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A Estruturação de produtos turísticos: Experiência e importância do associativismo

12 de Abril, 2022

A atratividade turística dos territórios advém da utilização e regeneração dos seus recursos, da sua identidade e do seu valor, na estruturação dos produtos turísticos.

O produto turístico constitui-se pela combinação de recursos naturais e culturais, pelas atrações, pelas atividades à volta de um interesse específico que proporcione uma experiência global para o visitante.

Os destinos, enquanto resultado do envolvimento e da cooperação dos seus agentes (municípios, associações, empresas), afirmam-se na união de sinergias que possibilitam experiências e vivências inesquecíveis, ofertas turísticas de excelência, em torno de produtos temáticos e transversais.

A ação empreendida pela Associação Ordem dos Pobres Cavaleiros do Templo de Jerusalém (OPCTJ) desde a sua constituição, em plena pandemia, no ano de 2020, é um bom exemplo de uma rede de parcerias associativas, empresariais e autárquicas relacionada com a temática templária. A OPCTJ, que tem por objeto a preservação e a emulação dos ideais históricos da antiga cavalaria do Templo de Jerusalém, desenvolve a sua atividade cultural e ação social, assumindo, cumulativamente, um papel determinante no turismo, enquanto instrumento de modelo de desenvolvimento regional integrado.

Ao estabelecer pontes entre os vários municípios, pertencentes às regiões de Lisboa e Vale do Tejo, do Centro, do Porto e Norte, cujos territórios e património estão especialmente ligados à história da presença templária em Portugal, a OPCTJ promove os produtos endógenos e o património material e imaterial de cada região e integra o motor de diferenciação e fidelização nas atividades ligadas ao turismo.

Neste caso, ao fomentar-se o desenvolvimento de um produto turístico de valor acrescentado (turismo cultural e turismo militar), proporciona-se a integração de experiências e fomenta-se um maior envolvimento dos agentes para a estruturação e criação de roteiros turísticos e destinos de acordo com os recursos de cada região.

Desta forma, transformam-se recursos em produtos turísticos diferenciados, com qualidade e identidade, inovadores e promotores da sustentabilidade através da preservação dos recursos e de apoio às comunidades que, em suma, projetam os territórios, em modelos de desenvolvimento em rede.

Professor Doutor João Caldeira Heitor, Secretário Geral do ISG, Coordenador da Licenciatura em Gestão do Turismo, para a Ambitur

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