Pós-Graduações

Finanças

COORDENAÇÃO CIENTÍFICA

Professor Doutor Miguel Gonçalves

A Pós-Graduação em Finanças pretende proporcionar uma formação avançada e inovadora, exigente e de carácter profissionalizante, que promova competências críticas na área financeira. As competências adquiridas com a realização de estudos aprofundados e desenvolvidos durante o curso, deverão constituir uma mais-valia para que as empresas funcionem e cresçam de forma sustentada.

A aceleração que se tem vindo a verificar nas transformações da actividade económica nacional e internacional levanta, inequivocamente, novos desafios, que exigem um desempenho esclarecido e eficaz, em diferentes funções empresariais, sendo a financeira uma delas.

O corpo docente associado ao programa, alia ao rigor científico, uma vasta experiência nos domínios da gestão e da consultoria empresarial, fazendo com que o curso constitua um programa de sólida preparação técnica e valorização profissional.

Após a conclusão desta Pós-Graduação, podem ser requeridas equivalências para o curso de Mestrado em Gestão Financeira. Este processo irá ser avaliado tendo por base a Declaração de Bolonha e a legislação em vigor à data do pedido de equivalências.

Horário

Pós-laboral

Duração / ECTS

150 Horas / 26 ECTS

Data de Início Prevista

Setembro 2020

ESTUDOS FUTUROS

Mestrado

Com a conclusão do curso, o participante apreenderá e aprofundará conhecimentos nos vários ramos da Ciência Financeira que lhe permitirão desenvolver a atividade profissional inerente, abraçando os novos desafios resultantes das atuais mudanças de contexto.

O participante adquirirá, entre outras, as seguintes competências:

  • Capacidade de análise da rendibilidade e o equilíbrio financeiro das empresas, no desenvolvimento da sua actividade corrente e de expansão
  • Desenvolver e assegurar a gestão integrada da tesouraria, com vista a optimizar os fluxos financeiros, bem como controlar os riscos de crédito
  • Contribuir para a análise/discussão dos procedimentos conducentes ao crescimento orgânico, através das decisões de investimento e possibilidades de crescimentos externo, mediante fusões e aquisições
  • Efetuar a análise das fontes de financiamento de médio e longo prazo existentes nos mercados financeiros, procurando obter a estrutura de capital que minimize o custo
  • Realizar a gestão financeira de projetos de investimento, avaliando e gerindo o seu risco
  • Tratar da problemática financeira resultante da internacionalização
São candidatos à frequência da Pós-graduação em Finanças, licenciados em Gestão, Economia, Contabilidade e detentores de outros cursos que desempenhem funções na área financeira ou que reconheçam ter conhecimentos financeiros para desenvolver estudos nesta matéria.
Designação
ECTS
Horas de Contato
Nome
1 Semestre
Gestão Financeira 3 18 Prof.ª Doutora Helena Curto
Análise da Performance Empresarial 2 12 Prof. Doutor Carlos Carvalho
Contabilidade e Controlo de Gestão 3 18 Prof. Doutor Pires Caiado
Finanças Internacionais 3 18 Mestre Henrique Morais
Fiscalidade 2 12 Prof. Dr. José Almas
Estratégia de Financiamento da Empresa 3 18 Prof. Doutor Miguel Gonçalves
Fusões, Aquisições, e Reestruturação de Empresas 3 18 Mestre Helena Bagorro
Risco Financeiro das Empresas e Instrumentos Financeiros de Gestão de Risco 3 18 Mestre Henrique Morais
Gestão de Projectos, Empreendedorismo e Financiamento 3 18 Prof. Doutor Miguel Varela

Professor Doutor Rui Moreira de Carvalho

O ISG possui um centro de Investigação denominado Cigest que está essencialmente orientado para a investigação aplicada, procurando estabelecer uma forte ligação entre a teoria e a prática.

Para uma maior proximidade entre os estudantes e as empresas, o ISG dispõe igualmente da DRIE – Direção de Relações Internacionais, Estágios, Emprego e Empreendedorismo.

×

Bem-vindo(a)!

Contacte-nos pelo WhatsApp

× 969844241