Select Page

As vantagens e as desvantagens em ser um bom professor

7 de Março, 2023

Aulas interessantes e com facilidade de acompanhamento que incluam oportunidades frequentes para os alunos avaliarem o seu conhecimento poderão ser uma boa alternativa para aumentar a aprendizagem.

Como assim? Mas existem desvantagens em se ser bom professor? Na verdade, um professor que consegue promover aulas interessantes, bem organizadas e claras, pode criar a ilusão nos alunos de que aprenderam em quantidade e profundidade os conteúdos, quando, em estudos experimentais realizados, as suas notas não são significativamente diferentes das classificações de alunos que tiveram aulas com maior dificuldade de acompanhamento. Conclui-se ainda que ter alunos interessados tem inúmeras vantagens, mas a ilusão de aprendizagem pode também ter consequências negativas.

O facto de os alunos terem acreditado que aprenderam mais quando as aulas são mais fáceis de acompanhar poderá ter duas implicações:

(a) os alunos em aulas mais fáceis de acompanhar são mais assíduos e demonstram mais interesse nos temas abordados, o que poderá ter impacto no seu desempenho escolar;

(b) os alunos poderão acreditar que aprenderam o suficiente durante a aula e, por conseguinte, vão estudar menos autonomamente, o que pode ter impacto nos seus resultados.

De forma a conciliar as vantagens e desvantagens, a proposta de resolução deste paradoxo poderá passar então por desenvolver aulas que motivem e interessem os alunos, havendo simultaneamente a preocupação com o uso de estratégias que aumentem a sua capacidade de avaliação do que já sabem. Algumas estratégias possíveis para aumentar a capacidade metacognitiva dos alunos incluem:

  1. Solicitar aos alunos a avaliação do seu conhecimento no imediato e alguns dias após a aula e, sempre que possível, após a oportunidade de contactarem de novo com os tópicos da aula através de alguma atividade, o que deverá minimizar os efeitos da facilidade da aula nas estimativas de aprendizagem;
  2. Possibilitar que os alunos recordem o conteúdo da aula através da sua memória na realização de testes ao longo do tempo, o que os levará a perceber que o facto de a aula ter sido tão facilmente seguida e codificada poderá não garantir que será facilmente relembrada;
  3. Dar feedback aos alunos sobre as tentativas de recuperação do conteúdo da aula, demonstrando que alguma informação que julgavam ter aprendido poderá não o ter sido corretamente.

Em suma, aulas interessantes e com facilidade de acompanhamento que incluam oportunidades frequentes para os alunos avaliarem o seu conhecimento poderão ser uma boa alternativa para aumentar a aprendizagem. Por conseguinte, as aulas apresentadas por um professor confiante, que mantém contacto visual com os alunos, e que comunica ao nível da linguagem verbal e não verbal de forma, terão impacto no interesse e na motivação dos alunos.

Complementarmente, solicitar aos alunos para avaliar o quanto aprenderam após um intervalo de tempo após os momentos de avaliação e ainda o feedback contínuo aumentará a probabilidade de se reduzir a sobreavaliação da percepção da aprendizagem ou “excesso de confiança” desenvolvida no acompanhamento das aulas interessantes.

Professora Doutora Lurdes Neves, Presidente do Conselho Geral, Investigadora e Docente do ISG para o Link to Leaders

Outras Notícias

ISG apresenta “Core Leaders – Powering Up Executives”

O Instituto Superior de Gestão promove, no dia 27 de novembro, pelas 17 horas, na Sala 1, o evento de relançamento da Formação de Executivos (FEX), sob a marca “Core Leaders – Powering Up Executives”, com o apoio da Prime Drinks. Após um período de reestruturação, o...

A educação como fonte de liberdade religiosa

Vivemos num mundo cada vez mais dominado pela imposição de uma monocultura em que a tolerância e o respeito têm-se esgotado em si mesmos. Queremos que todas e todos sejam iguais e se subjuguem às forças políticas e religiosas de cada Nação, não existindo respeito...

ISG recebeu Projeto HigherED4Industry

O Instituto Superior de Gestão recebe o Projeto Europeu HigherED4Industry, um projeto que reúne especialistas para debater novos modelos de colaboração entre a Indústria e a Academia, durante os dias 28 e 29 de outubro. Esta edição teve como tema base dos trabalhos,...

ISG recebe HigherED4Industry

O Instituto Superior de Gestão irá acolher o Higher ED4Industry, nos próximos dias 28 e 29 de outubro. A primeira sessão do evento contará com a participação da Senhora Administradora do Grupo Ensinus, Dra. Teresa Damásio, e do Senhor Diretor do ISG, Professor Doutor...

ISG no XIV Encontro Nacional de Provedores do Estudante

O Instituto Superior de Gestão esteve presente no XIV Encontro Nacional de Provedores do Estudante, nos dias 16 e 17 de outubro 2025, na Universidade dos Açores. A Provedora do Estudante do ISG, Professora Doutora Rosa Rodrigues está nesta nova edição que tem como...