhamento. Conclui-se ainda que ter alunos interessados tem inúmeras vantagens, mas a ilusão de aprendizagem pode também ter consequências negativas.

O facto de os alunos terem acreditado que aprenderam mais quando as aulas são mais fáceis de acompanhar poderá ter duas implicações:

(a) os alunos em aulas mais fáceis de acompanhar são mais assíduos e demonstram mais interesse nos temas abordados, o que poderá ter impacto no seu desempenho escolar;

(b) os alunos poderão acreditar que aprenderam o suficiente durante a aula e, por conseguinte, vão estudar menos autonomamente, o que pode ter impacto nos seus resultados.

De forma a conciliar as vantagens e desvantagens, a proposta de resolução deste paradoxo poderá passar então por desenvolver aulas que motivem e interessem os alunos, havendo simultaneamente a preocupação com o uso de estratégias que aumentem a sua capacidade de avaliação do que já sabem. Algumas estratégias possíveis para aumentar a capacidade metacognitiva dos alunos incluem:

  1. Solicitar aos alunos a avaliação do seu conhecimento no imediato e alguns dias após a aula e, sempre que possível, após a oportunidade de contactarem de novo com os tópicos da aula através de alguma atividade, o que deverá minimizar os efeitos da facilidade da aula nas estimativas de aprendizagem;
  2. Possibilitar que os alunos recordem o conteúdo da aula através da sua memória na realização de testes ao longo do tempo, o que os levará a perceber que o facto de a aula ter sido tão facilmente seguida e codificada poderá não garantir que será facilmente relembrada;
  3. Dar feedback aos alunos sobre as tentativas de recuperação do conteúdo da aula, demonstrando que alguma informação que julgavam ter aprendido poderá não o ter sido corretamente.

Em suma, aulas interessantes e com facilidade de acompanhamento que incluam oportunidades frequentes para os alunos avaliarem o seu conhecimento poderão ser uma boa alternativa para aumentar a aprendizagem. Por conseguinte, as aulas apresentadas por um professor confiante, que mantém contacto visual com os alunos, e que comunica ao nível da linguagem verbal e não verbal de forma, terão impacto no interesse e na motivação dos alunos.

Complementarmente, solicitar aos alunos para avaliar o quanto aprenderam após um intervalo de tempo após os momentos de avaliação e ainda o feedback contínuo aumentará a probabilidade de se reduzir a sobreavaliação da percepção da aprendizagem ou “excesso de confiança” desenvolvida no acompanhamento das aulas interessantes.

Professora Doutora Lurdes Neves, Presidente do Conselho Geral, Investigadora e Docente do ISG para o Link to Leaders

Outras Notícias

ISG na Talenter – Feira das Profissões

O Instituto Superior de Gestão esteve presente na Talenter - Feira das Profissões. A Public Relations Manager do Grupo Ensinus, Dra. Sara Costa, juntamente com o Overseas Students Coordinator, Dr. Marcelo Barrera representaram a instituição.

Trabalhos continuam nas novas instalações

As aulas já começaram, mas os trabalhos não param! Continuamos a transformar as nossas instalações num espaço mais acolhedor para que os nossos estudantes se sintam sempre em casa, com a ajuda do artista plástico João Araújo.

Moldar o Futuro

A Revista Lux Woman convidou a Presidente do Conselho Geral, Investigadora e Docente do ISG, Professora Doutora Lurdes Neves, para uma entrevista sobre o seu livro em conjunto com o Diretor do ISG, Professor Doutor Miguel Varela, “Gestão da Educação em Portugal”. Esta...

Sessão de Acolhimento aos novos estudantes de Mestrado

Hoje realizámos a Sessão de Acolhimento aos nossos novos estudantes de Mestrado! Nesta receção esteve presente a Diretora do Departamento de Formação Avançada, Dra. Clara Viegas, juntamente com os vários Coordenadores Científicos de cada Mestrado. Contámos ainda com o...

CAMPANHA TUDO INCLUÍDO

Melhor oportunidade que esta não vai encontrar em mais lado nenhum! Até dia 6 de outubro, faça a sua candidatura ao Mestrado em Marketing ou Mestrado em Estratégia de Investimento e Internacionalização do ISG e garanta a melhor formação que só a Primeira Business...

Último dia da Semana de Acolhimento aos novos estudantes

Chegámos ao último dia da semana de Acolhimento aos novos estudantes do ISG! Finalizámos da melhor forma com o Seminário: “Estudar no Ensino Superior: Que diferenças para o Secundário?”, ministrado pela Coordenadora da Licenciatura em Economia, Professora Doutora...

Professora Doutora Alexandra O’Neill em direto na CNN Portugal

A Professora Universitária no ISG e Doutorada em Administração, Gestão e Estratégia de Empresas, Mestre em Administração e Gestão de Empresas, Professora Doutora Alexandra O’Neill estará na CNN Portugal, a comentar sobre as mudanças do Ensino Secundário para o Ensino...

Aluna do 3ºano da Licenciatura em Gestão do Turismo foi premiada

E a vencedora é…… MARIANA LANÇA! A nossa aluna da Licenciatura em Gestão do Turismo foi premiada como a voluntária que mais se distinguiu, pelas suas competências profissionais e capacidades pessoais nas diversas funções: receção, acolhimento, informação,...

×

Bem-vindo(a)!

Contacte-nos pelo WhatsApp

× 969844241