![Empreender no sucesso](https://www.isg.pt/wp-content/uploads/2018/04/Teresa-Damásio00009-1080x675.jpg)
Empreender no sucesso
Empreender no sucesso é para muitos uma afirmação axiomática pois para a maioria das pessoas o sucesso é uma condição sine qua non do empreendedor. No arquétipo coletivo ter sucesso é ser popular, ter muito dinheiro e, consequentemente, possuir muitos bens materiais....
![Educar para a tolerância](https://www.isg.pt/wp-content/uploads/2018/04/Teresa-Damásio00015-1080x675.jpg)
Educar para a tolerância
O legado de Martin Luther King Jr. pode ser transposto para múltiplas dimensões e vivido de forma diferenciada consoante a visão que tenhamos para o mundo e os meios que utilizemos para o mudar. Uma das formas mais poderosas de promover a transformação na sociedade é...
![A educação e os dias de hoje](https://www.isg.pt/wp-content/uploads/2018/01/Lux-nº-875-–-Artur-Lourenço.jpg)
A educação e os dias de hoje
A atualidade oferece-nos desafios dificilmente sonhados há anos. Nem os mais visionários seriam capazes de entender aquilo que aguarda os estudantes dos dias de hoje. Quem aprende Direito sabe que a norma jurídica evolui ao ritmo da evolução da sociedade e que as...
![Empreender na militância para um mundo melhor](https://www.isg.pt/wp-content/uploads/2017/01/teresa-damasio1.jpg)
Empreender na militância para um mundo melhor
O mundo precisa de todos. Sem o empenho e a dedicação de todos na construção dum mundo melhor não haverá futuro para a Humanidade. Há muitas formas de servir. Há quem o faça através da política e há quem use a educação, a cultura e as artes. Há, ainda, quem, através...
![Efetividade de gestão: estacionamento vs. florestas](https://www.isg.pt/wp-content/uploads/2017/06/Miguel_Varela_ISG.png)
Efetividade de gestão: estacionamento vs. florestas
As empresas municipais de estacionamento deveriam ter um papel, em primeiro lugar, pedagógico para os munícipes, sensibilizando-os para a cidadania e responsabilidade social. A efetividade de gestão é objeto de estudo permanente na academia, no âmbito da investigação...
![Normas excepcionais e integração da lei](https://www.isg.pt/wp-content/uploads/2017/07/MIGUEL-FURTADO-FOTO-ISG_01.jpg)
Normas excepcionais e integração da lei
Estatui o artigo 11º do Código Civil que as normas excepcionais não comportam aplicação analógica, mas admitem interpretação extensiva. O mesmo é dizer que, caso exista uma lacuna numa norma da natureza acima referida, a situação não pode ser resolvida pela integração...
![Empreendedorismo no feminino: um exemplo de optimismo na Ilha do Pico!](https://www.isg.pt/wp-content/uploads/2017/10/imagem.jpg)
Empreendedorismo no feminino: um exemplo de optimismo na Ilha do Pico!
Quais as principais características diferenciadoras do empreendedor? Nascemos empreendedores ou tornamo-nos empreendedores? Na literatura da especialidade quando exploramos sobre as características do empreendedor, as classificações são múltiplas e diversas, sem que...
![Ensino superior – lições da OCDE para a A3ES](https://www.isg.pt/wp-content/uploads/2017/05/thumbnail_IMG_7052-1080x675.jpg)
Ensino superior – lições da OCDE para a A3ES
O recente relatório da OCDE sobre o ensino superior conclui o que há muito já se sabia. Em Portugal, as universidades portuguesas têm professores envelhecidos, doutorados a menos e docentes em situação laboral precária. Destaca ainda a instabilidade do financiamento...
![Empreender na militância para um mundo melhor](https://www.isg.pt/wp-content/uploads/2017/01/teresa-damasio1.jpg)
A educação e as emoções
Andreas Schleicher, diretor da OCDE(1), esteve em Portugal na passada sexta-feira e deixou sérias advertências ao ensino português. Na apresentação pública dos resultados da avaliação pela OCDE dos sistemas de ensino superior, ciência, tecnologia e inovação...
![A educação e os dias de hoje](https://www.isg.pt/wp-content/uploads/2018/01/Lux-nº-875-–-Artur-Lourenço.jpg)
Dolce far niente
Os famosos T.P.C. - trabalhos para casa - têm ocupado desde sempre as mochilas dos nossos filhos e os portfólios dos nossos professores. A partir do 25 de abril de 74 que o Sistema Educativo tem tido diferentes reformas, desde a avaliação de conhecimentos, com o...