Select Page

As vantagens e as desvantagens em ser um bom professor

7 de Março, 2023

Aulas interessantes e com facilidade de acompanhamento que incluam oportunidades frequentes para os alunos avaliarem o seu conhecimento poderão ser uma boa alternativa para aumentar a aprendizagem.

Como assim? Mas existem desvantagens em se ser bom professor? Na verdade, um professor que consegue promover aulas interessantes, bem organizadas e claras, pode criar a ilusão nos alunos de que aprenderam em quantidade e profundidade os conteúdos, quando, em estudos experimentais realizados, as suas notas não são significativamente diferentes das classificações de alunos que tiveram aulas com maior dificuldade de acompanhamento. Conclui-se ainda que ter alunos interessados tem inúmeras vantagens, mas a ilusão de aprendizagem pode também ter consequências negativas.

O facto de os alunos terem acreditado que aprenderam mais quando as aulas são mais fáceis de acompanhar poderá ter duas implicações:

(a) os alunos em aulas mais fáceis de acompanhar são mais assíduos e demonstram mais interesse nos temas abordados, o que poderá ter impacto no seu desempenho escolar;

(b) os alunos poderão acreditar que aprenderam o suficiente durante a aula e, por conseguinte, vão estudar menos autonomamente, o que pode ter impacto nos seus resultados.

De forma a conciliar as vantagens e desvantagens, a proposta de resolução deste paradoxo poderá passar então por desenvolver aulas que motivem e interessem os alunos, havendo simultaneamente a preocupação com o uso de estratégias que aumentem a sua capacidade de avaliação do que já sabem. Algumas estratégias possíveis para aumentar a capacidade metacognitiva dos alunos incluem:

  1. Solicitar aos alunos a avaliação do seu conhecimento no imediato e alguns dias após a aula e, sempre que possível, após a oportunidade de contactarem de novo com os tópicos da aula através de alguma atividade, o que deverá minimizar os efeitos da facilidade da aula nas estimativas de aprendizagem;
  2. Possibilitar que os alunos recordem o conteúdo da aula através da sua memória na realização de testes ao longo do tempo, o que os levará a perceber que o facto de a aula ter sido tão facilmente seguida e codificada poderá não garantir que será facilmente relembrada;
  3. Dar feedback aos alunos sobre as tentativas de recuperação do conteúdo da aula, demonstrando que alguma informação que julgavam ter aprendido poderá não o ter sido corretamente.

Em suma, aulas interessantes e com facilidade de acompanhamento que incluam oportunidades frequentes para os alunos avaliarem o seu conhecimento poderão ser uma boa alternativa para aumentar a aprendizagem. Por conseguinte, as aulas apresentadas por um professor confiante, que mantém contacto visual com os alunos, e que comunica ao nível da linguagem verbal e não verbal de forma, terão impacto no interesse e na motivação dos alunos.

Complementarmente, solicitar aos alunos para avaliar o quanto aprenderam após um intervalo de tempo após os momentos de avaliação e ainda o feedback contínuo aumentará a probabilidade de se reduzir a sobreavaliação da percepção da aprendizagem ou “excesso de confiança” desenvolvida no acompanhamento das aulas interessantes.

Professora Doutora Lurdes Neves, Presidente do Conselho Geral, Investigadora e Docente do ISG para o Link to Leaders

Outras Notícias

Manual de Acolhimento 2025|2026

Damos-te as boas-vindas à Primeira Business School, em Portugal! Todos os anos, o Instituto Superior de Gestão disponibiliza um WELCOME BOOK | MANUAL DE ACOLHIMENTO para que não percas nada da tua nova Universidade. Folheia o documento e fica a conhecer...

Semana de Acolhimento aos novos Estudantes do ISG

As aulas estão quase a começar e o ISG preparou uma semana totalmente dedicada aos novos alunos e alunas. De 15 a 19 de setembro, poderás conhecer os teus novos colegas, participar em conversas descontraídas e descobrir todas as oportunidades que temos para te dar....

Candidaturas abertas para o Youth Start-Up Competition (YSC)

O Youth Start-Up Competition (YSC) já tem as candidaturas abertas! Este concurso europeu destaca jovens empreendedores em ascensão, que constroem start-ups e impulsionam uma Europa mais sustentável, inovadora e competitiva. Os três finalistas serão convidados a...

Professor Doutor Vítor Escária é novo Diretor do ISG

Estamos a iniciar um novo capítulo na história do Instituto Superior de Gestão com energia renovada e com ambição no reforço da nossa missão enquanto Instituição de Ensino Superior de Excelência. Doutorado em Economia na Universidade de York (Reino Unido), Mestre em...

Bolsas de Estudo Leões de Portugal 2025-2026

As Bolsas de Estudo Leões de Portugal 2025-2026 já estão abertas! A edição deste ano comemora 40 anos de Programa que apoia os estudantes entre o Ensino Básico, Secundário e o Ensino Superior no regresso às aulas. Até dia 31 de outubro, sócios do Sporting Clube de...

Camas disponíveis na Residência Universitária Calhariz-Benfica

O Instituto Superior de Gestão, em parceria com a Junta de Freguesia de Benfica, disponibiliza 5 camas aos estudantes na Residência Universitária Calhariz-Benfica.  Localizada junto à estação de caminho de ferro, esta residência, inaugurada no ano letivo de 2024/2025,...