Select Page

Os desafios do Metaverso

7 de Junho, 2022

A recente reunião do Fórum Económico Mundial realizado em Davos, no passado dia 25, contou com a presença de grandes companhias multinacionais e abordou a construção de um metaverso “economicamente viável, seguro e inclusivo”. O acordo entre 60 empresas para a construção do metaverso mostra a importância do tema.

A iniciativa concentrou-se em duas áreas: a governança do metaverso – segurança e inclusão – e a criação de valor com a identificação dos incentivos e riscos que as empresas, os indivíduos e a sociedade encontrarão nesta nova realidade.

O metaverso, não sendo uma novidade – por exemplo, na interactividade em plataformas digitais, NFTs, gamificação, criptomoedas, inteligência artificial e neurociência – o que se perspectiva é a existência de vários metaversos com a vantagem tecnológica da personalização. Este cenário proporcionará mais valor nas relações que as empresas constroem com os seus clientes.

O Fórum Economico Mundial, na sua página, refere como objectivo “promover a colaboração entre vários stakeholders para construir o metaverso de maneira integrada e aberta e ajudá-lo a cumprir a sua promessa, transformando as experiências do consumidor e os modelos de negócios em todos os sectores”. Desta forma, os impactos do metaverso exigem atenção em relação à credibilidade das marcas, as questões ligadas à diversidade, à inclusão, ao meio ambiente e, sobretudo, à governança.

Em jeito de reflexão, o consumo de bens e serviços seja por via de novos produtos e serviços ou novas experiências são intensificados, exigindo das empresas novas formas de transparência e de relação com os clientes.

A fidelização às marcas através de novos vínculos afectivos, porque provavelmente o perfil dos clientes não será o mesmo que o dos clientes do mundo real, requer clareza nas mensagens, preservação do diferencial competitivo, criação e o fortalecimento de vínculos e atenção às questões de autenticidade.

As estratégias das relações das empresas com os seus stakeholders terão de ser repensadas face a uma nova realidade de posicionamento no mercado, discutindo ao nível da ética os desafios ao nível da privacidade e confidencialidade de dados, as relações contratuais, os temas ligados ao complianceàs boas práticas de concorrência, de contratação de colaboradores, de conduta profissional ética, de promoção de produtos e de cyber security.

O metaverso pretende deslumbrar-nos com um conjunto de ambientes virtuais interligados, operando como um universo paralelo à vida real. Como afirmou Aldous Huxley  a propósito da sua obra “Admirável Mundo Novo”, “o  preço da liberdade, e até da simples humanidade, é a vigilância eterna”.

Professor Doutor António Rodrigues, Coordenador da Pós-Graduação em Gestão Financeira para a Marketeer

Outras Notícias

ISG pelas escolas do Centro do País, com a Inspiring Future

Nova semana, novas escolas que descobriram a Primeira Business School, em Portugal, em parceria com o Projeto Inspiring Future. Os alunos e alunas do Externato João Alberto Faria e das Escolas Secundárias da Azambuja, Fernão Mendes Pinto, Escola Profissional de...

Reunião Geral Grupo Ensinus

Hoje acolhemos nas nossas novas instalações, a Reunião Geral do Grupo Ensinus para um momento comum de participação. Refletir e trabalhar em conjunto com o objetivo da melhoria contínua, nesse sentido pensámos os Projetos Educativos e o Posicionamento Estratégico de...

ISG partilha resultados do Projeto Erasmus KA2 “Make it Greener”

O Instituto Superior de Gestão orgulha-se de partilhar os resultados do projeto Erasmus KA2 "Make it Greener"! Com um papel fundamental na pesquisa e avaliação do impacto deste tipos de projetos na Comunidade Educativa, o ISG disponibilizou-se para realizar um estudo...

Webinar: “Importância da Estatística na Atualidade”

O Instituto Superior de Gestão promoveu, no dia 23 de abril, pelas 12h00, o Webinar: “Importância da Estatística na Atualidade”, no âmbito da UC de Métodos Quantitativos da Licenciatura em Gestão do Turismo. A sessão foi ministrada pelo Diretor do Serviço de...

Dra. Teresa Damásio na 1ª Conferência Internacional CAEP

A Administradora do Grupo Ensinus, da Real Academia de Portugal e Presidente do Conselho de Administração da Universidade Lusófona da Guiné-Bissau, Dra. Teresa Damásio, está presente na 1ª Conferência Internacional CAEP - Confederação de Associações de Ensino Privado...

×

Bem-vindo(a)!

Contacte-nos pelo WhatsApp

× 969844241