Select Page

Empreender na militância para um mundo melhor

26 de Março, 2018
teresa damasio1

O mundo precisa de todos. Sem o empenho e a dedicação de todos na construção dum mundo melhor não haverá futuro para a Humanidade.

Há muitas formas de servir. Há quem o faça através da política e há quem use a educação, a cultura e as artes. Há, ainda, quem, através da religião dedique toda a sua ao outro, no âmbito das respetivas confissões religiosas.

Mas, em todas estas manifestações de gratidão e de serviço perante o outro há uma caraterística que sobressai em todas estas pessoas que servem: são militantes duma causa.

A militância reveste diferentes formas e assume contornos muito distintos de acordo com a causa que defendemos e que decidimos servir.

É importante que desde cedo as aprendizagens sejam planeadas e organizadas de forma a que as crianças, adquiram as competências adequadas para saberem que todos somos relevantes e necessários à construção dum mundo melhor.

Aos professores, transmissores da palavra e do saber, cabe-lhes fazer despertar nos seus estudantes o interesse pela participação na edificação do bem comum.

Empreender a ser militante implica definir prioridades, focalizar a atenção naquilo que despertar maior gosto e onde saibamos que a ação fruto da militância irá ter maior impacto na sociedade, em geral, e na vida dos que nos rodeiam, em particular.

A massificação dos direitos humanos tem que ser uma realidade, pois temos assistido à sua violação de forma gratuita e arbitrária em vários pontos do globo.

Empreender a ser militante da causa dos direitos humanos poderá ser a solução para parte dos problemas da Humanidade.

Se conseguirmos que todas as crianças que frequentam a escola se mobilizem e assumam como sua a causa dos direitos humanos teremos alcançado uma vitória significativa ao potenciar as capacidades empreendedoras dos nossos estudantes neste domínio.

Empreender a ser militante da causa dos direitos humanos merece certamente o nosso aplauso generalizado e compreende uma utilidade dificilmente mensurável em termos económico financeiros.

Artigo publicado a 26/03/2018 em Link to Leaders

Outras Notícias

A educação como fonte de liberdade religiosa

Vivemos num mundo cada vez mais dominado pela imposição de uma monocultura em que a tolerância e o respeito têm-se esgotado em si mesmos. Queremos que todas e todos sejam iguais e se subjuguem às forças políticas e religiosas de cada Nação, não existindo respeito...

ISG recebeu Projeto HigherED4Industry

O Instituto Superior de Gestão recebe o Projeto Europeu HigherED4Industry, um projeto que reúne especialistas para debater novos modelos de colaboração entre a Indústria e a Academia, durante os dias 28 e 29 de outubro. Esta edição teve como tema base dos trabalhos,...

ISG recebe HigherED4Industry

O Instituto Superior de Gestão irá acolher o Higher ED4Industry, nos próximos dias 28 e 29 de outubro. A primeira sessão do evento contará com a participação da Senhora Administradora do Grupo Ensinus, Dra. Teresa Damásio, e do Senhor Diretor do ISG, Professor Doutor...

ISG no XIV Encontro Nacional de Provedores do Estudante

O Instituto Superior de Gestão esteve presente no XIV Encontro Nacional de Provedores do Estudante, nos dias 16 e 17 de outubro 2025, na Universidade dos Açores. A Provedora do Estudante do ISG, Professora Doutora Rosa Rodrigues está nesta nova edição que tem como...