Select Page

A conquista da educação

2 de Novembro, 2021

Há uma questão pertinente que devemos colocar a nós próprios, enquanto membros duma comunidade, que queremos que seja colaborativa onde todos colaboram e têm o propósito de colaborar, que se prende com a relevância que queremos dar à educação enquanto motor propulsor do crescimento económico e do desenvolvimento sustentável.

Para que consigamos responder afirmativamente a esse desígnio é fundamental sabermos se a educação nos conquista ou se, ao invés, há por parte da sociedade a conquista da educação.

A contrario sensu se for a educação a conquistar-nos significa que não fomos capazes de perceber que não há sociedades prósperas e ricas sem educação e que não colocámos objetivos auspiciosos nem metas de aprendizagem e de aquisição de conhecimentos à altura de gerarmos níveis de bem-estar a par das nações mais abastadas no planeta Terra.

Ao invés se formos à conquista da educação o que está implícito é a ideia de que todos os membros da sociedade têm as políticas públicas no âmbito da educação no centro das respetivas prioridades.

Para haver a conquista da educação, é da maior relevância que haja uma comunidade colaborativa pois para haver êxito nestas políticas é óbvio que todos os seus membros têm que estar implicados na conquista do objetivo comum.

Muitos progressos têm sido alcançados, tanto ao nível do ensino secundário como do ensino superior. Basta pensarmos na revolução que foi a Declaração de Bolonha e o consequente Processo de Bolonha para o ensino superior europeu e o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular dos ensino básico e secundário para o ensino não superior.

Mas é preciso ir mais além e dar resposta aos desafios que surgiram no ensino com a pandemia, que veio introduzir novos meios de aprendizagem nas instituições de ensino e revolucionar os territórios educativos.

Estamos na segunda década do século XXI e é preciso reinventar o processo de aquisição e de transmissão do conhecimento de forma a que a transformação a que vimos assistindo não estagne fruto dos muitos problemas que surgiram com os dois anos letivos em que tivemos que responder precipitadamente a uma pandemia para a qual ninguém estava preparado. Apesar de, como referi anteriormente, termos sido capazes de ultrapassar o desafio e realizar novas conquistas houve, igualmente, muitos problemas que surgiram e que se prendem com o bem-estar e com a saúde mental dos estudantes independentemente do nível de ensino que frequentem.

Há por isso, a obrigação coletiva de continuarmos à conquista da educação de forma a que esta continue a servir os propósitos de progresso e de coesão social.

Dra. Teresa do Rosário Damásio, Administradora do Grupo Ensinus para a Link to Leaders

Outras Notícias

Aula Aberta com Account Manager Booking.com

Os estudantes do 2º ano da Licenciatura em Gestão do Turismo, receberam, no dia 24 de abril, o Account Manager da Booking.com, Dr. Pedro Gerardo, que partilhou a sua experiência do Universo das OTAS - Agências de Viagens Online. Esta Aula Aberta foi integrada na...

EFEE procura dois Investigadores Científicos

A European Federation of Education Employers está à procura de dois Investigadores Científicos especializados para implementar dois projetos internacionais: - HigherED4Industry- EducAItion O HigherED4Industry procura a competitividade sustentável na dupla transição...

Open Day Mestrados ISG 2024

As inscrições para o Open Day Mestrados 2024 já estão abertas! Já pode garantir a sua presença no Open Day Mestrados 2024, do ISG – Instituto Superior de Gestão | Business & Economics School! As nossas portas estão abertas para que possa...

ISG pelas escolas do Centro do País, com a Inspiring Future

Nova semana, novas escolas que descobriram a Primeira Business School, em Portugal, em parceria com o Projeto Inspiring Future. Os alunos e alunas do Externato João Alberto Faria e das Escolas Secundárias da Azambuja, Fernão Mendes Pinto, Escola Profissional de...

Reunião Geral Grupo Ensinus

Hoje acolhemos nas nossas novas instalações, a Reunião Geral do Grupo Ensinus para um momento comum de participação. Refletir e trabalhar em conjunto com o objetivo da melhoria contínua, nesse sentido pensámos os Projetos Educativos e o Posicionamento Estratégico de...

ISG partilha resultados do Projeto Erasmus KA2 “Make it Greener”

O Instituto Superior de Gestão orgulha-se de partilhar os resultados do projeto Erasmus KA2 "Make it Greener"! Com um papel fundamental na pesquisa e avaliação do impacto deste tipos de projetos na Comunidade Educativa, o ISG disponibilizou-se para realizar um estudo...

×

Bem-vindo(a)!

Contacte-nos pelo WhatsApp

× 969844241