Select Page

As vantagens e as desvantagens em ser um bom professor

7 de Março, 2023

Aulas interessantes e com facilidade de acompanhamento que incluam oportunidades frequentes para os alunos avaliarem o seu conhecimento poderão ser uma boa alternativa para aumentar a aprendizagem.

Como assim? Mas existem desvantagens em se ser bom professor? Na verdade, um professor que consegue promover aulas interessantes, bem organizadas e claras, pode criar a ilusão nos alunos de que aprenderam em quantidade e profundidade os conteúdos, quando, em estudos experimentais realizados, as suas notas não são significativamente diferentes das classificações de alunos que tiveram aulas com maior dificuldade de acompanhamento. Conclui-se ainda que ter alunos interessados tem inúmeras vantagens, mas a ilusão de aprendizagem pode também ter consequências negativas.

O facto de os alunos terem acreditado que aprenderam mais quando as aulas são mais fáceis de acompanhar poderá ter duas implicações:

(a) os alunos em aulas mais fáceis de acompanhar são mais assíduos e demonstram mais interesse nos temas abordados, o que poderá ter impacto no seu desempenho escolar;

(b) os alunos poderão acreditar que aprenderam o suficiente durante a aula e, por conseguinte, vão estudar menos autonomamente, o que pode ter impacto nos seus resultados.

De forma a conciliar as vantagens e desvantagens, a proposta de resolução deste paradoxo poderá passar então por desenvolver aulas que motivem e interessem os alunos, havendo simultaneamente a preocupação com o uso de estratégias que aumentem a sua capacidade de avaliação do que já sabem. Algumas estratégias possíveis para aumentar a capacidade metacognitiva dos alunos incluem:

  1. Solicitar aos alunos a avaliação do seu conhecimento no imediato e alguns dias após a aula e, sempre que possível, após a oportunidade de contactarem de novo com os tópicos da aula através de alguma atividade, o que deverá minimizar os efeitos da facilidade da aula nas estimativas de aprendizagem;
  2. Possibilitar que os alunos recordem o conteúdo da aula através da sua memória na realização de testes ao longo do tempo, o que os levará a perceber que o facto de a aula ter sido tão facilmente seguida e codificada poderá não garantir que será facilmente relembrada;
  3. Dar feedback aos alunos sobre as tentativas de recuperação do conteúdo da aula, demonstrando que alguma informação que julgavam ter aprendido poderá não o ter sido corretamente.

Em suma, aulas interessantes e com facilidade de acompanhamento que incluam oportunidades frequentes para os alunos avaliarem o seu conhecimento poderão ser uma boa alternativa para aumentar a aprendizagem. Por conseguinte, as aulas apresentadas por um professor confiante, que mantém contacto visual com os alunos, e que comunica ao nível da linguagem verbal e não verbal de forma, terão impacto no interesse e na motivação dos alunos.

Complementarmente, solicitar aos alunos para avaliar o quanto aprenderam após um intervalo de tempo após os momentos de avaliação e ainda o feedback contínuo aumentará a probabilidade de se reduzir a sobreavaliação da percepção da aprendizagem ou “excesso de confiança” desenvolvida no acompanhamento das aulas interessantes.

Professora Doutora Lurdes Neves, Presidente do Conselho Geral, Investigadora e Docente do ISG para o Link to Leaders

Outras Notícias

Candidaturas Abertas para os Hospitality Education Awards (HEA)

É hora de valorizar! Este é o mote que lança mais uma edição dos Hospitality Education Awards (HEA). Os Prémios da Formação Turística em Portugal premeiam os intervenientes que contribuem para o setor, por isso, se é Professor(a)/Formador(a), Stakeholder, tem algum...

Aula Aberta com Account Manager Booking.com

Os estudantes do 2º ano da Licenciatura em Gestão do Turismo, receberam, no dia 24 de abril, o Account Manager da Booking.com, Dr. Pedro Gerardo, que partilhou a sua experiência do Universo das OTAS - Agências de Viagens Online. Esta Aula Aberta foi integrada na...

EFEE procura dois Investigadores Científicos

A European Federation of Education Employers está à procura de dois Investigadores Científicos especializados para implementar dois projetos internacionais: - HigherED4Industry- EducAItion O HigherED4Industry procura a competitividade sustentável na dupla transição...

Open Day Mestrados ISG 2024

As inscrições para o Open Day Mestrados 2024 já estão abertas! Já pode garantir a sua presença no Open Day Mestrados 2024, do ISG – Instituto Superior de Gestão | Business & Economics School! As nossas portas estão abertas para que possa...

ISG pelas escolas do Centro do País, com a Inspiring Future

Nova semana, novas escolas que descobriram a Primeira Business School, em Portugal, em parceria com o Projeto Inspiring Future. Os alunos e alunas do Externato João Alberto Faria e das Escolas Secundárias da Azambuja, Fernão Mendes Pinto, Escola Profissional de...

×

Bem-vindo(a)!

Contacte-nos pelo WhatsApp

× 969844241