Select Page

As vantagens e as desvantagens em ser um bom professor

7 de Março, 2023

Aulas interessantes e com facilidade de acompanhamento que incluam oportunidades frequentes para os alunos avaliarem o seu conhecimento poderão ser uma boa alternativa para aumentar a aprendizagem.

Como assim? Mas existem desvantagens em se ser bom professor? Na verdade, um professor que consegue promover aulas interessantes, bem organizadas e claras, pode criar a ilusão nos alunos de que aprenderam em quantidade e profundidade os conteúdos, quando, em estudos experimentais realizados, as suas notas não são significativamente diferentes das classificações de alunos que tiveram aulas com maior dificuldade de acompanhamento. Conclui-se ainda que ter alunos interessados tem inúmeras vantagens, mas a ilusão de aprendizagem pode também ter consequências negativas.

O facto de os alunos terem acreditado que aprenderam mais quando as aulas são mais fáceis de acompanhar poderá ter duas implicações:

(a) os alunos em aulas mais fáceis de acompanhar são mais assíduos e demonstram mais interesse nos temas abordados, o que poderá ter impacto no seu desempenho escolar;

(b) os alunos poderão acreditar que aprenderam o suficiente durante a aula e, por conseguinte, vão estudar menos autonomamente, o que pode ter impacto nos seus resultados.

De forma a conciliar as vantagens e desvantagens, a proposta de resolução deste paradoxo poderá passar então por desenvolver aulas que motivem e interessem os alunos, havendo simultaneamente a preocupação com o uso de estratégias que aumentem a sua capacidade de avaliação do que já sabem. Algumas estratégias possíveis para aumentar a capacidade metacognitiva dos alunos incluem:

  1. Solicitar aos alunos a avaliação do seu conhecimento no imediato e alguns dias após a aula e, sempre que possível, após a oportunidade de contactarem de novo com os tópicos da aula através de alguma atividade, o que deverá minimizar os efeitos da facilidade da aula nas estimativas de aprendizagem;
  2. Possibilitar que os alunos recordem o conteúdo da aula através da sua memória na realização de testes ao longo do tempo, o que os levará a perceber que o facto de a aula ter sido tão facilmente seguida e codificada poderá não garantir que será facilmente relembrada;
  3. Dar feedback aos alunos sobre as tentativas de recuperação do conteúdo da aula, demonstrando que alguma informação que julgavam ter aprendido poderá não o ter sido corretamente.

Em suma, aulas interessantes e com facilidade de acompanhamento que incluam oportunidades frequentes para os alunos avaliarem o seu conhecimento poderão ser uma boa alternativa para aumentar a aprendizagem. Por conseguinte, as aulas apresentadas por um professor confiante, que mantém contacto visual com os alunos, e que comunica ao nível da linguagem verbal e não verbal de forma, terão impacto no interesse e na motivação dos alunos.

Complementarmente, solicitar aos alunos para avaliar o quanto aprenderam após um intervalo de tempo após os momentos de avaliação e ainda o feedback contínuo aumentará a probabilidade de se reduzir a sobreavaliação da percepção da aprendizagem ou “excesso de confiança” desenvolvida no acompanhamento das aulas interessantes.

Professora Doutora Lurdes Neves, Presidente do Conselho Geral, Investigadora e Docente do ISG para o Link to Leaders

Outras Notícias

Open Day Licenciaturas ISG 2024

Não fazes ideia do dia que preparámos para ti! O Open Day Licenciaturas ISG 2024 já tem data marcada e tu já podes garantir a tua presença! Agora vais poder experimentar as diferentes áreas das Ciências Económicas e Empresariais, navegar pelas nossas instalações por...

2024 | 2025

O ISG |Business & Economics School dispõe de um Serviço de Apoio ao Candidato onde podem ser obtidas informações relacionadas com o teu processo de candidatura à Universidade e esclarecer dúvidas acerca das Condições de Acesso/ ingresso e tipologia de candidatura....

Mulheres – 50 anos de ensino e democracia

No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de abril, o Instituto Superior de Gestão promove a conferência: "Mulheres, 50 anos do 25 de abril", no dia 18 de abril, das 15 às 17 horas. Durante a tarde, teremos um dialogo com um olhar focado no futuro da Democracia em...

Job Shop 2024

És Finalista? Escolhe a empresa para onde queres ir trabalhar! No dia 11 de abril, o Instituto Superior de Gestão promove, em parceria tecnológica com a Networkme, a aproximação dos estudantes/recém graduados ao mercado de trabalho, através do contacto com as empresas...

ISG promoveu 1º Encontro de Recursos Humanos

Terminou com muito sucesso o 1º Encontro de Recursos Humanos – “(Re)pensar a Empregabilidade! O Instituto Superior de Gestão promoveu uma sessão de conversa entre os principais intervenientes do setor dos recursos humanos, na manhã do dia 07 de março, no auditório do...

A Mulher e a Ciência: questões de paridade de género

O Dia Internacional da Mulher, festejado na próxima sexta-feira, dia 08 de março, promove a celebração de todos os direitos conquistados pelas mulheres, bem como relembrar todo o caminho já percorrido para a igualdade de género. Neste sentido e como não podia deixar...

Candidaturas abertas para o Prémio Primus Inter Pares

O Santander e o Expresso celebram a 20ª edição do Prémio Primus Inter Pares! Para comemorar este aniversário, este ano, abriram as candidaturas para finalistas de Mestrado de todos os cursos Universitários e alargaram a idade de candidatura para os 28 anos! Por isso,...

×

Bem-vindo(a)!

Contacte-nos pelo WhatsApp

× 969844241