Select Page

Implementar as soluções conhecidas de todos

14 de Janeiro, 2022

Há alguns anos que a indústria do Turismo se depara com falta de mão-de-obra, condicionando a qualidade dos serviços e a própria sustentabilidade de algumas empresas, num mercado em constante concorrência.

Face a esta situação a World Travel & Tourism Council tem defendido a necessidade de serem adotadas ações e políticas que fomentem a mobilidade dos recursos humanos, o incremento da educação e da formação, a capacitação da força de trabalho e a promoção das ferramentas digitais.

Se o cenário já não era muito favorável, com o surgimento da COVID-19, milhares de trabalhadores abandonaram as empresas de turismo, hotelaria e restauração, procurando novas oportunidades fora do sector. Esta situação obrigou à adoção de medidas concretas por parte de governos e autarquias, com o objetivo de preservar empregos e apoiar a sustentabilidade financeira das empresas.

A implementação de políticas de incentivo à contratação de profissionais assume-se como uma necessidade premente, num momento em que se verifica uma tendência geral de crescimento da população empregada em outras áreas.

O recente estudo da AHP aponta para a escassez de mão de obra no setor e a falta de 15.000 trabalhadores nos hotéis, com maior intensidade nas áreas de receção, mesa e cozinha, incluindo, igualmente, a falta de trabalhadores na área de recursos humanos, administrativos e de gestão. Este cenário já levou os maiores grupos hoteleiros a iniciarem planos de recrutamento e a outras medidas atração de mão-de-obra.

Tudo isto ocorre num momento que constamos que 2021 voltou a ser um ano que regista um saldo natural negativo, com recorde histórico mínimo de nascimentos.

A receita para este panorama não é nova: valorização salarial e profissional, formação de qualidade, flexibilidade, reforço da imigração e maior conexão entre as competências e qualificações das pessoas.

As universidades e as escolas profissionais assumem-se como um elemento-chave de todo este processo, disponíveis para continuar a desenvolver uma formação objetiva que responda às caraterísticas procuradas pelas empresas e pelo mercado.

Mais do que nunca, o setor do turismo necessita de jovens habilitados, com competências e qualificações diferenciadas e direcionadas para a qualidade e para a flexibilidade. Todavia, as empresas do setor têm de estar preparadas e disponíveis para remunerações justas e adequadas.

Se isto não ocorrer, a atividade turística vai continuar a sobrecarregar os trabalhadores que ainda permanecem no setor, a perder qualidade e a pôr em causa a sua própria sustentabilidade.

Acreditando no potencial dos jovens e dos recursos do nosso país, as estruturas de ensino e formação continuam empenhadas na implementação das soluções identificadas e conhecidas de todos. Haja vontade!

Professor Doutor João Caldeira Heitor, Secretário Geral do ISG, Coordenador da Licenciatura em Gestão do Turismo, para o Link to Leaders

Outras Notícias

EFEE procura dois Investigadores Científicos

A European Federation of Education Employers está à procura de dois Investigadores Científicos especializados para implementar dois projetos internacionais: - HigherED4Industry- EducAItion O HigherED4Industry procura a competitividade sustentável na dupla transição...

Open Day Mestrados ISG 2024

As inscrições para o Open Day Mestrados 2024 já estão abertas! Já pode garantir a sua presença no Open Day Mestrados 2024, do ISG – Instituto Superior de Gestão | Business & Economics School! As nossas portas estão abertas para que possa...

ISG pelas escolas do Centro do País, com a Inspiring Future

Nova semana, novas escolas que descobriram a Primeira Business School, em Portugal, em parceria com o Projeto Inspiring Future. Os alunos e alunas do Externato João Alberto Faria e das Escolas Secundárias da Azambuja, Fernão Mendes Pinto, Escola Profissional de...

Reunião Geral Grupo Ensinus

Hoje acolhemos nas nossas novas instalações, a Reunião Geral do Grupo Ensinus para um momento comum de participação. Refletir e trabalhar em conjunto com o objetivo da melhoria contínua, nesse sentido pensámos os Projetos Educativos e o Posicionamento Estratégico de...

ISG partilha resultados do Projeto Erasmus KA2 “Make it Greener”

O Instituto Superior de Gestão orgulha-se de partilhar os resultados do projeto Erasmus KA2 "Make it Greener"! Com um papel fundamental na pesquisa e avaliação do impacto deste tipos de projetos na Comunidade Educativa, o ISG disponibilizou-se para realizar um estudo...

Webinar: “Importância da Estatística na Atualidade”

O Instituto Superior de Gestão promoveu, no dia 23 de abril, pelas 12h00, o Webinar: “Importância da Estatística na Atualidade”, no âmbito da UC de Métodos Quantitativos da Licenciatura em Gestão do Turismo. A sessão foi ministrada pelo Diretor do Serviço de...

×

Bem-vindo(a)!

Contacte-nos pelo WhatsApp

× 969844241