Select Page

Gestão da Educação em Portugal – Novas perspetivas e desafios práticos: Educação Inclusiva

23 de Janeiro, 2024

A garantia de que todos os alunos têm direito a uma educação de qualidade, que respeite a sua individualidade, naturalmente diversa, convoca-nos para uma reflexão sobre o que tal desígnio implica em vários domínios.

Designadamente ao nível da organização das escolas, dos espaços e dos ambientes de aprendizagem, da gestão do currículo e das competências a desenvolver, das finalidades da avaliação das aprendizagens, da natureza e da forma de trabalhar entre docentes e entre estes e outros técnicos especializados da escola, da gestão dos recursos técnicos e humanos, dos atores internos e externos que carecem de ser mobilizados e das vozes que é necessário ouvir e compreender.

Precisamos, aos mais variados níveis da intervenção educativa, de nos questionarmos sobre o quadro mental e de valores que nos rege e sobre as nossas práticas, no sentido de procurar garantir que toda e qualquer opção que façamos cumpre o desígnio de uma educação que garanta a inclusão de todos e de cada um e a equidade no acesso às aprendizagens, ao desenvolvimento máximo das potencialidades e das expetativas de cada ser humano e à criação de condições que garantam uma participação ativa na sociedade de todos os cidadãos.

A ética e o conhecimento são fundamentais para iluminar este caminho coletivo que a todos deve comprometer no sentido de construirmos uma sociedade mais solidária, coesa e justa. Por isso, estamos aqui para concluir um caminho coletivo de aprendizagens que representa todos estes valores, todos estes desafios e sobretudo o amor por tudo o que fazemos diariamente como professores.

Digital – para a melhoria de uma nova realidade tecnológica da digitalização, automação e outras transformações ainda desconhecidas;

Verde – para a melhoria da dimensão ecológica, ambiental e sustentável;

Liderança educativa – para a melhoria de um novo paradigma de sistema educativo, baseado numa liderança participada, centrada na criatividade, comunicação e saber pensar.

É preciso um novo contrato social para a educação, que possa reparar as injustiças enquanto transforma o futuro, contrato este que deve promover uma pedagogia organizada nos princípios da cooperação, colaboração e solidariedade e que deve ser projetada para uma escola fora dos muros da mesma, uma sala de aula “sem paredes”, privilegiando metodologias ativas e inovadoras.

Professora Doutora Lurdes Neves, Presidente do Conselho Geral, Investigadora e Docente do ISG para o Link to Leaders

Outras Notícias

Aula Aberta com Account Manager Booking.com

Os estudantes do 2º ano da Licenciatura em Gestão do Turismo, receberam, no dia 24 de abril, o Account Manager da Booking.com, Dr. Pedro Gerardo, que partilhou a sua experiência do Universo das OTAS - Agências de Viagens Online. Esta Aula Aberta foi integrada na...

EFEE procura dois Investigadores Científicos

A European Federation of Education Employers está à procura de dois Investigadores Científicos especializados para implementar dois projetos internacionais: - HigherED4Industry- EducAItion O HigherED4Industry procura a competitividade sustentável na dupla transição...

Open Day Mestrados ISG 2024

As inscrições para o Open Day Mestrados 2024 já estão abertas! Já pode garantir a sua presença no Open Day Mestrados 2024, do ISG – Instituto Superior de Gestão | Business & Economics School! As nossas portas estão abertas para que possa...

ISG pelas escolas do Centro do País, com a Inspiring Future

Nova semana, novas escolas que descobriram a Primeira Business School, em Portugal, em parceria com o Projeto Inspiring Future. Os alunos e alunas do Externato João Alberto Faria e das Escolas Secundárias da Azambuja, Fernão Mendes Pinto, Escola Profissional de...

Reunião Geral Grupo Ensinus

Hoje acolhemos nas nossas novas instalações, a Reunião Geral do Grupo Ensinus para um momento comum de participação. Refletir e trabalhar em conjunto com o objetivo da melhoria contínua, nesse sentido pensámos os Projetos Educativos e o Posicionamento Estratégico de...

ISG partilha resultados do Projeto Erasmus KA2 “Make it Greener”

O Instituto Superior de Gestão orgulha-se de partilhar os resultados do projeto Erasmus KA2 "Make it Greener"! Com um papel fundamental na pesquisa e avaliação do impacto deste tipos de projetos na Comunidade Educativa, o ISG disponibilizou-se para realizar um estudo...

×

Bem-vindo(a)!

Contacte-nos pelo WhatsApp

× 969844241