Select Page

O antes e o depois da implementação do sistema de gestão da qualidade

16 de Julho, 2021

Na atividade diária de uma organização existe sempre o antes e o depois de um acontecimento. Revista-se o mesmo de aspetos positivos e negativos, com os inerentes impactos, expectáveis e inesperados.

Quando uma organização decide implementar um sistema de gestão, seja de qualidade, de ambiente ou outro, procede a uma reflexão que inclua os ganhos que o mesmo comporta.

Importa ponderar, refletir e até mesmo questionar sobre as mais-valias que o sistema de gestão irá gerar para a organização, avaliar os custos de implementação, os benefícios, a operacionalização, os impactos nos colaboradores. Ainda que com muitas perguntas, sabendo que o objetivo visa: a melhoria contínua.

Tomada a decisão de avançar, é necessário comunicar a todos colaboradores e definir os passos e etapas a seguir. É necessário envolver, sensibilizar, formar, consciencializar, para o impacto que todos têm no sistema de gestão e quais as consequências positivas e/ou negativas. Com o envolvimento de todos, é necessário planear a mudança, as alterações a efetuar, refletir em critérios e métodos para assegurar que tanto a atividade como os processos são eficazes, de acordo com os recursos disponíveis e assegurando a informação necessária que suporte a operacionalização e a monitorização dos processos.

Impõe-se criar a dinâmica de planear, de implementar e controlar processos (necessários para satisfazer os requisitos para o fornecimento do serviço educativo), determinar e manter um conjunto de documentos operacionais, que garantam e gerem confiança de que o processo está a obter o desempenho esperado e evidenciem a conformidade do serviço educativo com os requisitos determinados.

Até que chega o grande dia, a realização da auditoria de avaliação por uma entidade externa, independente e que está a avaliar todo o nosso desempenho, conduz-nos a várias questões: “porque faz desta forma?”, “como se monitoriza?”, “qual o desempenho deste processo?”, “o que dizem as partes interessadas da vossa organização?”.

A Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade, segundo a NP EN ISO 9001 2015, é um processo de reconhecimento formal, que assegura o fornecimento de um serviço de forma consistente, conforme os requisitos requeridos por partes interessadas, incluindo os legais e regulamentares fomentando a melhoria contínua.

Estatisticamente, a probabilidade de um acontecimento está compreendida entre zero e um. Nesta escala compreendemos que para que a organização esteja perfeita, há um longo caminho a percorrer. Porém, com a ajuda de todas as partes interessadas (colaboradores, alunos, entidades parceiras, outras entidades), podemos chegar a alcançar resultados positivos que se revelem uma mais-valia para todos os envolvidos.

Os benefícios são vastos, desde a melhoria da imagem, a facilidade de comunicação interna e externa, a satisfação das partes interessadas, a prevenção de não conformidades e eventuais reclamações, entre outros.

O Sistema de Gestão assume-se como a ferramenta que nos orienta e nos impulsiona para a melhoria contínua, para a adequação e eficácia da nossa organização.

Conscientes de que a Qualidade não tem um significado popular, estamos convictos que ela representa o desiderato de “cumprir com as necessidades e expetativas das partes interessadas”. Fazendo um paralelismo com os nossos cinco sentidos e para cumprir com os objetivos, acabamos por falar de Qualidade, saborear a Qualidade, sentir a Qualidade, ver a Qualidade, ouvir a Qualidade e cheirar a Qualidade. Tal como um organismo funciona articulada e dependentemente, também um Sistema de Gestão Certificado, exige e evidencia o todo que a organização possui e representa.

Dra. Ana Maia, Diretora de Qualidade do ISG e Coordenadora da Pós-Graduação em Sistemas Integrados de Gestão: Qualidade, Ambiente e Segurança, para a Link to Leaders

Outras Notícias

Manual de Acolhimento 2025|2026

Damos-te as boas-vindas à Primeira Business School, em Portugal! Todos os anos, o Instituto Superior de Gestão disponibiliza um WELCOME BOOK | MANUAL DE ACOLHIMENTO para que não percas nada da tua nova Universidade. Folheia o documento e fica a conhecer...

Semana de Acolhimento aos novos Estudantes do ISG

As aulas estão quase a começar e o ISG preparou uma semana totalmente dedicada aos novos alunos e alunas. De 15 a 19 de setembro, poderás conhecer os teus novos colegas, participar em conversas descontraídas e descobrir todas as oportunidades que temos para te dar....

Candidaturas abertas para o Youth Start-Up Competition (YSC)

O Youth Start-Up Competition (YSC) já tem as candidaturas abertas! Este concurso europeu destaca jovens empreendedores em ascensão, que constroem start-ups e impulsionam uma Europa mais sustentável, inovadora e competitiva. Os três finalistas serão convidados a...

Professor Doutor Vítor Escária é novo Diretor do ISG

Estamos a iniciar um novo capítulo na história do Instituto Superior de Gestão com energia renovada e com ambição no reforço da nossa missão enquanto Instituição de Ensino Superior de Excelência. Doutorado em Economia na Universidade de York (Reino Unido), Mestre em...

Bolsas de Estudo Leões de Portugal 2025-2026

As Bolsas de Estudo Leões de Portugal 2025-2026 já estão abertas! A edição deste ano comemora 40 anos de Programa que apoia os estudantes entre o Ensino Básico, Secundário e o Ensino Superior no regresso às aulas. Até dia 31 de outubro, sócios do Sporting Clube de...

Camas disponíveis na Residência Universitária Calhariz-Benfica

O Instituto Superior de Gestão, em parceria com a Junta de Freguesia de Benfica, disponibiliza 5 camas aos estudantes na Residência Universitária Calhariz-Benfica.  Localizada junto à estação de caminho de ferro, esta residência, inaugurada no ano letivo de 2024/2025,...

Nova edição | Líder + Digital – Competências na e-Liderança

O ISG - Instituto Superior de Gestão, em parceria com a CCP e UACS, oferece formação GRATUITA e Certificada para todos os que querem impulsionar a digitalização nas empresas! No âmbito do programa Emprego + Digital 2025, medida Líder+Digital, apresentamos um dos...

Turismo Religioso: Um inegável produto turístico

Já se encontra disponível para leitura o mais recente artigo do Coordenador da Licenciatura em Gestão do Turismo, Professor Doutor João Caldeira Heitor, na edição especial dos Publituris Portugal Travel Awards 2025. Pode ler o artigo na integra em:...