Select Page

EU4EU Portugal

EU4EU Portugal

O Projeto

O Projeto EU4EU Portugal – KA131-HED-91CA2F57, liderado pelo ISG | Instituto Superior de Gestão, foi aprovado pela Agência Nacional Erasmus+, no âmbito da Ação-Chave 1, em setembro de 2021.
Este consórcio tem como objetivo facilitar a transição entre o Ensino Superior e o acesso ao emprego, através da organização de estágios profissionais no estrangeiro com enfoque em projetos da UE, no âmbito do Programa Erasmus +.
O Consórcio EU4EU Portugal concederá bolsas de estudo para experiências de estágio altamente qualificado de 2 a 6 meses, utilizando uma abordagem inclusiva para as mobilidades combinadas e procedimentos digitais e sustentáveis.

Objetivo

 Com o objetivo de maximizar o impacto no emprego, os estágios promovem o desenvolvimento de competências como gestão de projetos, comunicação em ambientes internacionais, competências linguísticas e digitais, capacidades analíticas e de resolução de problemas que enriquecem significativamente os perfis curriculares dos estagiários, podendo ser facilmente utilizadas em outros setores profissionais, o que se traduz num aumento das perspetivas de emprego e trabalho autônomo dos participantes.

Composição do Consórcio

O Consórcio EU4EU Portugal pretende ser o mais representativo possível do território nacional, incluindo 9 IES portuguesas distribuídas por todo o País:

  1. ISG Instituto Superior de Gestão, ENSINUS-Estudos Superiores SA;
  2. Universidade de Coimbra;
  3. Egas Moniz – Cooperativa de Ensino Superior, Crl;
  4. ESE, Ensino Superior Empresarial, Lda;
  5. FEDRAVE – Fundação para o Estudo e Desenvolvimento da Região de Aveiro
  6. Fundação Ensino e Cultura Fernando Pessoa – Universidade Fernando Pessoa;
  7. Instituto Politécnico de Setúbal;
  8. ISLA-Santarem, Educação e Cultura;
  9. Universidade Lusófona / Cooperativa de Formação e Animação Cultural, crl.

A parceria apresenta uma composição heterogénea em termos de enfoque pedagógico e científica, bem como experiência na participação em Projetos Europeus, mas todos os parceiros estão fortemente motivados para proporcionar aos seus alunos uma oferta formativa inovadora e internacional.

O Projeto e a rede transnacional EU4EU

No que diz respeito aos parceiros internacionais, a colaboração com a EuGen – European Generation, fundador e coordenador internacional da EU4EU, permite a inclusão do Consórcio Português na rede internacional EU4EU.
Esta conexão apoia a criação de redes de IES com Organizações Europeias e Instituições de Ensino Superior Estrangeiras, apoiando novas oportunidades de crescimento na cena internacional, com efeitos exponenciais positivos nas comunidades locais em termos de crescimento, inovação e emprego.
O projeto prevê a deteção de resultados, através da recolha de dados, análise, reelaboração e publicação de resultados a nível nacional e europeu, os quais terão ampla visibilidade através da rede EU4EU e serão disponibilizados para o Programa Erasmus +.

Candidaturas Alunos 2021-2023

O projeto EU4EU Portugal promove no biênio 2021-2023 a atribuição de 43 bolsas de mobilidade para estágios no exterior a serem realizados no período de 1 de fevereiro de 2022 a 31 de maio de 2023. Os destinatários da convocatória são todos alunos regularmente matriculados (Licenciaturas e Mestrados) nas universidades do consórcio e que possuam os requisitos descritos no convite. Os alunos devem efetuar a sua candidatura na plataforma digital da Eugen – https://www.eu4eu.org.

Prazos:

1ª fase da Candidatura “Pré-Inscrição” – 7 de janeiro de 2022

2ª fase de Candidatura Inscrição e “Matching” – 28 de Fevereiro de 2022

×

Bem-vindo(a)!

Contacte-nos pelo WhatsApp

× 969844241